Debates online refletem sobre saúde em Setúbal
Um conjunto de seis debates a decorrer até março, em formato digital, com oradores convidados e abertos à participação da população, antecede o Fórum de Saúde, organizado pelo município de Setúbal, em parceria com diversas entidades.
Os debates preparatórios do Fórum de Saúde “Setúbal a Pensar em Si”, que se realiza a 8 de abril, têm início a 2 de fevereiro com o tema “Estado de Saúde e Promoção de Estilos de Vida Saudáveis” no concelho de Setúbal, durante o qual vários profissionais de saúde convidados abordam esta temática.
Seguem-se as webinars “Comunicação em Saúde”, a 8 de fevereiro, “Desigualdades no Acesso à Saúde”, “Território e Planeamento Urbano: O potencial Salutogénico do Património Natural e Construído”, “Recursos da Comunidade enquanto Determinantes da Saúde” e “Experiências de Cidadania Ativa enquanto promotora da Saúde Física e Mental”.
As inscrições devem ser feitas para o endereço de correio eletrónico forumsaude@mun-setubal.pt. Posteriormente, serão enviados para os inscritos os dados de acesso à participação no webinar.
O Fórum de Saúde, que procura também celebrar, em Setúbal, o Dia Mundial da Saúde, assinalado anualmente a 7 de abril, pretende criar um espaço de reflexão e partilha de conhecimento nesta área da sociedade.
A primeira edição, a realizar no dia 8 de abril, conta com duas sessões específicas destinadas a debater o Perfil de Saúde e o Plano de Desenvolvimento de Saúde do Município de Setúbal, ambos em elaboração.
A comissão organizadora do evento é composta, além da Câmara Municipal, pelo ACES Arrábida – Agrupamento dos Centros de Saúde da Arrábida, pela Associação da Indústria da Península de Setúbal, pela Associação Nacional de Farmácias, pelo Centro Hospitalar de Setúbal, pela Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas e pelo Hospital da Luz Setúbal.
O Instituto para a Conservação da Natureza e das Florestas, o Instituto Politécnico de Setúbal e as juntas de freguesia do concelho, bem como personalidades ligadas à comunidade educativa, ao movimento associativo popular, às instituições particulares de solidariedade social e à Comissão Municipal de Proteção Civil também fazem parte da comissão organizadora.
Para mais informações, consulte o site da Câmara Municipal de Setúbal
Texto: CM Setúbal