Coordenação

PAULO ALEXANDRE SILVA

Presidente do Conselho de Administração

 

MIRIEME FERREIRA

Coordenadora Técnica

VER MAIS
Ler + Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis
Ler + Coordenação
Ler + Organograma

Organograma
Órgão deliberativo, constituído por todos os associados. Integram, atualmente, a mesa da assembleia os municípios de Viana do Castelo, Odivelas e Miranda do Corvo.
Composto por um técnico de cada município associado.
Órgão executivo composto por cinco municípios eleitos pela assembleia intermunicipal. Atualmente composto pelo Seixal, Lisboa, Montijo, Setúbal e Torres Vedras.
Estatutos

A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis rege-se pelos estatutos publicados no Diário da República – III Série (N.º 5/98 de 7 de janeiro de 1998). Estes estatutos sofreram alterações em escritura a dezembro de 2015, incluindo a alteração da designação da Associação.

DOWNLOAD DOS ESTATUTOS

Parcerias

Porque trabalhar em rede significa, entre outras coisas, potenciar as parcerias existentes, a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis consolida-se no alargado leque de parceiros locais e (...)
VER MAIS
Alguns membros RPCS


VER MAIS



"UMA CIDADE SAUDÁVEL É AQUELA QUE ESTÁ CONTINUAMENTE A CRIAR E A DESENVOLVER OS SEUS AMBIENTES FÍSICO E SOCIAL, E A EXPANDIR OS RECURSOS COMUNITÁRIOS QUE PERMITEM ÀS PESSOAS APOIAREM-SE MUTUAMENTE NAS VÁRIAS DIMENSÕES DA SUA VIDA E NO DESENVOLVIMENTO DO SEU POTENCIAL MÁXIMO."


GOLDSTEIN E KICKBUSCH (1996)

ÚLTIMOS PROJETOS

Cuba
Gabinete do Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica

O QUE É?

Gabinete do Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica

 

O QUE FAZ?

O Gabinete do NAV realiza atendimento especializado e acompanhamento às pessoas vítimas de violência doméstica.

 

A QUEM SE DESTINA?

Vítimas de Violência Doméstica.

 

QUE RESULTADOS SÃO ESPERADOS?

• Criação de Plano Intermunicipal para a Igualdade que visa a implementação de atividades de sensibilização e promoção da Igualdade de Género.
• Proteger e promover a integração social das vítimas de violência de género, através da continuação da implementação de um modelo de intervenção integrada;
• Assegurar, de forma integrada, com carácter de continuidade, o atendimento, diagnóstico, apoio e encaminhamento personalizado a vítimas, tendo em vista a sua proteção;
• Assegurar o encaminhamento para apoio jurídico, psicológico e social imediato e/ou continuado;
• Sensibilizar para a problemática da Violência Doméstica e Igualdade de Género.

 

QUAIS AS PARCERIAS?

O NAV é uma estrutura de atendimento gerido pela Moura Salúquia – Associação de Mulheres do Concelho de Moura, que integra a rede nacional de apoio a vítimas de violência doméstica, e que surgiu em março de 2008 através da assinatura de um protocolo de colaboração entre várias entidades, com o objetivo de criar uma resposta organizada para as situações de violência doméstica.

 

QUAIS OS CONTACTOS DE REFERÊNCIA?

Gabinete do NAV – Morada e Contactos
Rua D. Nuno Alvares Pereira, Edifício Governo Civil
Comando PSP, 7800-054 Beja

T: 284 341 726 | 968 441 691


Atendimento descentralizado em Cuba:
Segundas–Feiras das 10h às 12.30h
Edifício das Antigas Escolas Pré-Primária
Rua de Beja, s/n 7940-141 Cuba

Cuba
Intercâmbio Fit Sénior

O QUE É?

Projeto Intercâmbio Fit Sénior.

 

O QUE FAZ?

O Intercâmbio Fit Sénior consiste num conjunto de atividades de convívios mensais entre os concelhos limítrofes a Moura, passando a descrever o projeto que engloba os concelhos de Moura, Mourão, Reguengos de Monsaraz, Serpa, Vidigueira, Cuba, Barrancos.

Estes convívios desenvolvem-se na primeira sexta feira de cada mês, das 9h30 às 12h00.

As atividades são definidas, organizadas e lecionadas pelos técnicos do município onde se realiza a atividade. Cada concelho pode transportar até 50 participantes, podendo o anfitrião apresentar os participantes que queira. Geralmente participam cerca de 400 séniores.

 

A QUEM SE DESTINA?

Pessoas com 60 ou mais anos de idade.

 

QUE RESULTADOS SÃO ESPERADOS?

