Coordenação

PAULO ALEXANDRE SILVA

Presidente do Conselho de Administração

 

MIRIEME FERREIRA

Coordenadora Técnica

VER MAIS
Ler + Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis
Ler + Coordenação
Ler + Organograma

Organograma
Órgão deliberativo, constituído por todos os associados. Integram, atualmente, a mesa da assembleia os municípios de Viana do Castelo, Odivelas e Miranda do Corvo.
Composto por um técnico de cada município associado.
Órgão executivo composto por cinco municípios eleitos pela assembleia intermunicipal. Atualmente composto pelo Seixal, Lisboa, Montijo, Setúbal e Torres Vedras.
Estatutos

A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis rege-se pelos estatutos publicados no Diário da República – III Série (N.º 5/98 de 7 de janeiro de 1998). Estes estatutos sofreram alterações em escritura a dezembro de 2015, incluindo a alteração da designação da Associação.

DOWNLOAD DOS ESTATUTOS

Parcerias

Porque trabalhar em rede significa, entre outras coisas, potenciar as parcerias existentes, a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis consolida-se no alargado leque de parceiros locais e (...)
VER MAIS
Alguns membros RPCS


VER MAIS



"UMA CIDADE SAUDÁVEL É AQUELA QUE ESTÁ CONTINUAMENTE A CRIAR E A DESENVOLVER OS SEUS AMBIENTES FÍSICO E SOCIAL, E A EXPANDIR OS RECURSOS COMUNITÁRIOS QUE PERMITEM ÀS PESSOAS APOIAREM-SE MUTUAMENTE NAS VÁRIAS DIMENSÕES DA SUA VIDA E NO DESENVOLVIMENTO DO SEU POTENCIAL MÁXIMO."


GOLDSTEIN E KICKBUSCH (1996)

ÚLTIMOS PROJETOS

Grândola
Não Deixar Ninguém para Trás

O QUE É?

Projeto de inclusão social que pretende criar oportunidades a todos/as através da oferta de atividades/workshops em 7 áreas: Música; Teatro; Artes Plásticas; Surf Adaptado; Ioga e Meditação; Ginástica; Pedalar sem barreiras.

 

O QUE FAZ?

Até dezembro de 2023, os workshops das 7 áreas acima descritas, estarão disponíveis gratuitamente no concelho de Grândola. 

 

A QUEM SE DESTINA?

Para todas as pessoas, independentemente da sua funcionalidade física ou intelectual, religião, origem étnica, nacionalidade, profissão,...

 

QUE RESULTADOS FORAM ATINGIDOS?

O projeto encontra-se em marcha desde setembro de 2022, onde se completaram as parcerias e a fase de divulgação. Os workshops começaram em dezembro e já conta com 47 inscrições.

 

QUAIS AS PARCERIAS?

Câmara Municipal de Grândola; Junta de Freguesia de Grândola e Santa Margarida da Serra; Junta de Freguesia de Melides; Casa do Povo de Melides; Lufada D'ideias, Associação Cultural; CERCI Grândola; Universidade Sénior; Passo a Passo, Associação de Desenvolvimento do Torrão; Associação de Desenvolvimento e Apoio Integrado de Cadoços; Associação de Amigos e Moradores da Silha do Pascoal; Associação Cultural e Desportiva Aldeia do Futuro; Associação de Moradores e Amigos da
Aldeia do Pico; Junta de Freguesia do Carvalhal; Juventude Desportiva do Carvalhal; Junta de Freguesia de Azinheira dos Barros e S. Mamede de Sádão; Casa do Povo de Azinheira dos Barros; Centro Comunitário do Lousal

 

QUAIS OS CONTACTOS DE REFERÊNCIA?

Centro de Artes para a Inclusão

Núcleo Pais em Rede de Grândola


E: naodeixarninguemparatras.per@gmail.com

T: 935 304 287

Grândola
Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola

O QUE É?

O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola é um local constituído por um conjunto vasto de instalações (gabinete de apoio técnico, percursos definidos para a marcha e corrida, pista de atletismo, materiais e acessórios da modalidade de atletismo, balneários, bebedouros e zonas de repouso), onde os munícipes inscritos poderão realizar em segurança, as atividades físicas que se desenvolvem, com acompanhamento permanente dos técnicos especializados.

O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola integra o conjunto de 107 Centros Municipais de Marcha e Corrida existentes em Portugal e Ilhas, e foi inaugurado em maio de 2017, tendo sido o primeiro Centro Municipal a abrir portas no distrito de Setúbal.

