Coordenação

PAULO ALEXANDRE SILVA

Presidente do Conselho de Administração

 

MIRIEME FERREIRA

Coordenadora Técnica

VER MAIS
Ler + Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis
Ler + Coordenação
Ler + Organograma

Organograma
Órgão deliberativo, constituído por todos os associados. Integram, atualmente, a mesa da assembleia os municípios de Viana do Castelo, Odivelas e Miranda do Corvo.
Composto por um técnico de cada município associado.
Órgão executivo composto por cinco municípios eleitos pela assembleia intermunicipal. Atualmente composto pelo Seixal, Lisboa, Montijo, Setúbal e Torres Vedras.
Estatutos


Deprecated: Function split() is deprecated in /home/rportuguesa/public_html/_mvc/widgets/hp_apresentacao.wgt.php on line 59
A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis rege-se pelos estatutos publicados no Diário da República – III Série (N.º 5/98 de 7 de janeiro de 1998). Estes estatutos sofreram alterações em escritura a dezembro de 2015, incluindo a alteração da designação da Associação.


DOWNLOAD DOS ESTATUTOS

Parcerias

Porque trabalhar em rede significa, entre outras coisas, potenciar as parcerias existentes, a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis consolida-se no alargado leque de parceiros locais e (...)
VER MAIS
Alguns membros RPCS


VER MAIS



"UMA CIDADE SAUDÁVEL É AQUELA QUE ESTÁ CONTINUAMENTE A CRIAR E A DESENVOLVER OS SEUS AMBIENTES FÍSICO E SOCIAL, E A EXPANDIR OS RECURSOS COMUNITÁRIOS QUE PERMITEM ÀS PESSOAS APOIAREM-SE MUTUAMENTE NAS VÁRIAS DIMENSÕES DA SUA VIDA E NO DESENVOLVIMENTO DO SEU POTENCIAL MÁXIMO."


GOLDSTEIN E KICKBUSCH (1996)

ÚLTIMOS PROJETOS

Santo Tirso
Consultas de Educação Alimentar

 

O QUE É?

 

As consultas de educação alimentar têm como objetivo a promoção de hábitos alimentares saudáveis e foram criadas após a perceção de erros e dúvidas acerca de alimentação junto de beneficiários de programas em que o Município participa.

 

 

 

O QUE FAZ?

 

Contactar de forma mais próxima com os/as beneficiários/as dos programas em que a autarquia participa, aconselhar individualmente assim como esclarecer as dúvidas que possam existir destes mesmo beneficiários/as.

 

 

 

A QUEM SE DESTINA?

 

Beneficiários de programas em que a autarquia colabora, pessoas residentes em habitações municipais e outros casos cuja necessidade seja diagnosticada pela Divisão de Ação Social.

 

 

 

QUAIS OS RESULTADOS ATINGIDOS/ESPERADOS?

 

À data (julho 2023) estão em acompanhamento nutricional 15 munícipes e em 2022 foram realizadas 3 ações de acompanhamento a 92 munícipes.

 

 

 

QUAIS AS PARCERIAS?

 

Atividade interna

 

 

 

QUAIS OS CONTACTOS DE REFERÊNCIA?

 

Câmara Municipal de Santo Tirso
Praça 25 de Abril
4780-373 Santo Tirso
T: 252 830 400
E: santotirso@cm-stirso.pt


Santo Tirso
Literacia em Saúde

O QUE É?

Realização de ações de sensibilização, rastreio e formação em diferentes áreas da saúde e com diferentes destinatários, de forma periódica (trimestral)

 

O QUE FAZ?

Aumentar a literacia em saúde e consciencializar para a autoproteção e autonomia para a tomada de decisão com vista à promoção da saúde.

 

A QUEM SE DESTINA?

População em geral (sobretudo os mais vulneráveis).

 

QUAIS OS RESULTADOS ATINGIDOS/ESPERADOS?

As avaliações das ações implementadas são positivas.

 

QUAIS AS PARCERIAS?

Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS); Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Santo Tirso/Trofa; Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA); Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto; Liga dos Amigos do Hospital de Santo Tirso (LAHST); Liga Portuguesa contra o Cancro (LPCC) Núcleo Regional Norte, Associações de doentes, entre outras.

 

QUAIS OS CONTACTOS DE REFERÊNCIA?

