Coordenação

PAULO ALEXANDRE SILVA

Presidente do Conselho de Administração

 

MIRIEME FERREIRA

Coordenadora Técnica

VER MAIS
Ler + Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis
Ler + Coordenação
Ler + Organograma

Organograma
Órgão deliberativo, constituído por todos os associados. Integram, atualmente, a mesa da assembleia os municípios de Viana do Castelo, Odivelas e Miranda do Corvo.
Composto por um técnico de cada município associado.
Órgão executivo composto por cinco municípios eleitos pela assembleia intermunicipal. Atualmente composto pelo Seixal, Lisboa, Montijo, Setúbal e Torres Vedras.
Estatutos

A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis rege-se pelos estatutos publicados no Diário da República – III Série (N.º 5/98 de 7 de janeiro de 1998). Estes estatutos sofreram alterações em escritura a dezembro de 2015, incluindo a alteração da designação da Associação.

DOWNLOAD DOS ESTATUTOS

Parcerias

Porque trabalhar em rede significa, entre outras coisas, potenciar as parcerias existentes, a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis consolida-se no alargado leque de parceiros locais e (...)
VER MAIS
Alguns membros RPCS


VER MAIS



"UMA CIDADE SAUDÁVEL É AQUELA QUE ESTÁ CONTINUAMENTE A CRIAR E A DESENVOLVER OS SEUS AMBIENTES FÍSICO E SOCIAL, E A EXPANDIR OS RECURSOS COMUNITÁRIOS QUE PERMITEM ÀS PESSOAS APOIAREM-SE MUTUAMENTE NAS VÁRIAS DIMENSÕES DA SUA VIDA E NO DESENVOLVIMENTO DO SEU POTENCIAL MÁXIMO."


GOLDSTEIN E KICKBUSCH (1996)

ÚLTIMOS PROJETOS

Cuba
Gabinete do Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica

O QUE É?

Gabinete do Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica

 

O QUE FAZ?

O Gabinete do NAV realiza atendimento especializado e acompanhamento às pessoas vítimas de violência doméstica.

 

A QUEM SE DESTINA?

Vítimas de Violência Doméstica.

 

QUE RESULTADOS SÃO ESPERADOS?

• Criação de Plano Intermunicipal para a Igualdade que visa a implementação de atividades de sensibilização e promoção da Igualdade de Género.
• Proteger e promover a integração social das vítimas de violência de género, através da continuação da implementação de um modelo de intervenção integrada;
• Assegurar, de forma integrada, com carácter de continuidade, o atendimento, diagnóstico, apoio e encaminhamento personalizado a vítimas, tendo em vista a sua proteção;
• Assegurar o encaminhamento para apoio jurídico, psicológico e social imediato e/ou continuado;
• Sensibilizar para a problemática da Violência Doméstica e Igualdade de Género.

 

QUAIS AS PARCERIAS?

O NAV é uma estrutura de atendimento gerido pela Moura Salúquia – Associação de Mulheres do Concelho de Moura, que integra a rede nacional de apoio a vítimas de violência doméstica, e que surgiu em março de 2008 através da assinatura de um protocolo de colaboração entre várias entidades, com o objetivo de criar uma resposta organizada para as situações de violência doméstica.

 

QUAIS OS CONTACTOS DE REFERÊNCIA?

Gabinete do NAV – Morada e Contactos
Rua D. Nuno Alvares Pereira, Edifício Governo Civil
Comando PSP, 7800-054 Beja

T: 284 341 726 | 968 441 691


Atendimento descentralizado em Cuba:
Segundas–Feiras das 10h às 12.30h
Edifício das Antigas Escolas Pré-Primária
Rua de Beja, s/n 7940-141 Cuba

Cuba
Intercâmbio Fit Sénior

O QUE É?

Projeto Intercâmbio Fit Sénior.

 

O QUE FAZ?

