Coordenação

PAULO ALEXANDRE SILVA

Presidente do Conselho de Administração

 

MIRIEME FERREIRA

Coordenadora Técnica

VER MAIS
Ler + Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis
Ler + Coordenação
Ler + Organograma

Organograma
Órgão deliberativo, constituído por todos os associados. Integram, atualmente, a mesa da assembleia os municípios de Viana do Castelo, Odivelas e Miranda do Corvo.
Composto por um técnico de cada município associado.
Órgão executivo composto por cinco municípios eleitos pela assembleia intermunicipal. Atualmente composto pelo Seixal, Lisboa, Montijo, Setúbal e Torres Vedras.
Estatutos

A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis rege-se pelos estatutos publicados no Diário da República – III Série (N.º 5/98 de 7 de janeiro de 1998). Estes estatutos sofreram alterações em escritura a dezembro de 2015, incluindo a alteração da designação da Associação.

DOWNLOAD DOS ESTATUTOS

Parcerias

Porque trabalhar em rede significa, entre outras coisas, potenciar as parcerias existentes, a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis consolida-se no alargado leque de parceiros locais e (...)
VER MAIS
Alguns membros RPCS


VER MAIS



"UMA CIDADE SAUDÁVEL É AQUELA QUE ESTÁ CONTINUAMENTE A CRIAR E A DESENVOLVER OS SEUS AMBIENTES FÍSICO E SOCIAL, E A EXPANDIR OS RECURSOS COMUNITÁRIOS QUE PERMITEM ÀS PESSOAS APOIAREM-SE MUTUAMENTE NAS VÁRIAS DIMENSÕES DA SUA VIDA E NO DESENVOLVIMENTO DO SEU POTENCIAL MÁXIMO."


GOLDSTEIN E KICKBUSCH (1996)

ÚLTIMOS PROJETOS

Grândola
Não Deixar Ninguém para Trás

O QUE É?

Projeto de inclusão social que pretende criar oportunidades a todos/as através da oferta de atividades/workshops em 7 áreas: Música; Teatro; Artes Plásticas; Surf Adaptado; Ioga e Meditação; Ginástica; Pedalar sem barreiras.

 

O QUE FAZ?

Até dezembro de 2023, os workshops das 7 áreas acima descritas, estarão disponíveis gratuitamente no concelho de Grândola. 

 

A QUEM SE DESTINA?

Para todas as pessoas, independentemente da sua funcionalidade física ou intelectual, religião, origem étnica, nacionalidade, profissão,...

 

QUE RESULTADOS FORAM ATINGIDOS?

O projeto encontra-se em marcha desde setembro de 2022, onde se completaram as parcerias e a fase de divulgação. Os workshops começaram em dezembro e já conta com 47 inscrições.

 

QUAIS AS PARCERIAS?

Câmara Municipal de Grândola; Junta de Freguesia de Grândola e Santa Margarida da Serra; Junta de Freguesia de Melides; Casa do Povo de Melides; Lufada D'ideias, Associação Cultural; CERCI Grândola; Universidade Sénior; Passo a Passo, Associação de Desenvolvimento do Torrão; Associação de Desenvolvimento e Apoio Integrado de Cadoços; Associação de Amigos e Moradores da Silha do Pascoal; Associação Cultural e Desportiva Aldeia do Futuro; Associação de Moradores e Amigos da
Aldeia do Pico; Junta de Freguesia do Carvalhal; Juventude Desportiva do Carvalhal; Junta de Freguesia de Azinheira dos Barros e S. Mamede de Sádão; Casa do Povo de Azinheira dos Barros; Centro Comunitário do Lousal

 

QUAIS OS CONTACTOS DE REFERÊNCIA?

Centro de Artes para a Inclusão

Núcleo Pais em Rede de Grândola


E: naodeixarninguemparatras.per@gmail.com

T: 935 304 287

Grândola
Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola

O QUE É?

O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola é um local constituído por um conjunto vasto de instalações (gabinete de apoio técnico, percursos definidos para a marcha e corrida, pista de atletismo, materiais e acessórios da modalidade de atletismo, balneários, bebedouros e zonas de repouso), onde os munícipes inscritos poderão realizar em segurança, as atividades físicas que se desenvolvem, com acompanhamento permanente dos técnicos especializados.