• Promover o bem-estar global e o convívio entre a população sénior dos vários concelhos, proporcionando momentos de lazer e de desenvolvimento pessoal e social;
• Criar hábitos de vida saudável, com dinâmicas de cooperação, convívio e entreajuda;
• Combater o isolamento dos idosos;
• Desenvolver capacidades físicas, psicológicas e intelectuais dos idosos;
• Promover o sentido de competência e eficácia de cada um;
• Promover a autoestima;
• Recordar vivências, costumes e tradições populares;
• Contribuir para o enriquecimento cultural e aprendizagem das novas tecnologias.

 

QUAIS AS PARCERIAS?

Municípios dos concelhos de Moura, Mourão, Reguengos de Monsaraz, Serpa, Vidigueira, Cuba, Barrancos.

 

QUAIS OS CONTACTOS DE REFERÊNCIA?

Câmara Municipal de Cuba,
Rua Serpa Pinto, 84
7940-172 Cuba
T: 284 419 900

VER MAIS
69
MUNICÍPIOS
SAUDÁVEIS
.
Alcochete
.
Alenquer
.
Alfândega da Fé
.
Almada
.
Almodôvar
.
Alvito
.
Amadora
.
Amares
.
Avis
.
Azambuja
.
Barrancos
.
Barreiro
.
Braga
.
Bragança
.
Calheta (Açores)
.
Castro Marim
.
Chamusca
.
Coimbra
.
Cuba
.
Figueira da Foz
.
Golegã
.
Gondomar
.
Grândola
.
Guarda
.
Lagoa (Açores)
.
Lagoa (Algarve)
.
Lisboa
.
Loulé
.
Loures
.
Lourinhã
.
Lousã
.
Maia
.
Matosinhos
.
Miranda do Corvo
.
Monchique
.
Monção
.
Montijo
.
Odemira
.
Odivelas
.
Oeiras
.
Palmela
.
Paredes
.
Penafiel
.
Pombal
.
Ponta Delgada
.
Portimão
.
Porto
.
Porto Santo
.
Póvoa de Lanhoso
.
Ribeira Grande
.
Santo Tirso
.
São Roque do Pico
.
Seixal
.
Serpa
.
Sesimbra
.
Setúbal
.
Soure
.
Tavira
.
Tábua
.
Torres Vedras
.
Valença
.
Valongo
.
Viana do Alentejo
.
Viana do Castelo
.
Vidigueira
.
Vila Franca de Xira
.
Vila Nova de Famalicão
.
Vila Pouca de Aguiar
.
Vila Real
 Um município saudável é 
 inclusivo, sensível e para 
 todos os cidadãos 
A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis é uma associação que tem como missão apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projeto Cidades Saudáveis nos municípios que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos.


^
v
PROJETOS

Plano de Promoção do Empreendedorismo nas Escolas do Baixo Alentejo – concelho de Vidigueira

 

O QUE É?

O projeto Plano de Promoção do Empreendedorismo nas Escolas do Baixo Alentejo (PPEEBA) decorreu do protocolo assinado entre o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) e os Municípios do Baixo Alentejo.

Foi criada uma plataforma alargada dinamizada pelo IPBeja, que inclui como parceiros: os Municípios do Baixo Alentejo, a CIMBAL, a ADRAL, DEGEST, as ADL: Alentejo XXI, Rota do Guadiana, ESDIME, ADTR, ADCMoura, ADPMértola, o NERBE-AEBAL, a EDIA, o Centro Educativo Alice Nabeiro, que permitiu o desenvolvimento, em conjunto com os Agrupamentos de Escolas, um projeto pioneiro de promoção da cultura empreendedora junto de crianças e jovens em várias escolas (do pré-escolar ao 3º ciclo) do Baixo Alentejo.

A iniciativa teve o seu início no ano letivo de 2014/2015 e envolveu a formação dos professores e técnicos disseminadores quer no plano das escolas quer no domínio de atuação das autarquias envolvidas e das outras organizações que aderiram ao projeto.

Neste quadro formativo realizaram-se várias sessões de formação, em sala de aula, com a tutoria no Instituto Politécnico de Beja e do Centro Educativo Alice Nabeiro de Campomaior, instituição que foi alvo de duas visitas técnicas por parte dos formandos e representantes das organizações envolvidas no projeto o que permitiu fortalecer as aprendizagens, pela observação prática e treino da implementação da metodologia vertida no manual ‘Ter ideias para mudar o mundo - Manual para treinar o empreendedorismo em crianças dos 3 aos 12 anos.’