O Intercâmbio Fit Sénior consiste num conjunto de atividades de convívios mensais entre os concelhos limítrofes a Moura, passando a descrever o projeto que engloba os concelhos de Moura, Mourão, Reguengos de Monsaraz, Serpa, Vidigueira, Cuba, Barrancos.

Estes convívios desenvolvem-se na primeira sexta feira de cada mês, das 9h30 às 12h00.

As atividades são definidas, organizadas e lecionadas pelos técnicos do município onde se realiza a atividade. Cada concelho pode transportar até 50 participantes, podendo o anfitrião apresentar os participantes que queira. Geralmente participam cerca de 400 séniores.

 

A QUEM SE DESTINA?

Pessoas com 60 ou mais anos de idade.

 

QUE RESULTADOS SÃO ESPERADOS?

• Promover o bem-estar global e o convívio entre a população sénior dos vários concelhos, proporcionando momentos de lazer e de desenvolvimento pessoal e social;
• Criar hábitos de vida saudável, com dinâmicas de cooperação, convívio e entreajuda;
• Combater o isolamento dos idosos;
• Desenvolver capacidades físicas, psicológicas e intelectuais dos idosos;
• Promover o sentido de competência e eficácia de cada um;
• Promover a autoestima;
• Recordar vivências, costumes e tradições populares;
• Contribuir para o enriquecimento cultural e aprendizagem das novas tecnologias.

 

QUAIS AS PARCERIAS?

Municípios dos concelhos de Moura, Mourão, Reguengos de Monsaraz, Serpa, Vidigueira, Cuba, Barrancos.

 

QUAIS OS CONTACTOS DE REFERÊNCIA?

Câmara Municipal de Cuba,
Rua Serpa Pinto, 84
7940-172 Cuba
T: 284 419 900

VER MAIS
69
MUNICÍPIOS
SAUDÁVEIS
.
Alcochete
.
Alenquer
.
Alfândega da Fé
.
Almada
.
Almodôvar
.
Alvito
.
Amadora
.
Amares
.
Avis
.
Azambuja
.
Barrancos
.
Barreiro
.
Braga
.
Bragança
.
Calheta (Açores)
.
Castro Marim
.
Chamusca
.
Coimbra
.
Cuba
.
Figueira da Foz
.
Golegã
.
Gondomar
.
Grândola
.
Guarda
.
Lagoa (Açores)
.
Lagoa (Algarve)
.
Lisboa
.
Loulé
.
Loures
.
Lourinhã
.
Lousã
.
Maia
.
Matosinhos
.
Miranda do Corvo
.
Monchique
.
Monção
.
Montijo
.
Odemira
.
Odivelas
.
Oeiras
.
Palmela
.
Paredes
.
Penafiel
.
Pombal
.
Ponta Delgada
.
Portimão
.
Porto
.
Porto Santo
.
Póvoa de Lanhoso
.
Ribeira Grande
.
Santo Tirso
.
São Roque do Pico
.
Seixal
.
Serpa
.
Sesimbra
.
Setúbal
.
Soure
.
Tavira
.
Tábua
.
Torres Vedras
.
Valença
.
Valongo
.
Viana do Alentejo
.
Viana do Castelo
.
Vidigueira
.
Vila Franca de Xira
.
Vila Nova de Famalicão
.
Vila Pouca de Aguiar
.
Vila Real
 Um município saudável é 
 inclusivo, sensível e para 
 todos os cidadãos 
A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis é uma associação que tem como missão apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projeto Cidades Saudáveis nos municípios que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos.


^
v
PROJETOS

Moagem de Sampaio

 

O que é?

A moagem de Sampaio é um edifício construído em inícios do séc. XX, que teve por actividade principal a moagem de cereais e que laborou até à década de 1990. As evidências documentais mais antigas conhecidas são o registo da sua máquina central a gás-pobre (1917) e o seu alvará para funcionamento (1918). A moagem de Sampaio, sob gestão da firma Morujão & Lourinha, Lda., situa-se na proximidade de antigos centros produtivos agrícolas, como a quinta de Calhariz, recebendo no passado cereais provenientes de todo o Concelho. Para conservar esta parte importante da história do município e dando corpo a uma intenção já antiga, a Autarquia, entre 2008 e 2013, beneficiou de apoio de fundos do PRODER e levou a cabo a conservação in situ e a musealização do edifício e do seu recheio, transformando-o num núcleo museológico. São temas explorados a história da fábrica, a força motriz ali aplicada, a recuperação do motor central, a moagem de cereais em mós francesas, a limpeza do cereal e o trabalho agrícola.

