Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis lança Atlas da Saúde
Plataforma vai caracterizar o estado da saúde dos municípios
O lançamento do Atlas da Saúde da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis (RPMS) realiza-se no dia 3 de março, às 10 horas, na Sala do Senado da Assembleia da República. Este projeto surge de um desafio lançado pela Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, presidida por Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal, à Equipa de Investigação em Geografia da Saúde do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Coimbra (CEGOT-UC), coordenada pela professora doutora Paula Santana, com o objetivo de caracterizar o estado de saúde e dos seus determinantes nos municípios que integram esta rede.
A elaboração deste Atlas da Saúde compreende uma fase de implementação e outra de monitorização, ao longo de um período de 42 meses, e conta com a participação de oito investigadores. No mesmo período, irão realizar-se ações de disseminação dos resultados do projeto, nomeadamente a publicação do Atlas, bem como de outros conteúdos informativos relevantes para potenciar a ação do Poder Local na prevenção da doença.
Com a criação desta plataforma de conhecimento online, vai ser possível caracterizar o estado de saúde dos municípios, obtendo dados estatísticos georreferenciados e atualizáveis ao longo dos anos. Será uma ferramenta de suporte à elaboração do Perfil de Saúde Municipal e da Carta de Saúde Municipal e à definição das políticas municipais de promoção de saúde e dos estilos de vida saudáveis. Os resultados alcançados irão contribuir para a tomada de decisões baseadas em evidência científica, com o objetivo de implementar medidas com maior potencial de promoção da saúde das populações e de redução das desigualdades em saúde.
A entrada é livre, mediante inscrição aqui até às 12h de dia 2 de março.