DESCRIÇÃO DO PROJETO
O projeto “Cuidar de Quem Cuidou”, promovido pelo Município de Vila Real de Santo António através do Gabinete Municipal de Saúde, teve início em 2023 e destina-se à população idosa do concelho em situação de isolamento, vulnerabilidade social ou fragilidade física e emocional. A iniciativa tem como principais objetivos promover o envelhecimento ativo e saudável, combater o isolamento social e a solidão, reforçar a proximidade e o acompanhamento da população sénior, melhorar o bem-estar físico e emocional dos participantes e promover a literacia em saúde e a autonomia funcional.
O projeto assenta numa intervenção de proximidade e acompanhamento regular, através da realização de visitas domiciliárias, contactos telefónicos de acompanhamento, monitorização de situações de vulnerabilidade, encaminhamento para respostas adequadas, promoção de atividades de estimulação física, cognitiva e social, bem como ações de sensibilização e educação para a saúde. Paralelamente, promove-se o reforço das redes de apoio social e comunitário, incentivando a participação ativa dos idosos na comunidade e contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida.
A intervenção é desenvolvida de forma contínua ao longo do ano, em estreita articulação com entidades parceiras locais, numa lógica de trabalho em rede e cooperação interinstitucional.
Entre as principais metas do projeto destacam-se a redução do isolamento social da população idosa, o aumento do acompanhamento regular de pessoas em situação de vulnerabilidade, a promoção do bem-estar biopsicossocial e o reforço da inclusão social e da participação comunitária.
Desde a sua implementação, o projeto já permitiu acompanhar centenas de idosos do concelho, através de uma resposta de proximidade centrada nas necessidades individuais de cada participante, tendo igualmente contribuído para o reforço da coesão social e da promoção da saúde na comunidade local.
PRINCIPAIS RESULTADOS (ESPERADOS E/OU OBTIDOS)
Desde a sua implementação, o projeto “Cuidar de Quem Cuidou” já permitiu acompanhar cerca de 350 idosos do concelho de Vila Real de Santo António, através de uma intervenção regular, personalizada e de proximidade.
Entre os principais resultados obtidos destacam-se o reforço do acompanhamento social e emocional da população sénior em situação de vulnerabilidade, a diminuição do isolamento e da solidão, o aumento da participação em atividades comunitárias e a promoção do envelhecimento ativo e saudável.
O projeto contribuiu igualmente para a melhoria do bem-estar físico, psicológico e social dos participantes, promovendo maior proximidade aos serviços, reforço da autoestima, estímulo cognitivo e incentivo à adoção de estilos de vida saudáveis.
A intervenção em rede com diferentes entidades parceiras permitiu ainda uma resposta mais integrada às necessidades identificadas, potenciando o encaminhamento e apoio adequado em diferentes áreas sociais e de saúde.
UNIDADE ORGÂNICA DA CÂMARA MUNICIPAL
Gabinete Municipal de Saúde
PARCEIROS
Associação Odiana, Cruz Vermelha Portuguesa, Universidade do Algarve, Proteção Civil, Bombeiros Voluntários de VRSA, GNR.
CONTACTOS
Câmara Municipal de Vila Real de Santo António
T: 910 890 114