Câmara Municipal de Santo Tirso
Praça 25 de Abril
4780-373 Santo Tirso
T: 252 830 400
E: santotirso@cm-stirso.pt

VER MAIS
69
MUNICÍPIOS
SAUDÁVEIS
.
Alcochete
.
Alenquer
.
Alfândega da Fé
.
Almada
.
Almodôvar
.
Alvito
.
Amadora
.
Amares
.
Avis
.
Azambuja
.
Barrancos
.
Barreiro
.
Braga
.
Bragança
.
Calheta (Açores)
.
Castro Marim
.
Chamusca
.
Coimbra
.
Cuba
.
Figueira da Foz
.
Golegã
.
Gondomar
.
Grândola
.
Guarda
.
Lagoa (Açores)
.
Lagoa (Algarve)
.
Lisboa
.
Loulé
.
Loures
.
Lourinhã
.
Lousã
.
Maia
.
Matosinhos
.
Miranda do Corvo
.
Monchique
.
Monção
.
Montijo
.
Odemira
.
Odivelas
.
Oeiras
.
Palmela
.
Paredes
.
Penafiel
.
Pombal
.
Ponta Delgada
.
Portimão
.
Porto
.
Porto Santo
.
Póvoa de Lanhoso
.
Ribeira Grande
.
Santo Tirso
.
São Roque do Pico
.
Seixal
.
Serpa
.
Sesimbra
.
Setúbal
.
Soure
.
Tavira
.
Tábua
.
Torres Vedras
.
Valença
.
Valongo
.
Viana do Alentejo
.
Viana do Castelo
.
Vidigueira
.
Vila Franca de Xira
.
Vila Nova de Famalicão
.
Vila Pouca de Aguiar
.
Vila Real
 Um município saudável é 
 inclusivo, sensível e para 
 todos os cidadãos 
A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis é uma associação que tem como missão apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projeto Cidades Saudáveis nos municípios que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos.

Notícias

Dia Mundial da Saúde 2013 na Rede

 

O Dia Mundial da Saúde é celebrado a 7 de Abril, de forma a assinalar a data de fundação da Organização Mundial de Saúde, a entidade que promove a iniciativa a nível mundial. É uma oportunidade única de alertar a sociedade civil para temas-chave na área da saúde que afetam a humanidade e desenvolver atividades com vista à promoção e bem estar das populações, assim como promover hábitos de vida saudáveis.

 

Anualmente é escolhido um tema prioritário para a saúde pública, sendo que, em 2013, a mensagem centra-se na prevenção das doenças cardiovasculares e da hipertensão arterial.

 

Os municípios da Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis celebram o Dia Mundial da Saúde anualmente, com diversas atividades, podendo-se encontrar em baixo alguns exemplos destas celebrações.

 

 

BARREIRO

A Quinzena da Saúde, da Solidariedade, do Voluntariado e da Cidadania irá realizar-se novamente de 1 a 15 de abril, com ações que têm em vista a melhoria da qualidade de vida da população. Através do trabalho em parceria, que tem vindo a ser consolidado com diversas entidades, ganham, este ano, destaque as iniciativas que promovem a construção de estratégias de promoção da saúde, que dinamizam vários tipos de respostas sociais e de desenvolvimento local, a par de ações de voluntariado. A entrada é livre.

 

Para mais informações consultar o site da Câmara Municipal do Barreiro.

 

 

FIGUEIRA DA FOZ

O Programa Municipal Figueira Cidade Saudável e a Unidade de Cuidados na Comunidade Farol do Mondego (Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego), em conjunto com o Programa Municipal Qualidade de Vida e o Núcleo Museológico do Sal, vão comemorar o Dia Mundial da Saúde com um conjunto de atividades a realizar nos dias 8 e 11 de Abril da parte da manhã.

 

09h00

> Concentração dos seniores participantes junto à Fonte Luminosa

> Transporte para o Núcleo Museológico do Sal

 

09h30

> Chegada ao Núcleo Museológico do Sal

 

09h45

> Caminhada pela “Rota das Salinas”

 

11h15

> Visita ao Núcleo Museológico do Sal

> Palestra sobre “O papel da alimentação na prevenção da hipertensão” pela Nutricionista Dra. Susana Montenegro (ACES BM – UCC Farol do Mondego)

 

12h00

> Transporte de Regresso

 

Para mais informações consultar o site da Figueira Digital.