O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola resulta da ativação e implementação do Programa Nacional de Marcha e Corrida.
O Programa Nacional de Marcha e Corrida é um projeto desportivo impulsionado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e pela Federação Portuguesa de Atletismo.

 

O QUE FAZ?

O Centro Municipal de Grândola e Corrida de Grândola desenvolve a realização orientada e acompanhada de treinos de marcha e corrida, o aperfeiçoamento da técnica da corrida e da melhoria da condição física dos seus praticantes, 3 vezes por semana com a duração de 90 minutos cada, à 2ª, 4ª e 5ª feira, entre as 19h00 e as 20h30, no Parque Desportivo Municipal de Grândola.
Promove a mobilização da população em geral para a prática desportiva e com isso melhorar os índices de saúde e aptidão física.
Promove e combate a obesidade e o sedentarismo.
Desenvolve e reforça junto da população, um ambiente encorajador de um estilo de vida ativo.
Contribui para o aumento de praticantes de marcha e corrida nos concelhos aderentes ao projeto.
Promove a integração e a socialização dos praticantes.

 

A QUEM SE DESTINA?

Destina-se a todos os indivíduos com idade igual ou superior a 16 anos, que detenham condições de saúde para realizarem as atividades propostas e desenvolvidas pelo Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola.
Para a frequência regular aos treinos deste Centro Municipal, será necessário efetuar a inscrição no Programa Nacional de Marcha e Corrida, que consequentemente originará e ativará o seguro de acidentes pessoais dos praticantes amadores e dos agentes desportivos. Este seguro é válido desde o momento da inscrição até ao dia 31 de julho de cada ano.

 

QUE RESULTADOS FORAM ATINGIDOS?

Atraiu o interesse e o gosto para a prática regular de marcha e corrida, tornando os praticantes mais ativos e menos sedentários.
Aos que se iniciaram na Corrida, foi incutido o espírito de competição por via da participação dos praticantes em competições de atletismo.
Melhor entendimento dos benefícios que a prática regular de exercício físico proporciona à saúde de cada individuo.
Desde a sua inauguração e até ao momento já se inscreveram cerca de 250 munícipes.

 

QUAIS AS PARCERIAS?

Clube Amiciclo de Grândola e Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano.

 

QUAIS OS CONTACTOS DE REFERÊNCIA?

Câmara Municipal de Grândola
T: 269 450 085

E: desporto.juventude@cm-grandola.pt

 

VER MAIS
65
MUNICÍPIOS
SAUDÁVEIS
.
Alenquer
.
Alfândega da Fé
.
Almada
.
Almodôvar
.
Alvito
.
Amadora
.
Amares
.
Avis
.
Azambuja
.
Barrancos
.
Barreiro
.
Braga
.
Bragança
.
Calheta (Açores)
.
Castro Marim
.
Chamusca
.
Coimbra
.
Cuba
.
Figueira da Foz
.
Golegã
.
Gondomar
.
Grândola
.
Guarda
.
Lagoa (Açores)
.
Lagoa (Algarve)
.
Lisboa
.
Loulé
.
Loures
.
Lourinhã
.
Lousã
.
Maia
.
Matosinhos
.
Miranda do Corvo
.
Monchique
.
Monção
.
Montijo
.
Odemira
.
Odivelas
.
Oeiras
.
Palmela
.
Penafiel
.
Pombal
.
Ponta Delgada
.
Portimão
.
Porto
.
Porto Santo
.
Póvoa de Lanhoso
.
Ribeira Grande
.
Santo Tirso
.
São Roque do Pico
.
Seixal
.
Serpa
.
Sesimbra
.
Setúbal
.
Soure
.
Tavira
.
Tábua
.
Torres Vedras
.
Valongo
.
Viana do Alentejo
.
Viana do Castelo
.
Vidigueira
.
Vila Franca de Xira
.
Vila Nova de Famalicão
.
Vila Real
 Um município saudável é 
 inclusivo, sensível e para 
 todos os cidadãos 
A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis é uma associação que tem como missão apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projeto Cidades Saudáveis nos municípios que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos.

Notícias

Comemorações do Dia Mundial da Saúde 2016

 

A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis reafirma a sua missão de apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do Projeto Cidades Saudáveis, nos municípios que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da sua agenda política.

O Projeto Cidades Saudáveis promove uma abordagem holística da saúde, centrando-se na importância dos condicionantes da saúde na melhoria da qualidade de vida da população, e procura qualificar o bem-estar físico, mental, social e ambiental das comunidades locais.

