Plano Municipal para a Integração do Imigrante
O QUE É?
Uma das mais-valias do plano baseia-se na elaboração de um diagnóstico social, que permite aprofundar o conhecimento das comunidades residentes, quer das que recorrem à rede formal de apoio, quer das que se integram informalmente, sobre as quais não existe muita informação. Este Plano que apresenta os eixos prioritários de intervenção para o período de 2015 a 2017.
O QUE FAZ?
Este Plano contempla como áreas prioritárias de intervenção: Serviço de acolhimento e Integração; Cidadania, Capacitação e Formação, Cultura e Educação e Língua. Uma das vantagens deste projeto reside na oportunidade para se desenhar medidas corretivas na área da imigração, constituindo-se desta forma como uma oportunidade para se desenhar um território mais participado, planeado e inclusivo o que o torna intercultural.
A QUEM SE DESTINA?
Migrantes
QUAIS AS PARCERIAS?
Câmara Municipal de Portimão, Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, Associação CAPELA, ISSS, IP FARO, Juntas de Freguesia, ACES II BARLAVENTO – Centro Saúde Portimão, SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, IEFP.
QUE RESULTADOS FORAM ATINGIDOS?
Foram implementadas várias medidas propostas no Plano, sendo a principal a criação do CLAIM - Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes. É um serviço com funções de acolhimento, informação e apoio a cidadãos migrantes (imigrantes, emigrantes e refugiados) que tem obtido resultados positivos na integração destes migrantes.
QUAIS OS CONTACTOS DE REFERÊNCIA?
Câmara Municipal de Portimão
Divisão de Habitação Desenvolvimento Social e Saúde
T: 282470830
E: divisao.habitacao@cm-portimao.pt
S: https://www.cm-portimao.pt/