Coordenação

PAULO ALEXANDRE SILVA

Presidente do Conselho de Administração

 

MIRIEME FERREIRA

Coordenadora Técnica

VER MAIS
Ler + Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis
Ler + Coordenação
Ler + Organograma

Organograma
Órgão deliberativo, constituído por todos os associados. Integram, atualmente, a mesa da assembleia os municípios de Viana do Castelo, Odivelas e Miranda do Corvo.
Composto por um técnico de cada município associado.
Órgão executivo composto por cinco municípios eleitos pela assembleia intermunicipal. Atualmente composto pelo Seixal, Lisboa, Montijo, Setúbal e Torres Vedras.
Estatutos

A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis rege-se pelos estatutos publicados no Diário da República – III Série (N.º 5/98 de 7 de janeiro de 1998). Estes estatutos sofreram alterações em escritura a dezembro de 2015, incluindo a alteração da designação da Associação.

DOWNLOAD DOS ESTATUTOS

Parcerias

Porque trabalhar em rede significa, entre outras coisas, potenciar as parcerias existentes, a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis consolida-se no alargado leque de parceiros locais e (...)
VER MAIS
Alguns membros RPCS


VER MAIS



"UMA CIDADE SAUDÁVEL É AQUELA QUE ESTÁ CONTINUAMENTE A CRIAR E A DESENVOLVER OS SEUS AMBIENTES FÍSICO E SOCIAL, E A EXPANDIR OS RECURSOS COMUNITÁRIOS QUE PERMITEM ÀS PESSOAS APOIAREM-SE MUTUAMENTE NAS VÁRIAS DIMENSÕES DA SUA VIDA E NO DESENVOLVIMENTO DO SEU POTENCIAL MÁXIMO."


GOLDSTEIN E KICKBUSCH (1996)

ÚLTIMOS PROJETOS

Grândola
Não Deixar Ninguém para Trás

O QUE É?

Projeto de inclusão social que pretende criar oportunidades a todos/as através da oferta de atividades/workshops em 7 áreas: Música; Teatro; Artes Plásticas; Surf Adaptado; Ioga e Meditação; Ginástica; Pedalar sem barreiras.

 

O QUE FAZ?

Até dezembro de 2023, os workshops das 7 áreas acima descritas, estarão disponíveis gratuitamente no concelho de Grândola. 

 

A QUEM SE DESTINA?

Para todas as pessoas, independentemente da sua funcionalidade física ou intelectual, religião, origem étnica, nacionalidade, profissão,...

 

QUE RESULTADOS FORAM ATINGIDOS?

O projeto encontra-se em marcha desde setembro de 2022, onde se completaram as parcerias e a fase de divulgação. Os workshops começaram em dezembro e já conta com 47 inscrições.

 

QUAIS AS PARCERIAS?

Câmara Municipal de Grândola; Junta de Freguesia de Grândola e Santa Margarida da Serra; Junta de Freguesia de Melides; Casa do Povo de Melides; Lufada D'ideias, Associação Cultural; CERCI Grândola; Universidade Sénior; Passo a Passo, Associação de Desenvolvimento do Torrão; Associação de Desenvolvimento e Apoio Integrado de Cadoços; Associação de Amigos e Moradores da Silha do Pascoal; Associação Cultural e Desportiva Aldeia do Futuro; Associação de Moradores e Amigos da
Aldeia do Pico; Junta de Freguesia do Carvalhal; Juventude Desportiva do Carvalhal; Junta de Freguesia de Azinheira dos Barros e S. Mamede de Sádão; Casa do Povo de Azinheira dos Barros; Centro Comunitário do Lousal

 

QUAIS OS CONTACTOS DE REFERÊNCIA?

Centro de Artes para a Inclusão

Núcleo Pais em Rede de Grândola


E: naodeixarninguemparatras.per@gmail.com

T: 935 304 287

Grândola
Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola

O QUE É?

