O QUE É?
O Clique sem Idade é um projeto na área das noções básicas de informática, dirigido à população adulta e sénior residente no concelho de Palmela, que possibilita o acesso a novas aprendizagens através do contacto e familiarização com as TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, tendo por base os princípios da cidadania ativa, participação, autonomia, igualdade de oportunidades e aprendizagem ao longo da vida. Para além da familiarização com as TIC, este projeto tem como objetivos a sensibilização da comunidade para o reforço das relações e convívio intergeracionais e para a valorização do papel dos seniores no concelho de Palmela.
O QUE FAZ?
Promove a realização de ações sobre noções básicas de informática de nível 1, para quem acede pela primeira vez ao computador, ações sobre noções básicas de informática de nível 2, para quem pretende aprofundar conhecimentos, e a iniciativa Centros de Recursos para a Juventude sem Idade, às quartas-feiras. Tendo por base a temática das novas tecnologias, são realizadas diferentes iniciativas como oficinas de leitura e escrita; oficinas de fotografia digital; sessões sobre internet em segurança; conversas sobre envelhecimento saudável; cinema/debate sobre envelhecimento ativo e direitos das pessoas idosas; festas convívio; cerimónia de entrega de diplomas de participação no Clique sem Idade.
A QUEM SE DESTINA?
População adulta e sénior residente no concelho de Palmela.
QUE RESULTADOS FORAM ATINGIDOS?
Entre 2009 e 2011, contou com um total de 199 participantes, com idades compreendidas entre os 55 e os 85 anos. O Clique sem Idade diversifica e inova as suas ações de acordo com os centros de interesses da população de maior idade, ações que, por vezes, são realizadas em parceria com outros programas municipais como a Formação para a Comunidade, o Mexa-se em Palmela, e os Centros de Recursos para a Juventude. Por outro lado, o envolvimento da comunidade local e a valorização dos saberes e das experiências das pessoas reformadas são uma forte mais-valia deste projeto.
QUAIS AS PARCERIAS?
Crédito Agrícola Entre Tejo e Sado; Escola Secundária de Palmela.
QUAIS OS CONTACTOS DE REFERÊNCIA?
Divisão de Intervenção Social e Juventude
T: 212 336 606
F: 212 336 609
E: disj@cm-palmela.pt / plagarto@cm-palmela.pt
