Coordenação

PAULO ALEXANDRE SILVA

Presidente do Conselho de Administração

 

MIRIEME FERREIRA

Coordenadora Técnica

VER MAIS
Ler + Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis
Ler + Coordenação
Ler + Organograma

Organograma
Órgão deliberativo, constituído por todos os associados. Integram, atualmente, a mesa da assembleia os municípios de Viana do Castelo, Odivelas e Miranda do Corvo.
Composto por um técnico de cada município associado.
Órgão executivo composto por cinco municípios eleitos pela assembleia intermunicipal. Atualmente composto pelo Seixal, Lisboa, Montijo, Setúbal e Torres Vedras.
Estatutos

A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis rege-se pelos estatutos publicados no Diário da República – III Série (N.º 5/98 de 7 de janeiro de 1998). Estes estatutos sofreram alterações em escritura a dezembro de 2015, incluindo a alteração da designação da Associação.

DOWNLOAD DOS ESTATUTOS

Parcerias

Porque trabalhar em rede significa, entre outras coisas, potenciar as parcerias existentes, a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis consolida-se no alargado leque de parceiros locais e (...)
VER MAIS
Alguns membros RPCS


VER MAIS



"UMA CIDADE SAUDÁVEL É AQUELA QUE ESTÁ CONTINUAMENTE A CRIAR E A DESENVOLVER OS SEUS AMBIENTES FÍSICO E SOCIAL, E A EXPANDIR OS RECURSOS COMUNITÁRIOS QUE PERMITEM ÀS PESSOAS APOIAREM-SE MUTUAMENTE NAS VÁRIAS DIMENSÕES DA SUA VIDA E NO DESENVOLVIMENTO DO SEU POTENCIAL MÁXIMO."


GOLDSTEIN E KICKBUSCH (1996)

ÚLTIMOS PROJETOS

Grândola
Não Deixar Ninguém para Trás

O QUE É?

Projeto de inclusão social que pretende criar oportunidades a todos/as através da oferta de atividades/workshops em 7 áreas: Música; Teatro; Artes Plásticas; Surf Adaptado; Ioga e Meditação; Ginástica; Pedalar sem barreiras.

 

O QUE FAZ?

Até dezembro de 2023, os workshops das 7 áreas acima descritas, estarão disponíveis gratuitamente no concelho de Grândola. 

 

A QUEM SE DESTINA?

Para todas as pessoas, independentemente da sua funcionalidade física ou intelectual, religião, origem étnica, nacionalidade, profissão,...

 

QUE RESULTADOS FORAM ATINGIDOS?

O projeto encontra-se em marcha desde setembro de 2022, onde se completaram as parcerias e a fase de divulgação. Os workshops começaram em dezembro e já conta com 47 inscrições.

 

QUAIS AS PARCERIAS?

Câmara Municipal de Grândola; Junta de Freguesia de Grândola e Santa Margarida da Serra; Junta de Freguesia de Melides; Casa do Povo de Melides; Lufada D'ideias, Associação Cultural; CERCI Grândola; Universidade Sénior; Passo a Passo, Associação de Desenvolvimento do Torrão; Associação de Desenvolvimento e Apoio Integrado de Cadoços; Associação de Amigos e Moradores da Silha do Pascoal; Associação Cultural e Desportiva Aldeia do Futuro; Associação de Moradores e Amigos da
Aldeia do Pico; Junta de Freguesia do Carvalhal; Juventude Desportiva do Carvalhal; Junta de Freguesia de Azinheira dos Barros e S. Mamede de Sádão; Casa do Povo de Azinheira dos Barros; Centro Comunitário do Lousal

 

QUAIS OS CONTACTOS DE REFERÊNCIA?

Centro de Artes para a Inclusão

Núcleo Pais em Rede de Grândola


E: naodeixarninguemparatras.per@gmail.com

T: 935 304 287

Grândola
Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola

O QUE É?

O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola é um local constituído por um conjunto vasto de instalações (gabinete de apoio técnico, percursos definidos para a marcha e corrida, pista de atletismo, materiais e acessórios da modalidade de atletismo, balneários, bebedouros e zonas de repouso), onde os munícipes inscritos poderão realizar em segurança, as atividades físicas que se desenvolvem, com acompanhamento permanente dos técnicos especializados.

O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola integra o conjunto de 107 Centros Municipais de Marcha e Corrida existentes em Portugal e Ilhas, e foi inaugurado em maio de 2017, tendo sido o primeiro Centro Municipal a abrir portas no distrito de Setúbal.