O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola é um local constituído por um conjunto vasto de instalações (gabinete de apoio técnico, percursos definidos para a marcha e corrida, pista de atletismo, materiais e acessórios da modalidade de atletismo, balneários, bebedouros e zonas de repouso), onde os munícipes inscritos poderão realizar em segurança, as atividades físicas que se desenvolvem, com acompanhamento permanente dos técnicos especializados.

O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola integra o conjunto de 107 Centros Municipais de Marcha e Corrida existentes em Portugal e Ilhas, e foi inaugurado em maio de 2017, tendo sido o primeiro Centro Municipal a abrir portas no distrito de Setúbal.

O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola resulta da ativação e implementação do Programa Nacional de Marcha e Corrida.
O Programa Nacional de Marcha e Corrida é um projeto desportivo impulsionado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e pela Federação Portuguesa de Atletismo.

 

O QUE FAZ?

O Centro Municipal de Grândola e Corrida de Grândola desenvolve a realização orientada e acompanhada de treinos de marcha e corrida, o aperfeiçoamento da técnica da corrida e da melhoria da condição física dos seus praticantes, 3 vezes por semana com a duração de 90 minutos cada, à 2ª, 4ª e 5ª feira, entre as 19h00 e as 20h30, no Parque Desportivo Municipal de Grândola.
Promove a mobilização da população em geral para a prática desportiva e com isso melhorar os índices de saúde e aptidão física.
Promove e combate a obesidade e o sedentarismo.
Desenvolve e reforça junto da população, um ambiente encorajador de um estilo de vida ativo.
Contribui para o aumento de praticantes de marcha e corrida nos concelhos aderentes ao projeto.
Promove a integração e a socialização dos praticantes.

 

A QUEM SE DESTINA?

Destina-se a todos os indivíduos com idade igual ou superior a 16 anos, que detenham condições de saúde para realizarem as atividades propostas e desenvolvidas pelo Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola.
Para a frequência regular aos treinos deste Centro Municipal, será necessário efetuar a inscrição no Programa Nacional de Marcha e Corrida, que consequentemente originará e ativará o seguro de acidentes pessoais dos praticantes amadores e dos agentes desportivos. Este seguro é válido desde o momento da inscrição até ao dia 31 de julho de cada ano.

 

QUE RESULTADOS FORAM ATINGIDOS?

Atraiu o interesse e o gosto para a prática regular de marcha e corrida, tornando os praticantes mais ativos e menos sedentários.
Aos que se iniciaram na Corrida, foi incutido o espírito de competição por via da participação dos praticantes em competições de atletismo.
Melhor entendimento dos benefícios que a prática regular de exercício físico proporciona à saúde de cada individuo.
Desde a sua inauguração e até ao momento já se inscreveram cerca de 250 munícipes.

 

QUAIS AS PARCERIAS?

Clube Amiciclo de Grândola e Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano.

 

QUAIS OS CONTACTOS DE REFERÊNCIA?

Câmara Municipal de Grândola
T: 269 450 085

E: desporto.juventude@cm-grandola.pt

 

