Coordenação

PAULO ALEXANDRE SILVA

Presidente do Conselho de Administração

 

MIRIEME FERREIRA

Coordenadora Técnica

VER MAIS
Ler + Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis
Ler + Coordenação
Ler + Organograma

Organograma
Órgão deliberativo, constituído por todos os associados. Integram, atualmente, a mesa da assembleia os municípios de Viana do Castelo, Odivelas e Miranda do Corvo.
Composto por um técnico de cada município associado.
Órgão executivo composto por cinco municípios eleitos pela assembleia intermunicipal. Atualmente composto pelo Seixal, Lisboa, Montijo, Setúbal e Torres Vedras.
Estatutos


Deprecated: Function split() is deprecated in /home/rportuguesa/public_html/_mvc/widgets/hp_apresentacao.wgt.php on line 59
A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis rege-se pelos estatutos publicados no Diário da República – III Série (N.º 5/98 de 7 de janeiro de 1998). Estes estatutos sofreram alterações em escritura a dezembro de 2015, incluindo a alteração da designação da Associação.


DOWNLOAD DOS ESTATUTOS

Parcerias

Porque trabalhar em rede significa, entre outras coisas, potenciar as parcerias existentes, a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis consolida-se no alargado leque de parceiros locais e (...)
VER MAIS
Alguns membros RPCS


VER MAIS



"UMA CIDADE SAUDÁVEL É AQUELA QUE ESTÁ CONTINUAMENTE A CRIAR E A DESENVOLVER OS SEUS AMBIENTES FÍSICO E SOCIAL, E A EXPANDIR OS RECURSOS COMUNITÁRIOS QUE PERMITEM ÀS PESSOAS APOIAREM-SE MUTUAMENTE NAS VÁRIAS DIMENSÕES DA SUA VIDA E NO DESENVOLVIMENTO DO SEU POTENCIAL MÁXIMO."


GOLDSTEIN E KICKBUSCH (1996)

ÚLTIMOS PROJETOS

Santo Tirso
Consultas de Educação Alimentar

 

O QUE É?

 

As consultas de educação alimentar têm como objetivo a promoção de hábitos alimentares saudáveis e foram criadas após a perceção de erros e dúvidas acerca de alimentação junto de beneficiários de programas em que o Município participa.

 

 

 

O QUE FAZ?

 

Contactar de forma mais próxima com os/as beneficiários/as dos programas em que a autarquia participa, aconselhar individualmente assim como esclarecer as dúvidas que possam existir destes mesmo beneficiários/as.

 

 

 

A QUEM SE DESTINA?

 

Beneficiários de programas em que a autarquia colabora, pessoas residentes em habitações municipais e outros casos cuja necessidade seja diagnosticada pela Divisão de Ação Social.

 

 

 

QUAIS OS RESULTADOS ATINGIDOS/ESPERADOS?

 

À data (julho 2023) estão em acompanhamento nutricional 15 munícipes e em 2022 foram realizadas 3 ações de acompanhamento a 92 munícipes.

 

 

 

QUAIS AS PARCERIAS?

 

Atividade interna

 

 

 

QUAIS OS CONTACTOS DE REFERÊNCIA?

 

Câmara Municipal de Santo Tirso
Praça 25 de Abril
4780-373 Santo Tirso
T: 252 830 400
E: santotirso@cm-stirso.pt


Santo Tirso
Literacia em Saúde

O QUE É?

Realização de ações de sensibilização, rastreio e formação em diferentes áreas da saúde e com diferentes destinatários, de forma periódica (trimestral)

 

O QUE FAZ?

Aumentar a literacia em saúde e consciencializar para a autoproteção e autonomia para a tomada de decisão com vista à promoção da saúde.

 

A QUEM SE DESTINA?

População em geral (sobretudo os mais vulneráveis).

 

QUAIS OS RESULTADOS ATINGIDOS/ESPERADOS?

As avaliações das ações implementadas são positivas.

 

QUAIS AS PARCERIAS?

Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS); Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Santo Tirso/Trofa; Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA); Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto; Liga dos Amigos do Hospital de Santo Tirso (LAHST); Liga Portuguesa contra o Cancro (LPCC) Núcleo Regional Norte, Associações de doentes, entre outras.

 

QUAIS OS CONTACTOS DE REFERÊNCIA?

Câmara Municipal de Santo Tirso
Praça 25 de Abril
4780-373 Santo Tirso
T: 252 830 400
E: santotirso@cm-stirso.pt

VER MAIS
69
MUNICÍPIOS
SAUDÁVEIS
.
Alcochete
.
Alenquer
.
Alfândega da Fé
.
Almada
.
Almodôvar
.
Alvito
.
Amadora
.
Amares
.
Avis
.
Azambuja
.
Barrancos
.
Barreiro
.
Braga
.
Bragança
.
Calheta (Açores)
.
Castro Marim
.
Chamusca
.
Coimbra
.
Cuba
.
Figueira da Foz
.
Golegã
.
Gondomar
.
Grândola
.
Guarda
.
Lagoa (Açores)
.
Lagoa (Algarve)
.
Lisboa
.
Loulé
.
Loures
.
Lourinhã
.
Lousã
.
Maia
.
Matosinhos
.
Miranda do Corvo
.
Monchique
.
Monção
.
Montijo
.
Odemira
.
Odivelas
.
Oeiras
.
Palmela
.
Paredes
.
Penafiel
.
Pombal
.
Ponta Delgada
.
Portimão
.
Porto
.
Porto Santo
.
Póvoa de Lanhoso
.
Ribeira Grande
.
Santo Tirso
.
São Roque do Pico
.
Seixal
.
Serpa
.
Sesimbra
.
Setúbal
.
Soure
.
Tavira
.
Tábua
.
Torres Vedras
.
Valença
.
Valongo
.
Viana do Alentejo
.
Viana do Castelo
.
Vidigueira
.
Vila Franca de Xira
.
Vila Nova de Famalicão
.
Vila Pouca de Aguiar
.
Vila Real
 Um município saudável é 
 inclusivo, sensível e para 
 todos os cidadãos 
A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis é uma associação que tem como missão apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projeto Cidades Saudáveis nos municípios que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos.

Notícias

Apresentação de resultados do projeto de investigação SMAILE

 

A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis esteve presente no Seminário de apresentação de resultados do projeto de investigação SMAILE, que teve lugar a 28 de outubro, no Salão Nobre da Escola Nacional de Saúde Pública (Lisboa), entre as 09h15m e as 13h00m.

 

O Projecto Saúde Mental - Avaliação do Impacte das condicionantes Locais e Económicas (SMAILE) é coordenado pela Professora Doutora Paula Santana (CEGOT - Universidade de Coimbra) e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

 

O principal objectivo deste projecto é avaliar o efeito do contexto nas várias componentes dependentes do ordenamento do território, incluindo o capital social e outros “determinantes” ambientais e territoriais, com impactes na saúde mental das populações e no uso dos serviços de saúde mental, em tempos de crise social e económica.

 

O objectivo geral integra os seguintes objectivos específicos:

    1. Estudar as associações entre a evolução das características contextuais de um grupo de municípios portugueses nos últimos 10 anos, a morbilidade psiquiátrica e o uso dos serviços de psiquiatria desses municípios no mesmo período;

    2. Perceber como a saúde mental dos indivíduos é afectada por crises socioeconómicas, dependendo do apoio na comunidade, do capital social e do ordenamento do território;

    3. Propor mudanças ambientais e territoriais que possam, em períodos de crise, promover a saúde mental e reduzir a morbilidade psiquiátrica das populações.

 

Programa do Seminário


CONTACTOS:

Gabinete de Investigação em Geografia da Saúde
Professora Doutora Paula Santana
Departamento de Arquitectura - Colégio das Artes
Universidade de Coimbra
Largo Dom Dinis
3000-043 Coimbra

 

T: +351 239 851 349

E: Paula Santana (Coordenadora do projeto) / paulasantana.smaile@gmail.com
E: Adriana Loureiro (Bolseira de Investigação Científica) / adrianalour@gmail.com


LISTA DE NOTÍCIAS