O que é?
Na sequência de uma política direcionada para as necessidades do município e da comunidade, em particular da comunidade escolar, o Gabinete de Educação Ambiental e Saúde definiu como um dos seus eixos de intervenção atuar na área da saúde e da sexualidade juvenil, promovendo estilos de vida saudáveis e prevenindo comportamentos de risco. No ano letivo 2016/2017, este Gabinete estabeleceu uma nova parceria com a Associação Abraço, que se propôs a realizar o projeto-piloto “Conversas sem tabus”, dirigido aos alunos da escola Secundária de S. Pedro da Cova, iniciando o programa, no dia 2 de dezembro, assinalando desse modo o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA. Este programa tem como objetivo a prevenção dos comportamentos de risco e a adoção de comportamentos que previnam a contração de infeções sexualmente transmissíveis. Desta forma, ocorreu, num primeiro momento, a recolha de perguntas durante o mês de outubro e novembro através de uma caixa que permitia o anonimato, abrindo inscrições a alunos interessados em participar nas “Conversas sem tabus”. Foram criados dois grupos em simultâneo, os quais foram orientados por técnicos da Associação Abraço. Apoiado numa despectiva profilática, os alunos participantes nas sessões tiveram como função transmitir a toda a escola os conhecimentos adquiridos através da realização de um projeto final em formato à escolha (Curta-metragem, cartaz, música, escultura, peça de teatro, entre outros).
A par disto foi disponibilizada uma unidade móvel que permaneceu durante o decorrer do dia no recinto da escola, acessível a toda a comunidade escolar (alunos, pessoal docente e não docente), onde podiam obter aconselhamento por profissionais especializados da Abraço, bem como, a realização voluntária e opcional do teste rápido de deteção do VIH (para maiores de 18 anos) distribuição de preservativos, bem como, cedência de material informativo e preventivo.
O que faz?
Este programa tem como objetivo a prevenção dos comportamentos de risco e a adoção de comportamentos que previnam a contração de infeções sexualmente transmissíveis.
A quem se destina?
Alunos.
Que resultados foram atingidos?
O projeto-piloto mostrou-se merecedor de ser replicado nos restantes agrupamentos de escolas. O impacto foi relevante e os alunos foram motivados para a responsabilidade de serem educadores de pares e mensageiros da informação privilegiada sobre VIH/SIDA, tendo elaborado com elevado envolvimento, trabalhos artísticos de carater educativo.
Quais as parcerias?
Associação Abraço e a Escola Secundária de S. Pedro da Cova.
Quais os contactos de referência?
Câmara Municipal de Gondomar
Divisão de Intervenção Educacional e Saúde
Gabinete de Educação Ambiental e Saúde
T: 224 660 500
E: saude@cm-gondomar.pt