VER MAIS
65
MUNICÍPIOS
SAUDÁVEIS
.
Alenquer
.
Alfândega da Fé
.
Almada
.
Almodôvar
.
Alvito
.
Amadora
.
Amares
.
Avis
.
Azambuja
.
Barrancos
.
Barreiro
.
Braga
.
Bragança
.
Calheta (Açores)
.
Castro Marim
.
Chamusca
.
Coimbra
.
Cuba
.
Figueira da Foz
.
Golegã
.
Gondomar
.
Grândola
.
Guarda
.
Lagoa (Açores)
.
Lagoa (Algarve)
.
Lisboa
.
Loulé
.
Loures
.
Lourinhã
.
Lousã
.
Maia
.
Matosinhos
.
Miranda do Corvo
.
Monchique
.
Monção
.
Montijo
.
Odemira
.
Odivelas
.
Oeiras
.
Palmela
.
Penafiel
.
Pombal
.
Ponta Delgada
.
Portimão
.
Porto
.
Porto Santo
.
Póvoa de Lanhoso
.
Ribeira Grande
.
Santo Tirso
.
São Roque do Pico
.
Seixal
.
Serpa
.
Sesimbra
.
Setúbal
.
Soure
.
Tavira
.
Tábua
.
Torres Vedras
.
Valongo
.
Viana do Alentejo
.
Viana do Castelo
.
Vidigueira
.
Vila Franca de Xira
.
Vila Nova de Famalicão
.
Vila Real
 Um município saudável é 
 inclusivo, sensível e para 
 todos os cidadãos 
A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis é uma associação que tem como missão apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projeto Cidades Saudáveis nos municípios que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos.

Notícias

Dia Mundial da Saúde 2013 na Rede

 

O Dia Mundial da Saúde é celebrado a 7 de Abril, de forma a assinalar a data de fundação da Organização Mundial de Saúde, a entidade que promove a iniciativa a nível mundial. É uma oportunidade única de alertar a sociedade civil para temas-chave na área da saúde que afetam a humanidade e desenvolver atividades com vista à promoção e bem estar das populações, assim como promover hábitos de vida saudáveis.

 

Anualmente é escolhido um tema prioritário para a saúde pública, sendo que, em 2013, a mensagem centra-se na prevenção das doenças cardiovasculares e da hipertensão arterial.

 

Os municípios da Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis celebram o Dia Mundial da Saúde anualmente, com diversas atividades, podendo-se encontrar em baixo alguns exemplos destas celebrações.

 

 

BARREIRO

A Quinzena da Saúde, da Solidariedade, do Voluntariado e da Cidadania irá realizar-se novamente de 1 a 15 de abril, com ações que têm em vista a melhoria da qualidade de vida da população. Através do trabalho em parceria, que tem vindo a ser consolidado com diversas entidades, ganham, este ano, destaque as iniciativas que promovem a construção de estratégias de promoção da saúde, que dinamizam vários tipos de respostas sociais e de desenvolvimento local, a par de ações de voluntariado. A entrada é livre.

 

Para mais informações consultar o site da Câmara Municipal do Barreiro.

 

 

FIGUEIRA DA FOZ

O Programa Municipal Figueira Cidade Saudável e a Unidade de Cuidados na Comunidade Farol do Mondego (Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego), em conjunto com o Programa Municipal Qualidade de Vida e o Núcleo Museológico do Sal, vão comemorar o Dia Mundial da Saúde com um conjunto de atividades a realizar nos dias 8 e 11 de Abril da parte da manhã.

 

09h00

> Concentração dos seniores participantes junto à Fonte Luminosa

> Transporte para o Núcleo Museológico do Sal

 

09h30

> Chegada ao Núcleo Museológico do Sal

 

09h45

> Caminhada pela “Rota das Salinas”

 

11h15

> Visita ao Núcleo Museológico do Sal

> Palestra sobre “O papel da alimentação na prevenção da hipertensão” pela Nutricionista Dra. Susana Montenegro (ACES BM – UCC Farol do Mondego)

 

12h00

> Transporte de Regresso

 

Para mais informações consultar o site da Figueira Digital.

 

 

ODIVELAS

O Município de Odivelas vai comemorar no próximo domingo, dia 7 de abril, a partir das 15h00, o Dia Mundial da Saúde e promover a consciencialização de que é imperativo trabalhar a promoção da saúde e a qualidade de vida de forma integrada e planeada, sensibilizando as pessoas para a importância da adoção de comportamentos individuais e coletivos saudáveis, através da realização de iniciativas/atividades gratuitas nos seguintes locais:

 

1 - Centro de Exposições de Odivelas, a partir das 15h00:

> Rastreios de Saúde: Índice de Massa Gorda; Índice de Massa Corporal; Avaliação de Glicémia; Avaliação de Colesterol; Avaliação da Capacidade Pulmonar; Avaliação das Necessidades Hídricas; Teste Cardiovascular; Idade pela Saúde;

> Feira de Bem-estar: Massagens; Auriculoterapia; Diagnóstico Naturológico através de Iridologia; Consultas de avaliação em Medicina Tradicional Chinesa, Terapias Alternativas; Reflexologia; PNL (programação neuro linguística) e Terapia Reiki.