O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola resulta da ativação e implementação do Programa Nacional de Marcha e Corrida.
O Programa Nacional de Marcha e Corrida é um projeto desportivo impulsionado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e pela Federação Portuguesa de Atletismo.

 

O QUE FAZ?

O Centro Municipal de Grândola e Corrida de Grândola desenvolve a realização orientada e acompanhada de treinos de marcha e corrida, o aperfeiçoamento da técnica da corrida e da melhoria da condição física dos seus praticantes, 3 vezes por semana com a duração de 90 minutos cada, à 2ª, 4ª e 5ª feira, entre as 19h00 e as 20h30, no Parque Desportivo Municipal de Grândola.
Promove a mobilização da população em geral para a prática desportiva e com isso melhorar os índices de saúde e aptidão física.
Promove e combate a obesidade e o sedentarismo.
Desenvolve e reforça junto da população, um ambiente encorajador de um estilo de vida ativo.
Contribui para o aumento de praticantes de marcha e corrida nos concelhos aderentes ao projeto.
Promove a integração e a socialização dos praticantes.

 

A QUEM SE DESTINA?

Destina-se a todos os indivíduos com idade igual ou superior a 16 anos, que detenham condições de saúde para realizarem as atividades propostas e desenvolvidas pelo Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola.
Para a frequência regular aos treinos deste Centro Municipal, será necessário efetuar a inscrição no Programa Nacional de Marcha e Corrida, que consequentemente originará e ativará o seguro de acidentes pessoais dos praticantes amadores e dos agentes desportivos. Este seguro é válido desde o momento da inscrição até ao dia 31 de julho de cada ano.

 

QUE RESULTADOS FORAM ATINGIDOS?

Atraiu o interesse e o gosto para a prática regular de marcha e corrida, tornando os praticantes mais ativos e menos sedentários.
Aos que se iniciaram na Corrida, foi incutido o espírito de competição por via da participação dos praticantes em competições de atletismo.
Melhor entendimento dos benefícios que a prática regular de exercício físico proporciona à saúde de cada individuo.
Desde a sua inauguração e até ao momento já se inscreveram cerca de 250 munícipes.

 

QUAIS AS PARCERIAS?

Clube Amiciclo de Grândola e Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano.

 

QUAIS OS CONTACTOS DE REFERÊNCIA?

Câmara Municipal de Grândola
T: 269 450 085

E: desporto.juventude@cm-grandola.pt

 

VER MAIS
65
MUNICÍPIOS
SAUDÁVEIS
.
Alenquer
.
Alfândega da Fé
.
Almada
.
Almodôvar
.
Alvito
.
Amadora
.
Amares
.
Avis
.
Azambuja
.
Barrancos
.
Barreiro
.
Braga
.
Bragança
.
Calheta (Açores)
.
Castro Marim
.
Chamusca
.
Coimbra
.
Cuba
.
Figueira da Foz
.
Golegã
.
Gondomar
.
Grândola
.
Guarda
.
Lagoa (Açores)
.
Lagoa (Algarve)
.
Lisboa
.
Loulé
.
Loures
.
Lourinhã
.
Lousã
.
Maia
.
Matosinhos
.
Miranda do Corvo
.
Monchique
.
Monção
.
Montijo
.
Odemira
.
Odivelas
.
Oeiras
.
Palmela
.
Penafiel
.
Pombal
.
Ponta Delgada
.
Portimão
.
Porto
.
Porto Santo
.
Póvoa de Lanhoso
.
Ribeira Grande
.
Santo Tirso
.
São Roque do Pico
.
Seixal
.
Serpa
.
Sesimbra
.
Setúbal
.
Soure
.
Tavira
.
Tábua
.
Torres Vedras
.
Valongo
.
Viana do Alentejo
.
Viana do Castelo
.
Vidigueira
.
Vila Franca de Xira
.
Vila Nova de Famalicão
.
Vila Real
 Um município saudável é 
 inclusivo, sensível e para 
 todos os cidadãos 
A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis é uma associação que tem como missão apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projeto Cidades Saudáveis nos municípios que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos.

Notícias

Agenda Online de Atividades: outubro de 2021 - Parte 4

 

 

AGENDA DE ATIVIDADES DOS MUNICÍPIOS

DA REDE PORTUGUESA DE MUNICÍPIOS SAUDÁVEIS


SERPA

(www.cm-serpa.pt)


NOME DA ATIVIDADE

DATA/HORA/LOCAL

PÚBLICO-ALVO

INFORMAÇÃO

LINKS

Gente em Movimento

Todos os dias de segunda a sexta-feira 9h30

 

População Sénior

Atividade Física para seniores:

Ginástica, Hidroginastica, Natação Sénior e Boccia Sénior

Mais informações

Caminhada “Vamos conhecer o concelho a pé”

 

Domingo 24 de outubro

9h00

Todos

Caminhada com um percurso de 13 Km (aprox), de Acoça Lobos a Santa Iria, em estradão de terra batida, de média dificuldade.

