Coordenação

PAULO ALEXANDRE SILVA

Presidente do Conselho de Administração

 

MIRIEME FERREIRA

Coordenadora Técnica

VER MAIS
Ler + Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis
Ler + Coordenação
Ler + Organograma

Organograma
Órgão deliberativo, constituído por todos os associados. Integram, atualmente, a mesa da assembleia os municípios de Viana do Castelo, Odivelas e Miranda do Corvo.
Composto por um técnico de cada município associado.
Órgão executivo composto por cinco municípios eleitos pela assembleia intermunicipal. Atualmente composto pelo Seixal, Lisboa, Montijo, Setúbal e Torres Vedras.
Estatutos

A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis rege-se pelos estatutos publicados no Diário da República – III Série (N.º 5/98 de 7 de janeiro de 1998). Estes estatutos sofreram alterações em escritura a dezembro de 2015, incluindo a alteração da designação da Associação.

DOWNLOAD DOS ESTATUTOS

Parcerias

Porque trabalhar em rede significa, entre outras coisas, potenciar as parcerias existentes, a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis consolida-se no alargado leque de parceiros locais e (...)
VER MAIS
Alguns membros RPCS


VER MAIS



"UMA CIDADE SAUDÁVEL É AQUELA QUE ESTÁ CONTINUAMENTE A CRIAR E A DESENVOLVER OS SEUS AMBIENTES FÍSICO E SOCIAL, E A EXPANDIR OS RECURSOS COMUNITÁRIOS QUE PERMITEM ÀS PESSOAS APOIAREM-SE MUTUAMENTE NAS VÁRIAS DIMENSÕES DA SUA VIDA E NO DESENVOLVIMENTO DO SEU POTENCIAL MÁXIMO."


GOLDSTEIN E KICKBUSCH (1996)

ÚLTIMOS PROJETOS

Cuba
Gabinete do Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica

O QUE É?

Gabinete do Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica

 

O QUE FAZ?

O Gabinete do NAV realiza atendimento especializado e acompanhamento às pessoas vítimas de violência doméstica.

 

A QUEM SE DESTINA?

Vítimas de Violência Doméstica.

 

QUE RESULTADOS SÃO ESPERADOS?

• Criação de Plano Intermunicipal para a Igualdade que visa a implementação de atividades de sensibilização e promoção da Igualdade de Género.
• Proteger e promover a integração social das vítimas de violência de género, através da continuação da implementação de um modelo de intervenção integrada;
• Assegurar, de forma integrada, com carácter de continuidade, o atendimento, diagnóstico, apoio e encaminhamento personalizado a vítimas, tendo em vista a sua proteção;
• Assegurar o encaminhamento para apoio jurídico, psicológico e social imediato e/ou continuado;
• Sensibilizar para a problemática da Violência Doméstica e Igualdade de Género.

 

QUAIS AS PARCERIAS?

O NAV é uma estrutura de atendimento gerido pela Moura Salúquia – Associação de Mulheres do Concelho de Moura, que integra a rede nacional de apoio a vítimas de violência doméstica, e que surgiu em março de 2008 através da assinatura de um protocolo de colaboração entre várias entidades, com o objetivo de criar uma resposta organizada para as situações de violência doméstica.

 

QUAIS OS CONTACTOS DE REFERÊNCIA?

Gabinete do NAV – Morada e Contactos
Rua D. Nuno Alvares Pereira, Edifício Governo Civil
Comando PSP, 7800-054 Beja

T: 284 341 726 | 968 441 691


Atendimento descentralizado em Cuba:
Segundas–Feiras das 10h às 12.30h
Edifício das Antigas Escolas Pré-Primária
Rua de Beja, s/n 7940-141 Cuba

Cuba
Intercâmbio Fit Sénior

O QUE É?

Projeto Intercâmbio Fit Sénior.

 

O QUE FAZ?

O Intercâmbio Fit Sénior consiste num conjunto de atividades de convívios mensais entre os concelhos limítrofes a Moura, passando a descrever o projeto que engloba os concelhos de Moura, Mourão, Reguengos de Monsaraz, Serpa, Vidigueira, Cuba, Barrancos.

Estes convívios desenvolvem-se na primeira sexta feira de cada mês, das 9h30 às 12h00.

As atividades são definidas, organizadas e lecionadas pelos técnicos do município onde se realiza a atividade. Cada concelho pode transportar até 50 participantes, podendo o anfitrião apresentar os participantes que queira. Geralmente participam cerca de 400 séniores.

 

A QUEM SE DESTINA?

