O que é?
O Sistema de Ação Social “tem como objetivos fundamentais a prevenção e reparação de situações de carência e desigualdade socioeconómica, de dependência, de disfunção, exclusão ou vulnerabilidades sociais, bem como a integração e promoção comunitária das pessoas e o desenvolvimento das respetivas capacidades”.
É neste enquadramento que em 1987 surge na Lousã um projeto pioneiro, designado Projeto de Ação Social (PAS) e que em 1988 passou a designar-se Projeto de Desenvolvimento Integrado de Ação Social (P.D.I.A.S.), celebrado através de um protocolo entre o Centro Regional de Segurança Social de Coimbra, a Câmara Municipal da Lousã; a Santa Casa da Misericórdia da Lousã; o Centro de Saúde da Lousã e a ARCIL (entidade suporte jurídico do projeto) que estabelece a cooperação, articulação e complementaridade entre os serviços e instituições da comunidade.
Atualmente este atendimento estrutura-se no âmbito da Rede Social. No âmbito das respostas sociais de apoio à família e à comunidade foi implementado o atendimento social integrado no concelho, decorrente da necessidade e importância de descentralizar a todas as freguesias os atendimentos, envolvendo, assim, as Instituições Particulares e Solidariedade Social, Câmara Municipal da Lousã e os Serviços Locais de Segurança Social e centro de saúde.
O que faz?
Objetivos:
– Atender e apoiar atempadamente indivíduos e famílias em situação de risco social, com incidência na infância, deficiência e 3.ª idade;
– Contribuir para a melhoria das condições e níveis de proteção social do Concelho;
– Coordenar/articular recursos e planificar respostas conjuntas congregando serviços e instituições da comunidade, de forma a rentabilizar recursos e a evitar sobreposição de atuações;
– Dinamizar respostas e implementar outras em equipamentos e serviços que respondam a situações difíceis e para as quais não há resposta;
– Aproximar as respostas à população na área da ação social garantindo uma maior adequação da mesma.
Existe um fundo de maneio, que serve de suporte para o apoio imediato a situações de carência económica, bem como a disponibilidade das várias entidades parceiras em recursos, nomeadamente, em serviços, apoio logístico e técnico.
A quem se destina?
São priorizadas as famílias em situações de vulnerabilidade social tais como: desemprego prolongado, prisão, morte, doença, separação e abandono, pensionistas do regime não contributivo, famílias números e monoparentais com baixos rendimentos, situações de catástrofe, beneficiárias do RSI, entre outras.
Que resultados foram atingidos?
Maior proximidade dos serviços à comunidade
Maior rapidez na resolução dos problemas social
Maior perceção das necessidades e da pobreza e exclusão social
Quais as parcerias?
Câmara Municipal da Lousã, Entidades da Rede Social- Centro social e Paroquial de Serpins; ADIC; Centro Social de casal de Ermio; Centro Social e Cultural do Pinhal; associação De Desenvolvimento Social dos cinco Lugares; Serviços Locais da Segurança Social da Lousã; Santa Casa da Misericórdia da Lousã; Associação Recreativa Cultural e Social das Gândaras; Associação Vida abundante; ARCIL e Centro de saúde da Lousã
Quais os contactos de referência?
Câmara Municipal da Lousã
Secção de Intervenção Social e Saúde
E: sector.social.saude@cm-lousa.pt
T: 239 990 375