 





VILA FRANCA DE XIRA

(www.cm-vfxira.pt)

 

NOME DA ATIVIDADE

DATA/HORA/LOCAL

PÚBLICO-ALVO

INFORMAÇÃO

LINKS

Feira Anual e Salão de Artesanato

1 a 17 de outubro

Comunidade em geral

Passado um ano de interregno da realização da Feira Anual e Salão de Artesanato, retomamos o convívio e vivemos as tradições, dobrando o tempo para também recuperar as compras na feira franca e no Salão de Artesanato, este que contará com mais de uma centena de artesãos de inúmeras regiões.

No recinto exterior voltaremos ao conforto das farturas quentinhas, ao aroma das castanhas nos assadores e às gargalhadas arrancadas pelos carrosséis e diversões para miúdos e graúdos.

 

Programa

Serviços Educativos Municipais 2021/2022

 

N/A

Comunidade educativa

No arranque deste novo ano letivo, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira volta a promover um conjunto de atividades dinamizadas por diferentes serviços municipais, ao longo dos próximos meses, dirigidas à comunidade educativa, mas igualmente às famílias, público sénior e outros grupos.

 

Programa

 

Concelho de Vila Franca de Xira com oferta de Cursos Técnicos Superiores Profissionais no Ano Letivo 2021/2022

 

N/A

Comunidade educativa

A oferta pública de formação inicial superior no Concelho de Vila Franca de Xira vai ser uma realidade já no Ano Letivo 2021 / 2022.

Mais informações

 

Comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental

8 de outubro

 

Museu do Neo - Realismo

Alunos do ensino secundário

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental, a Divisão de Saúde e Solidariedade, exibirá o filme de “The Father” – “O Pai”. A sessão tem como destinatários privilegiados os alunos do 12.º ano de escolaridade que frequentem a disciplina opcional de Psicologia.

 

 

 

Comemorações do Dia Mundial da Alimentação

16 de outubro

Comunidade em geral

Inserido no Dia Mundial da Alimentação, a Divisão de Saúde e Solidariedade, irá proceder à divulgação nos canais digitais da Autarquia, de receitas de lanches saudáveis bem como de um guia de alimentação saudável.

 

 

 



VILA NOVA DE FAMALICÃO

(www.cm-vnfamalicao.pt)

 

NOME DA ATIVIDADE

DATA/HORA/LOCAL

PÚBLICO-ALVO

INFORMAÇÃO

LINKS

Programa ABEM- Rede Solidária do medicamento

Todos os meses do ano

Famílias carenciadas, referenciadas pelo departamento de ação social do Município

O programa tem por destinatários, em geral, os indivíduos beneficiários de prestações sociais de solidariedade, mas igualmente todos os que se deparem com uma situação inesperada de carência económica decorrente de desemprego involuntário ou de doença incapacitante, entre outras situações

 

Contactos:

E: gav.spmf@famalicao.pt

T: 252 320 900

 

Mais informações

Comparticipação do Município para a aquisição de um ressuscitador neonatal

 

Recém-nascidos

Esta aquisição visa a resposta a uma realidade socio-infantil que se prende com o período de maior risco para o recém-nascido. Cerca de 65% das mortes no primeiro ano de vida, ocorrem no período neonatal que vai desde o nascimento até ao primeiro mês de vida.Atendendo a que se tem verificadoo aumento da natalidade no concelho de Vila Nova de Famalicão, torna-se relevante a aquisição deste instrumento médico para que se possa garantir a sobrevivência em caso de insuficiência respiratória.

 

Contactos:

E: gav.spmf@famalicao.pt

T: 252 320 900

 

Mais informações

Programa desportivo Mais e Melhores Anos

Todos os dias

Pessoas portadoras de deficiência, pessoas com mais de 65 anos, pessoas com idade abaixo dos 65 desde que reformadas

Proporciona a prática de exercício físico e atividades desportivas de forma regular e orientada por técnicos especializados, a três grupos específicos da população, com disciplinas e atividades direcionadas para cada público-alvo.

 

Contactos:

E: gav.spmf@famalicao.pt

T: 252 320 900

 

Mais informações

 




LISTA DE NOTÍCIAS