Aberto de 4ª feira a Domingo, das 09:00h às 12:30h e das 14:00h às 17:30h.
À 6ª feira encerra às 19:30 (entrega de cabazes do projeto PROVE e Cabaz do Peixe).

 

O que faz?

Visita Autónoma: O discurso museológico implementado no núcleo da Moagem de Sampaio permite ao visitante usufruir autonomamente da oferta cultural ali disponível.

Visita Guiada: O Museu Municipal de Sesimbra garante o acompanhamento guiado da visita ao núcleo para visitantes, serviço disponível para indivíduos e grupos organizados com limite máximo de 30 pessoas. As visitas guiadas deverão ser marcadas com antecedência.

Serviço Educativo: O Museu Municipal de Sesimbra, através do seu Serviço Educativo, assegura a realização de actividades pedagógicas para públicos organizados, com destaque para a comunidade escolar. As actividades são dedicadas aos temas explorados no núcleo, designadamente à moagem dos cereais e ao ciclo do pão: Aqui transformamos o trigo em farinha e Vamos semear.

Projecto PROVE e Cabaz do Peixe: A Moagem de Sampaio é à 6ª feira, local de distribuição de produtos do Projecto PROVE e do Cabaz do Peixe. Trata-se de dois projectos que visam promover a proximidade entre produtores e consumidores, ao mesmo tempo que se permite a aquisição e produtos frescos através de encomendas pré-programadas.

Sabores da Nossa Terra: Tendo por objetivo a promoção dos produtos locais, a Moagem de Sampaio acolhe semanalmente, ao Sábado e Domingo de manhã, produtores locais de hortofrutícolas, pão e queijo para venda ao público.

Comemoração da 5ª feira de Espiga (Ascensão): Da programação do núcleo museológico da Moagem de Sampaio faz parte a comemoração da 5ª feira de Ascensão. Esta data móvel do calendário religioso é assinalada com a organização de uma caminhada pelas zonas rurais do concelho para apanha da espiga.

Quinta na Moagem: Com o intuito de promover os produtos locais é anualmente programada em Maio a Quinta na Moagem, evento em que estão presentes os produtores de queijo do concelho, nomeadamente os da Azoia, para venda ao público. O principal atractivo da iniciativa é a mostra de animais, ovinos e caprinos.

Mostra de Maçã Camoesa: Esta mostra, que ocorre em Outubro, pretende divulgar uma especialidade frutícola local, a maçã camoesa, ou férrea, da Azoia. Estão presentes os produtores do concelho e outros produtores, como os de doçaria feita à base do fruto.

 

A quem se destina?

Público em geral, comunidade local, comunidade escolar, comunidade científica.

 

Que resultados foram atingidos?

  • N.º total de visitantes desde 2013: 27776

  • N.º de produtores locais presentes semanalmente: 13

  • N.º de atividades do Serviço Educativo realizadas desde 2013: 80

  • N.º de participantes em atividades do Serviço Educativo: 2072

 

Quais as parcerias?

Fundação EDP – Museu da Electricidade, Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial, Instituto de História Contemporânea (FCSH-UNL).

 

Quais os contactos de referência?

Câmara Municipal de Sesimbra
T: 212 288 500

Museu Municipal
T: 212 288 206 / 207
F: 212 288 265
E: museu@cm-sesimbra.pt / rui.marques@cm-sesimbra.pt / eduardo.cunha@cm-sesimbra.pt
S: http://www.cm-sesimbra.pt/spe

Moagem de Sampaio
T: 210 156 671