O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola integra o conjunto de 107 Centros Municipais de Marcha e Corrida existentes em Portugal e Ilhas, e foi inaugurado em maio de 2017, tendo sido o primeiro Centro Municipal a abrir portas no distrito de Setúbal.

O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola resulta da ativação e implementação do Programa Nacional de Marcha e Corrida.
O Programa Nacional de Marcha e Corrida é um projeto desportivo impulsionado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e pela Federação Portuguesa de Atletismo.

 

O QUE FAZ?

O Centro Municipal de Grândola e Corrida de Grândola desenvolve a realização orientada e acompanhada de treinos de marcha e corrida, o aperfeiçoamento da técnica da corrida e da melhoria da condição física dos seus praticantes, 3 vezes por semana com a duração de 90 minutos cada, à 2ª, 4ª e 5ª feira, entre as 19h00 e as 20h30, no Parque Desportivo Municipal de Grândola.
Promove a mobilização da população em geral para a prática desportiva e com isso melhorar os índices de saúde e aptidão física.
Promove e combate a obesidade e o sedentarismo.
Desenvolve e reforça junto da população, um ambiente encorajador de um estilo de vida ativo.
Contribui para o aumento de praticantes de marcha e corrida nos concelhos aderentes ao projeto.
Promove a integração e a socialização dos praticantes.

 

A QUEM SE DESTINA?

Destina-se a todos os indivíduos com idade igual ou superior a 16 anos, que detenham condições de saúde para realizarem as atividades propostas e desenvolvidas pelo Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola.
Para a frequência regular aos treinos deste Centro Municipal, será necessário efetuar a inscrição no Programa Nacional de Marcha e Corrida, que consequentemente originará e ativará o seguro de acidentes pessoais dos praticantes amadores e dos agentes desportivos. Este seguro é válido desde o momento da inscrição até ao dia 31 de julho de cada ano.

 

QUE RESULTADOS FORAM ATINGIDOS?

Atraiu o interesse e o gosto para a prática regular de marcha e corrida, tornando os praticantes mais ativos e menos sedentários.
Aos que se iniciaram na Corrida, foi incutido o espírito de competição por via da participação dos praticantes em competições de atletismo.
Melhor entendimento dos benefícios que a prática regular de exercício físico proporciona à saúde de cada individuo.
Desde a sua inauguração e até ao momento já se inscreveram cerca de 250 munícipes.

 

QUAIS AS PARCERIAS?

Clube Amiciclo de Grândola e Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano.

 

QUAIS OS CONTACTOS DE REFERÊNCIA?

Câmara Municipal de Grândola
T: 269 450 085

E: desporto.juventude@cm-grandola.pt

 

VER MAIS
65
MUNICÍPIOS
SAUDÁVEIS
.
Alenquer
.
Alfândega da Fé
.
Almada
.
Almodôvar
.
Alvito
.
Amadora
.
Amares
.
Avis
.
Azambuja
.
Barrancos
.
Barreiro
.
Braga
.
Bragança
.
Calheta (Açores)
.
Castro Marim
.
Chamusca
.
Coimbra
.
Cuba
.
Figueira da Foz
.
Golegã
.
Gondomar
.
Grândola
.
Guarda
.
Lagoa (Açores)
.
Lagoa (Algarve)
.
Lisboa
.
Loulé
.
Loures
.
Lourinhã
.
Lousã
.
Maia
.
Matosinhos
.
Miranda do Corvo
.
Monchique
.
Monção
.
Montijo
.
Odemira
.
Odivelas
.
Oeiras
.
Palmela
.
Penafiel
.
Pombal
.
Ponta Delgada
.
Portimão
.
Porto
.
Porto Santo
.
Póvoa de Lanhoso
.
Ribeira Grande
.
Santo Tirso
.
São Roque do Pico
.
Seixal
.
Serpa
.
Sesimbra
.
Setúbal
.
Soure
.
Tavira
.
Tábua
.
Torres Vedras
.
Valongo
.
Viana do Alentejo
.
Viana do Castelo
.
Vidigueira
.
Vila Franca de Xira
.
Vila Nova de Famalicão
.
Vila Real
 Um município saudável é 
 inclusivo, sensível e para 
 todos os cidadãos 
A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis é uma associação que tem como missão apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projeto Cidades Saudáveis nos municípios que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos.