Pessoas com 60 ou mais anos de idade.

 

QUE RESULTADOS SÃO ESPERADOS?

• Promover o bem-estar global e o convívio entre a população sénior dos vários concelhos, proporcionando momentos de lazer e de desenvolvimento pessoal e social;
• Criar hábitos de vida saudável, com dinâmicas de cooperação, convívio e entreajuda;
• Combater o isolamento dos idosos;
• Desenvolver capacidades físicas, psicológicas e intelectuais dos idosos;
• Promover o sentido de competência e eficácia de cada um;
• Promover a autoestima;
• Recordar vivências, costumes e tradições populares;
• Contribuir para o enriquecimento cultural e aprendizagem das novas tecnologias.

 

QUAIS AS PARCERIAS?

Municípios dos concelhos de Moura, Mourão, Reguengos de Monsaraz, Serpa, Vidigueira, Cuba, Barrancos.

 

QUAIS OS CONTACTOS DE REFERÊNCIA?

Câmara Municipal de Cuba,
Rua Serpa Pinto, 84
7940-172 Cuba
T: 284 419 900

VER MAIS
69
MUNICÍPIOS
SAUDÁVEIS
.
Alcochete
.
Alenquer
.
Alfândega da Fé
.
Almada
.
Almodôvar
.
Alvito
.
Amadora
.
Amares
.
Avis
.
Azambuja
.
Barrancos
.
Barreiro
.
Braga
.
Bragança
.
Calheta (Açores)
.
Castro Marim
.
Chamusca
.
Coimbra
.
Cuba
.
Figueira da Foz
.
Golegã
.
Gondomar
.
Grândola
.
Guarda
.
Lagoa (Açores)
.
Lagoa (Algarve)
.
Lisboa
.
Loulé
.
Loures
.
Lourinhã
.
Lousã
.
Maia
.
Matosinhos
.
Miranda do Corvo
.
Monchique
.
Monção
.
Montijo
.
Odemira
.
Odivelas
.
Oeiras
.
Palmela
.
Paredes
.
Penafiel
.
Pombal
.
Ponta Delgada
.
Portimão
.
Porto
.
Porto Santo
.
Póvoa de Lanhoso
.
Ribeira Grande
.
Santo Tirso
.
São Roque do Pico
.
Seixal
.
Serpa
.
Sesimbra
.
Setúbal
.
Soure
.
Tavira
.
Tábua
.
Torres Vedras
.
Valença
.
Valongo
.
Viana do Alentejo
.
Viana do Castelo
.
Vidigueira
.
Vila Franca de Xira
.
Vila Nova de Famalicão
.
Vila Pouca de Aguiar
.
Vila Real
 Um município saudável é 
 inclusivo, sensível e para 
 todos os cidadãos 
A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis é uma associação que tem como missão apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projeto Cidades Saudáveis nos municípios que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos.

Notícias

Celebrações do Dia Mundial da Saúde 2023: Programa de Atividades - Parte 2

 

 

 

MUNICÍPIO

NOME DA ATIVIDADE

DATA

PÚBLICO-ALVO

INFORMAÇÃO

LINKS

Loures

Comemorações do Dia Mundial da Saúde: Saúde para Todos

 

2 de abril

População em geral

A Câmara Municipal de Loures vai promover, no dia 2 de abril, um conjunto de atividades sob o tema Saúde para Todos, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde, que irão decorrer no Parque Adão Barata e no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Loures.

 

As atividades irão decorrer entre as 10 e as 13 horas, com iniciativas desportivas, avaliações, rastreios, e ações de sensibilização. Poderá ainda visitar a exposição Do João Semana à Unidade de Saúde Familiar e visualizar um filme da Direção-Geral da Saúde.

 

A participação é livre e gratuita.

 

CM Loures


 

Monção

Bike Paper

7 de abril

Famílias

O Município de Monção irá celebrar o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Mundial da Saúde no dia 7 de abril através de um Bike Paper destinado a todas as famílias, com inicio às 10:00 horas, na Piscina Municipal de Monção.

 

A participação é gratuita para todas as famílias, mediante inscrição. As condições de participação são as seguintes:

- A participação é gratuita;

- Devem ser constituídos grupos de 2 (mínimo) a 6 (máximo), os grupos têm que ser constituídos, obrigatoriamente por um adulto e uma criança;

- Possuir bicicleta;

- Obrigatório o uso de capacete.

 

Inscrições:

https://yep.pt/cL2M

de 27 de março a 4 de abril

 

Estas iniciativas procuram sensibilizar os munícipes para um investimento mais intencional na sua saúde e na procura de atividade física que promova o bem estar físico e mental do indivíduo.