O projeto de implementação do Plano de Promoção do Empreendedorismo nas Escolas do Baixo Alentejo suscitou uma enorme adesão e renovação do interesse, apoiada e manifestada pela Câmara Municipal de Vidigueira e pelo Agrupamento de Escolas de Vidigueira que revelaram uma enorme recetividade ao projeto, pelo que se reiniciou no ano letivo de 2015/2016 e estendeu o alcance dos seus objetivos a 141 alunos do 1.º Ciclo, contemplando 8 turmas, incluindo a EB1 da escola sede, de Pedrógão, Selmes e Vila de Frades;

Neste quadro foram desenvolvidas experiências pedagógicas de treino de competências na área da capacidade empreendedora que pressupuseram a aprendizagem sobre as caracterizações de alguns produtos e bens alimentares mais emblemáticos do concelho de Vidigueira, a visita a empresas e explorações agrícolas, a realização de ateliers de aprendizagem de técnicas produtivas e o ensaio de criação de novos produtos que inovem e aproveitem o potencial produtivo do concelho.

As áreas temáticas respeitantes aos produtos desenvolvidos nos projetos compreendem as plantas aromáticas, os frutos da terra (azeitona e laranja), os chás, o queijo, o pão e as popias.

Para promover o percurso de aprendizagem realizado pelo/a/s aluno/a/s envolvido/a/s no final do ano letivo foi realizada uma iniciativa de apresentação dos projetos realizados pelos mesmos que se consubstanciou como Feira de Empreendedorismo Escolar.

 

O QUE FAZ?

- Articular estratégias de combate ao insucesso/abandono escolar que possam promover a motivação para a valorização da escola como modo de capacitação do ‘jovem empreendedor’;
- Construir planos/ações de formação ajustados aos vários intervenientes – docentes, estudantes, auxiliares de ação educativa, pais, outros intervenientes identificados;
- Reforçar as competências de promoção da cultura e ação empreendedora de educadores, professores e técnicos e crianças/estudantes (1ºpasso:3-12 anos; 2ºpasso:13-18 anos);
- Desenvolver ações coletivas que contribuam para preparar as crianças/estudantes, e os respetivos contextos escolares, para a prática de ideias/ações empreendedoras e do fomento da cidadania.

 

A QUEM SE DESTINA?

Crianças dos 3 aos 12 anos do Agrupamento de Escolas de Vidigueira.

 

QUE RESULTADOS FORAM ATINGIDOS?

O projeto de implementação do Plano de Promoção do Empreendedorismo nas Escolas do Baixo Alentejo suscitou uma enorme adesão e renovação do interesse, apoiada e manifestada pela Câmara Municipal de Vidigueira e pelo Agrupamento de Escolas de Vidigueira que revelaram uma enorme recetividade ao projeto, pelo que se reiniciou no ano letivo de 2015/2016 e estendeu o alcance dos seus objetivos a 141 alunos do 1.º Ciclo, contemplando 8 turmas, incluindo a EB1 da escola sede, de Pedrógão, Selmes e Vila de Frades;

Neste quadro foram desenvolvidas experiências pedagógicas de treino de competências na área da capacidade empreendedora que pressupuseram a aprendizagem sobre as caracterizações de alguns produtos e bens alimentares mais emblemáticos do concelho de Vidigueira, a visita a empresas e explorações agrícolas, a realização de ateliers de aprendizagem de técnicas produtivas e o ensaio de criação de novos produtos que inovem e aproveitem o potencial produtivo do concelho.

As áreas temáticas respeitantes aos produtos desenvolvidos nos projetos compreendem as plantas aromáticas, os frutos da terra (azeitona e laranja), os chás, o queijo, o pão e as popias.

Para promover o percurso de aprendizagem realizado pelo/a/s aluno/a/s envolvido/a/s no final do ano letivo foi realizada uma iniciativa de apresentação dos projetos realizados pelos mesmos que se consubstanciou como Feira de Empreendedorismo Escolar.

 

QUAIS AS PARCERIAS?

Foi criada uma plataforma alargada dinamizada pelo IPBeja, que inclui como parceiros: os Municípios do Baixo Alentejo, a CIMBAL, a ADRAL, DEGEST, as ADL: Alentejo XXI, Rota do Guadiana, ESDIME, ADTR, ADCMoura, ADPMértola, o NERBE-AEBAL, a EDIA, o Centro Educativo Alice Nabeiro, que permitiu o desenvolvimento, em conjunto com os Agrupamentos de Escolas, um projeto pioneiro de promoção da cultura empreendedora junto de crianças e jovens em várias escolas (do pré-escolar ao 3º ciclo) do Baixo Alentejo. No contexto do município de Vidigueira a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas protagonizaram uma aliança que garantiu a operacionalização do projeto em 2015/2016, cuja continuidade foi garantida no atual ano escolar de 2016/2017.

 

QUAIS OS CONTACTOS DE REFERÊNCIA?

Agrupamento de Escolas de Vidigueira
T: 284 437 300
E: geral@aevid.pt

Câmara Municipal de Vidigueira
T: 284 437 400
E: geral@cm-vidigueira.pt | jorgesalvador@cm-vidigueira.pt