Notícias

Agenda Online de Atividades: novembro de 2021 - Parte 2

 

 

 

AGENDA DE ATIVIDADES DOS MUNICÍPIOS

DA REDE PORTUGUESA DE MUNICÍPIOS SAUDÁVEIS


 

LOURES

(www.cm-loures.pt)

 

NOME DA ATIVIDADE

DATA/HORA/LOCAL

PÚBLICO-ALVO

INFORMAÇÃO

LINKS

Tardes Mágicas

"A Menina de Papel"

 

6 de novembro

15h00

 

Biblioteca Municipal Ary dos Santos, em Sacavém

Destinada a crianças a partir dos quatro anos de idade e respetivos acompanhantes.

A menina de papel morava numa caixa pousada no chão. Não era uma caixa qualquer, era uma caixa de cartão”, assim será a animação das Tardes Mágicas, produzida e realizada pela equipa de animação da Rede de Bibliotecas Municipais de Loures.

A atividade é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia obrigatória, através do endereço eletrónico bmasprogramacao@cm-loures.pt. O acesso é condicionado às normas vigentes no quadro da pandemia de Covid-19.

 

Mais informações

 

Cartaz

 

 

Sábados em Cheio

"As mais belas coisas do mundo"

6 de novembro

15h00

 

Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures

Crianças a partir dos quatro anos de idade e respetivos acompanhantes.

 

Neste livro de Valter Hugo Mãe, encontramos a história de um menino que, dentro do abraço do avô, procura encontrar respostas para os mistérios da vida. O avô, que tem ar de caçador de tesouros, revela-lhe o maior de todos para curar a tristeza e a despedida: o encanto. Um conto profundamente comovente sobre a força dos afetos e da memória dos avós.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia obrigatória, através do endereço eletrónico bmjsprogramacao@cm-loures.pt.

 

Mais informações

 

Cartaz

 

 

Santo Antão do Tojal:

O barroco em todo o seu esplendor

 

13 de novembro

Partida: 10h00

Palácio dos Arcebispos

 

População em geral

Promovida pela Câmara Municipal de Loures, esta caminhada convida a uma viagem pela arquitetura barroca ao serviço do primeiro patriarca de Lisboa e do seu rei – o Magnânimo –, bem como pela vivência de corte num paço monumental, obra de um famoso arquiteto romano. Com uma distância de um quilómetro e meio, o percurso terá como locais de interesse: Palácio dos Arcebispos, igreja paroquial, Fonte Monumental, aqueduto, chafariz público, casa e busto de Avelar Brotero, entre outros.

Para participar, basta inscrever-se, até ao dia 11 de novembro, através do endereço eletrónico se_ceramica@cm-loures.pt ou dos telefones 211 151 085 / 211 151 086. A participação está sujeita a um limite máximo de 20 participantes, estando o acesso condicionado às normas vigentes no quadro da pandemia de Covid-19.

 

Mais informações

 

Cartaz

 

 

Comunidade Poesia Fiada

 

20 de novembro 10h30 – 12h30

 

Biblioteca Municipal Ary dos Santos

População em geral

O objetivo é a construção de ‘panos-postal’ através da arte, da poesia e de grandes temas da sociedade, onde cada um tece a sua mensagem com fios, cores e imagens. O objetivo da Comunidade Poesia Fiada é sensibilizar a comunidade internacional para a importância da educação através da arte, fomentar projetos concretos, promover a diversidade cultural, o diálogo intercultural e a coesão social. Os ‘panos-postal’ irão depois integrar uma rede de partilha internacional, através de uma exposição coletiva que acolhe todos os panos elaborados, juntando-se àqueles que se encontram em exposição na Biblioteca Municipal Ary dos Santos, em Sacavém.

A participação é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia, através do endereço de correio eletrónico bmas@cm-loures.pt ou pelo telefone 211 150 665.