 

CM Monção


Montijo

Mês da Saúde

Ao longo do mês de abril

População em geral

Caminhada Saúde para todos/as!

2 de abril, 9h30, Partida junto ao Salão de Festas da Santa Casa da Misericórdia de Canha

16 de abril, 10h00, Partida junto ao Espaço LoucaMente/Bairro da Calçada

 

Show Cooking Alimentação Saudável

15 de abril, 15h00, Auditório da Junta de Freguesia de Pegões

 

Dia da Atividade Física

6 de abril, 10h00, Praça da República

 

Corrida e Caminhada

25 de abril, 10h00, Partida da Praça da República

 

Workshop “Uma Vida Saudável, Produtiva e com Sentido”

27 de abril, 9h00 às 18h00, Casa do Ambiente

 

Caminhada e Passeio de Bicicleta

30 de abril, 10h00, Partida dos Bombeiros Voluntários Canha

 

CM Montijo

Odivelas

Odivelas, com Saúde!

1 a 6 de abril

População em geral

No âmbito do Dia Mundial da Saúde, que se celebra a 7 de abril, com o tema da Saúde Para Todos, a autarquia irá promover de 1 a 6 de abril, o evento - Odivelas, com Saúde!. Este evento envolve um conjunto de atividades destinadas a sensibilizar a comunidade para a importância da adoção de estilos de vida saudáveis. Neste sentido, realizar-se-á uma sessão informativa referente à alimentação, cujo objetivo é sensibilizar a população para escolhas alimentares mais saudáveis e conscientes e será lançado nos meios digitais da CMO o Guião de implementação do projeto - Saber Comer é Saber Escolher.

 

Destinadas à população sénior, serão levadas a cabo ações de sensibilização sobre a prevenção de quedas, dinamizadas pela UCC – Nostra Pontinha, bem como sobre a utilização da internet de forma segura dinamizada pelo Centro Nacional de Cibersegurança/Centro de Internet Segura. No âmbito da Saúde Mental, foram ministradas pelo Centro Comunitário de Saúde Mental de Odivelas, duas ações de sensibilização sobre Ansiedade, Depressão e Burnout, aos docentes do Agrupamento de Escolas Moinhos da Arroja.

 

Será ainda possível realizar, em diversas Freguesias, rastreios gratuitos à glicémia, índice de massa corporal e tensão arterial, realizados nas farmácias do concelho que aderiram a este evento, nomeadamente: Aniceto Ferronha (Ramada); Azevedo, Irmão & Veiga (Ramada); Silva Monteiro (Ramada); Das Colinas (Odivelas); Santo Adrião (Póvoa de Sto. Adrião); Cruzeiro (Odivelas); Universo (Caneças); Nova (Olival Basto); Da Paiã (Pontinha); Jardim da Amoreira (Ramada) e Nabais Vicente (Odivelas). Promovida pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST, IP), em colaboração com a Associação Dadores de Sangue de Odivelas (ADSO), decorrerá ainda uma campanha de recolha de sangue destinada aos trabalhadores/as da autarquia.

 

CM Odivelas


Oeiras

Comemorações do Dia Mundial da Saúde

10 a 16 de abril

População em geral

Dia Mundial da Saúde

Sinalização da data comemorativa com uma notícia nos meios de comunicação institucionais, aludindo à importância simbólica deste dia e fazendo referência, não só à atividade municipal nesta matéria, como à Exposição “Oeiras pela Sua Saúde”, patente no Passeio Marítimo de Oeiras, e às atividades que irão decorrer na semana de 10 a 16 de abril.

 

Cuidar da Saúde no Oeiras Parque

Data: 14 a 16 de abril

Hora: 10h30 às 20h00

Local: Centro Comercial Oeiras Parque

Iniciativa que irá reunir vários lojistas com serviços na área da saúde que irão realizar check-up’s gratuitos/rastreios (clínica, ortopedia, dermocosmética, higiene oral, visão, audição, nutrição, fisioterapia) aos seus visitantes, numa ação que pretende cuidar da saúde de quem o visita. O Município estará também presente num stand onde serão divulgadas todas as ações e projetos do Município no âmbito da saúde.

 

Atividade física

Data: 16 de abril

Hora: Manhã

Local: Parque dos Poetas

Realização de uma atividade física no jardim do Parque dos Poetas, junto ao Templo da Poesia, promovida pelo Município.

 

 CM Oeiras



 

 


 


LISTA DE NOTÍCIAS