Plano Estratégico de Intervenção para a Educação e Sensibilização Ambiental
O que é?
O Plano Estratégico de Intervenção para a Educação e Sensibilização Ambiental é uma parceria entre a SUMA e a Câmara Municipal da Figueira da Foz, sendo selecionadas, anualmente, as campanhas que melhor respondem às prioridades de ambas as entidades. Na seleção das campanhas tem-se em conta a continuidade do trabalho desenvolvido nos estabelecimentos de ensino públicos, as preocupações ambientais da autarquia e o serviço prestado pela SUMA na área do município da Figueira da Foz.
O que faz?
O Plano Estratégico de Intervenção para a Educação e Sensibilização Ambiental promove a realização de campanhas de educação e sensibilização ambiental, dirigidas principalmente à comunidade escolar - do pré-escolar ao ensino secundário - mas também campanhas dirigidas à população em geral.
As temáticas abordadas pelo Plano são as seguintes: triagem, acondicionamento e deposição de resíduos sólidos urbanos; política dos 5 R (Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Respeitar e Responsabilizar); boas práticas de cidadania e formação pessoal.
A quem se destina?
Comunidade escolar, com maior incidência no ensino pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico. Comunidade em geral.
Que resultados foram atingidos?
Os conceitos transmitidos são perfeitamente apreendidos pelo público-alvo, sendo transportados, por contacto passivo, a outros públicos.
Da análise mensurável às medidas de eficácia verificam-se reduções no volume de resíduos produzido no município.
Quais as parcerias?
SUMA
Quais os contactos de referência?
Câmara Municipal da Figueira da Foz
Departamento de Obras Municipais e Ambiente
Divisão de Ambiente
T: 233 403 300
E: valter.rainho@cm-figfoz.pt; paula.pereira@cm-figfoz.pt
- Mergulhos Diferentes
- Serviço de Transporte Municipal
- Fórum Municipal de Cidadania e Igualdade
- Projeto Figueira Respira Mais
- Mês do Coração – Maio
- Programa Municipal Qualidade de Vida
- Ementa Figueira Cidade Saudável
- Projeto Praia M+, Mais Mobilidade, Praia Segura para Todos
- Programa Municipal de Desporto para Todos
- Projeto Saúde Sénior – Prevenção e Controle da Diabetes
- Núcleo Museológico do Sal
- Projeto Localize It! - Estratégias Locais para intervenção no consumo de álcool
- Plano Sénior
- Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo da Figueira da Foz