 

Mais informações

 

Visita guiada à Galeria de Arte Pública

 

 

27 de novembro

10:00h

 

Loja GAP da Quinta do Mocho Praceta 11 de Novembro, 76, Loja B Dta.

Geral

A Câmara Municipal de Loures convida a participar na visita guiada à Galeria de Arte Pública da Quinta do Mocho, em Sacavém,

As marcações deverão ser feitas através do endereço eletrónico louresartepublica@cm-loures.pt ou do telefone 211 150 164. A participação está limitada a dez pessoas, estando o acesso condicionado às normas vigentes no quadro da pandemia de Covid-19.

Mais informações

 

 

 



MAIA

(www.cm-maia.pt)

 

NOME DA ATIVIDADE

DATA/HORA/LOCAL

PÚBLICO-ALVO

INFORMAÇÃO

LINKS

Exposição “Uma maiata por África”

5 a 28 de novembro

segunda a domingo

08h00 – 23h00

 

Centro Comercial Maia Jardim


Público em geral

Conheça, através das suas palavras e fotografias, a história de Cristina Sousa, uma maiata, cujo espírito de missão, a levou a partir para África como leiga missionária comboniana e a realizar trabalho de apoio a uma comunidade em especial, na República Centro Africana.

Entrada gratuita.

Mais informações

 

O BaZe Oficina – Fablab Maia

 

Galeria 4 do Fórum da Maia

Público em geral

O BaZe Oficina – Fablab Maia, pretende ser um laboratório de fabricação digital destinado a toda a comunidade, para colocar à prova a imaginação na construção de projetos nas mais variadas áreas, tendo sempre como objetivo principal a partilha comunitária de conteúdos, projetos e experiências.

Marcação de visitas através: baze.oficina@cm-maia.pt

 

Mais informações

 

Exposição “500 Anos do Foral da Maia”

Terça-feira a sábado

09h00 – 12h30

14h00 – 17h30

 

Museu de História e Etnologia da Terra da Maia

Público em geral

Exposição que assinala os 500 Anos do Foral da Maia, e pretende levar o visitante numa viagem no tempo, desde o século XI até ao século XVI, contando a história dos forais e, particularmente, do foral da Maia, mas também a história do território maiato e das suas gentes. Entrada gratuita.

 

Facebook

 



 

MONTIJO

(www.mun-montijo.pt)

 

NOME DA ATIVIDADE

DATA/HORA/LOCAL

PÚBLICO-ALVO

INFORMAÇÃO

LINKS

Ação de Capacitação

"Práticas Colaborativas com Pessoas e Famílias em situação de elevada vulnerabilidade"

16 novembro

9h30

Técnicos da Rede Social concelhia

Pretende-se abordar o papel do profissional que desenvolve a sua ação no âmbito da intervenção social e comunitária com públicos muito vulneráveis, nomeadamente pessoas em situação de sem abrigo e desenvolvimento de práticas colaborativas na relação profissional utente.

 

https://www.mun-montijo.pt/

WALK N" RUN

 

 

 

 

 

2ª feira Caminhada | 20h00

 

2ª/4ª/6ª feira Corrida | 20h15

 

Junto à Piscina Municipal do Montijo

 

População em geral

Atividade regular, para a população em geral, consiste numa caminhada de 5km e corrida de 10km com acompanhamento técnico, realizada ao longo da ciclovia com início e fim junto às Piscinas Municipais do Montijo. No final realiza-se alguns exercícios e alongamentos.

 

Contactos:

T: 212 327 779

E: desporto@mun-montijo.pt

https://www.mun-montijo.pt/

 

Ação de (in)formação e sensibilização "Afinal o que é a Felicidade?”

 

30 de novembro

15h00

 

Academia sénior de Sarilhos Grandes

Participantes dos projetos de envelhecimento ativo

Sessão de informação sobre o tema da Felicidade, dinamizada pelo Clube do Otimismo no âmbito dos projetos de envelhecimento ativo/ Gabinete Sénior nas freguesias de Montijo e Afonsoeiro.

https://www.mun-montijo.pt/

 




LISTA DE NOTÍCIAS