 

 

ODIVELAS

O Município de Odivelas vai comemorar no próximo domingo, dia 7 de abril, a partir das 15h00, o Dia Mundial da Saúde e promover a consciencialização de que é imperativo trabalhar a promoção da saúde e a qualidade de vida de forma integrada e planeada, sensibilizando as pessoas para a importância da adoção de comportamentos individuais e coletivos saudáveis, através da realização de iniciativas/atividades gratuitas nos seguintes locais:

 

1 - Centro de Exposições de Odivelas, a partir das 15h00:

> Rastreios de Saúde: Índice de Massa Gorda; Índice de Massa Corporal; Avaliação de Glicémia; Avaliação de Colesterol; Avaliação da Capacidade Pulmonar; Avaliação das Necessidades Hídricas; Teste Cardiovascular; Idade pela Saúde;

> Feira de Bem-estar: Massagens; Auriculoterapia; Diagnóstico Naturológico através de Iridologia; Consultas de avaliação em Medicina Tradicional Chinesa, Terapias Alternativas; Reflexologia; PNL (programação neuro linguística) e Terapia Reiki.

 

2 - Jardim da Música, das 15h30 às 17h00:

> Aula demonstração das várias atividades que o Corporation Fitness Center adaptada a todas as idades. Esta aula terá como objetivo a participação dos/as presentes, condicionamento geral do corpo e muita diversão.

 

3 - Auditório dos Paços do Concelho, a partir das 17h00:

> Palestra: "Tensão Arterial e Estilo de Vida Saudável", proferida pelo Dr. Byron Rodrigues, Enfermeiro Chefe de Equipa no Hospital Beatriz Ângelo;

> Concerto Final.

 

O Corporation compromete-se a oferecer a todos os/as participantes do rastreio um dia nas suas instalações onde terão direito a usufruir do Ginásio, Aulas de Grupo, Piscina, Sauna, Banho Turco, etc.

 

 

SEIXAL

O Município do Seixal irá desenvolver ações de prevenção da hipertensão arterial dia 5 de abril nos seguintes locais:

 

> Mercado Municipal de Miratejo, entre as 10h00 e as 13h00;

> Zona circundante ao Centro de Comercial de Amora, entre as 14h00 e as 17h00.

 

Nestes locais, os profissionais da Unidade de Cuidados na Comunidade do Seixal/Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal estarão com a unidade móvel “Saúde sobre Rodas” a realizar sessões de esclarecimento e aconselhamento em saúde.

 

Também as farmácias do Vale; Fonseca; Moura Carneiro; Nobre Guerreiro; Nova Amorense; Santa Marta do Pinhal; e Sousa Marques aderiram a estas comemorações e realizarão a título gratuito ações de medição da pressão arterial e aconselhamento aos utentes.

 

Adicionalmente, no dia 9 de abril irá realizar-se o Encontro “O Acesso da população do Seixal aos Serviços de Saúde”, promovido pela Comissão Municipal para a Instalação de Uma Unidade Hospitalar no Concelho do Seixal.

 

Para mais informações consultar o site da Câmara Municipal do Seixal.

 

 

TORRES VEDRAS

A Câmara Municipal de Torres Vedras está a realizar “Abril, Mês da Saúde”, que tem como objetivo continuar a capacitar as pessoas a melhorarem e aumentarem o controlo sobre a sua saúde, contribuindo para o aumento da sua qualidade de vida e bem-estar. Esta iniciativa envolve os agentes locais, na realização de ações descentralizadas, nas várias áreas de intervenção:

 

> Rastreios: visual, auditivo, oral, respiratório, composição corporal, avaliação postural, cardiovasculares, perturbação daleitura e da escrita, ajudas técnicas, glicemia, tensão arterial…

> Conferências

> Consultas: nutrição, osteopatia

> Ações de Infomação | formação

> Prática de atividade física - Aulas de pilates Clínico, Aulas de babyoga, Aula Zumba, Qi Gong, HIIT, Treino postural e alongamentos, aula Hidroginástica, aula Hidroterapia, natação …

> Tratamento Termal | Reflexologia | Acumpuctura | Hydrolinfa | Drenagem linfática | Pressoterapia | SPA de pés…

> Caminhada

> Recolhas de Sangue

> Workshops

 

As atividades têm como destinatários a Comunidade, Escolas, Empresas e Instituições.

 

Para mais informações consultar o site da Câmara Municipal de Torres Vedras.


LISTA DE NOTÍCIAS