 

No âmbito das Comemorações do Dia Mundial da Saúde de 2016, a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis apresenta um conjunto de práticas e atividades saudáveis em prol da promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida que se irão realizar nos seus municípios membro, contrariando os fatores de risco associados à grande maioria das doenças crónicas, entre as quais a diabetes – tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde para assinalar esta efeméride mundial.

 

PROGRAMA DE COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL DA SAÚDE

 

3 DE ABRIL

Seixal

Caminhada Seixal + Saudável

09h30

Companhia de Lanifícios de Arrentela

Setúbal

I Caminhada pela Consciencialização do Autismo

09h30

Praça do Bocage

5 DE ABRIL

Serpa

Feira de produtos Naturais e Biológicos

09h3017h00

Centro de Apoio ao Desenvolvimento Económico de Serpa

6 DE ABRIL

Amadora

IV Encontro Municipal de Bóccia Sénior

09h3012h30

Pavilhão da Associação Académica da Amadora

Festival de Hidroginástica e de Zumba

10h30–12h30

Piscina Municipal da Reboleira

7 DE ABRIL

Amadora

Show Cooking

14h3016h30

Parque Delfim Guimarães


Barreiro

Rastreios e sensibilização à população

Ações de sensibilização

09h3021h00

Vários locais do município

Caminhada Sénior

Aula de ginástica

Colóquio “O Cuidador na Diabetes”

Figueira da Foz

 

Aconselhamento e rastreio da Diabetes

Manhã

Hospital Distrital de Figueira da Foz

Ações de divulgação e educação para a saúde
Avaliação do Risco da Diabetes

Ao longo de todo o dia

Unidades de Saúde do concelho

Aconselhamento e rastreio da Diabetes

11h3013h00
15h3017h00

Jumbo da Figueira da Foz

Mega Aula de Zumba - Programa AMEA Teens

15h0017h00

Escola EB 2,3 Dr. João de Barros

Lourinhã

Concurso As Sopas lá de Casa - degustação e votação final

14h00

Escola Básica do 1.º Ciclo da Lourinhã

Odivelas

Ateliers de Alimentação Saudável

Ateliers de Atividade Física

09h3012h30

14h0017h00

Centro de Exposições de Odivelas e outros locais

Oeiras

Ação de sensibilização/informação sobre diabetes e de atividade física

 Ao longo do dia

Academia de Mobilidade

Palmela

Colóquio Dia Mundial da Saúde 2016 – Prevenção da Diabetes

14h00

Biblioteca Municipal

Sesimbra

Apresentação do Perfil de Saúde

14h00

Biblioteca Municipal

Setúbal



 

 

\\\"Saúde no Bairro\\\"

Atendimento/Aconselhamento-Enfermagem
Promoção do Passaporte da Saúde
Espaço da saúde (medição da HTA, peso, glicémia, IMC, entre outros, cessação tabágica, alimentação e atividade física)

Ao longo de todo o dia

Bairros da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Forte da Bela Vista, Quinta de Santo António e Manteigada

Rastreios e Avaliação do Perfil de Risco de Diabetes tipo 2

09h0016h00

Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Saúde

Sessões de promoção de exercício aeróbico

Sessões de sensibilização para a prevenção da Diabetes


Viana do Castelo

Rastreios de Saúde

Terapia do Riso e do Abraço

10h0018h00

Praça da República

Aula de Zumba

10h00

Criança Saudável”

Garfo Verde, o Super-Herói da alimentação

10h30

14h30

Workshop \\\"TUTI-FRUTI\\\": saborosas combinações de fruta

11h00

16h00

Caminhada “Pegada Saudável”

18h00

8 DE ABRIL

Amadora

Workshop “Lolipops de Fruta”

13h0017h00

Pavilhão do Conhecimento

Sesimbra

Conferência “Somos o que Comemos”

09h15

Auditório Conde de Ferreira

Visita “Cada Cor Seu Paladar”

11h30

Mercado municipal

Torres Vedras

Feira da Saúde

09h0023h00

Pavilhão Multiusos

9 DE ABRIL


Oeiras

 

Avaliação do risco da diabetes

Rastreio da diabetes com aconselhamento

Aconselhamento nutricional

10h00-17h00

Centro Comerical Alegro

Tertúlia sobre “Alimentação em idade escolar”.

15h0016h00

Torres Vedras

Feira da Saúde

14h0023h00

Pavilhão Multiusos

Vila Franca de Xira

Hospital dos Pequeninos

10h0013h00
14h0017h00

Sociedade Euterpe Alhandrense, Alhandra

10 DE ABRIL

Torres Vedras

Feira da Saúde

14h0020h00

Pavilhão Multiusos

24 DE ABRIL

Odemira<


LISTA DE NOTÍCIAS