 

2 - Jardim da Música, das 15h30 às 17h00:

> Aula demonstração das várias atividades que o Corporation Fitness Center adaptada a todas as idades. Esta aula terá como objetivo a participação dos/as presentes, condicionamento geral do corpo e muita diversão.

 

3 - Auditório dos Paços do Concelho, a partir das 17h00:

> Palestra: "Tensão Arterial e Estilo de Vida Saudável", proferida pelo Dr. Byron Rodrigues, Enfermeiro Chefe de Equipa no Hospital Beatriz Ângelo;

> Concerto Final.

 

O Corporation compromete-se a oferecer a todos os/as participantes do rastreio um dia nas suas instalações onde terão direito a usufruir do Ginásio, Aulas de Grupo, Piscina, Sauna, Banho Turco, etc.

 

 

SEIXAL

O Município do Seixal irá desenvolver ações de prevenção da hipertensão arterial dia 5 de abril nos seguintes locais:

 

> Mercado Municipal de Miratejo, entre as 10h00 e as 13h00;

> Zona circundante ao Centro de Comercial de Amora, entre as 14h00 e as 17h00.

 

Nestes locais, os profissionais da Unidade de Cuidados na Comunidade do Seixal/Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal estarão com a unidade móvel “Saúde sobre Rodas” a realizar sessões de esclarecimento e aconselhamento em saúde.

 

Também as farmácias do Vale; Fonseca; Moura Carneiro; Nobre Guerreiro; Nova Amorense; Santa Marta do Pinhal; e Sousa Marques aderiram a estas comemorações e realizarão a título gratuito ações de medição da pressão arterial e aconselhamento aos utentes.

 

Adicionalmente, no dia 9 de abril irá realizar-se o Encontro “O Acesso da população do Seixal aos Serviços de Saúde”, promovido pela Comissão Municipal para a Instalação de Uma Unidade Hospitalar no Concelho do Seixal.

 

Para mais informações consultar o site da Câmara Municipal do Seixal.

 

 

TORRES VEDRAS

A Câmara Municipal de Torres Vedras está a realizar “Abril, Mês da Saúde”, que tem como objetivo continuar a capacitar as pessoas a melhorarem e aumentarem o controlo sobre a sua saúde, contribuindo para o aumento da sua qualidade de vida e bem-estar. Esta iniciativa envolve os agentes locais, na realização de ações descentralizadas, nas várias áreas de intervenção:

 

> Rastreios: visual, auditivo, oral, respiratório, composição corporal, avaliação postural, cardiovasculares, perturbação daleitura e da escrita, ajudas técnicas, glicemia, tensão arterial…

> Conferências

> Consultas: nutrição, osteopatia

> Ações de Infomação | formação

> Prática de atividade física - Aulas de pilates Clínico, Aulas de babyoga, Aula Zumba, Qi Gong, HIIT, Treino postural e alongamentos, aula Hidroginástica, aula Hidroterapia, natação …

> Tratamento Termal | Reflexologia | Acumpuctura | Hydrolinfa | Drenagem linfática | Pressoterapia | SPA de pés…

> Caminhada

> Recolhas de Sangue

> Workshops

 

As atividades têm como destinatários a Comunidade, Escolas, Empresas e Instituições.

 

Para mais informações consultar o site da Câmara Municipal de Torres Vedras.


LISTA DE NOTÍCIAS