Coordenação

PAULO ALEXANDRE SILVA

Presidente do Conselho de Administração

 

MIRIEME FERREIRA

Coordenadora Técnica

VER MAIS
Ler + Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis
Ler + Coordenação
Ler + Organograma

Organograma
Órgão deliberativo, constituído por todos os associados. Integram, atualmente, a mesa da assembleia os municípios de Viana do Castelo, Odivelas e Miranda do Corvo.
Composto por um técnico de cada município associado.
Órgão executivo composto por cinco municípios eleitos pela assembleia intermunicipal. Atualmente composto pelo Seixal, Lisboa, Montijo, Setúbal e Torres Vedras.
Estatutos

A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis rege-se pelos estatutos publicados no Diário da República – III Série (N.º 5/98 de 7 de janeiro de 1998). Estes estatutos sofreram alterações em escritura a dezembro de 2015, incluindo a alteração da designação da Associação.

DOWNLOAD DOS ESTATUTOS

Parcerias

Porque trabalhar em rede significa, entre outras coisas, potenciar as parcerias existentes, a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis consolida-se no alargado leque de parceiros locais e (...)
VER MAIS
Alguns membros RPCS


VER MAIS



"UMA CIDADE SAUDÁVEL É AQUELA QUE ESTÁ CONTINUAMENTE A CRIAR E A DESENVOLVER OS SEUS AMBIENTES FÍSICO E SOCIAL, E A EXPANDIR OS RECURSOS COMUNITÁRIOS QUE PERMITEM ÀS PESSOAS APOIAREM-SE MUTUAMENTE NAS VÁRIAS DIMENSÕES DA SUA VIDA E NO DESENVOLVIMENTO DO SEU POTENCIAL MÁXIMO."


GOLDSTEIN E KICKBUSCH (1996)

ÚLTIMOS PROJETOS

Grândola
Não Deixar Ninguém para Trás

O QUE É?

Projeto de inclusão social que pretende criar oportunidades a todos/as através da oferta de atividades/workshops em 7 áreas: Música; Teatro; Artes Plásticas; Surf Adaptado; Ioga e Meditação; Ginástica; Pedalar sem barreiras.

 

O QUE FAZ?

Até dezembro de 2023, os workshops das 7 áreas acima descritas, estarão disponíveis gratuitamente no concelho de Grândola. 

 

A QUEM SE DESTINA?

Para todas as pessoas, independentemente da sua funcionalidade física ou intelectual, religião, origem étnica, nacionalidade, profissão,...

 

QUE RESULTADOS FORAM ATINGIDOS?

O projeto encontra-se em marcha desde setembro de 2022, onde se completaram as parcerias e a fase de divulgação. Os workshops começaram em dezembro e já conta com 47 inscrições.

 

QUAIS AS PARCERIAS?

Câmara Municipal de Grândola; Junta de Freguesia de Grândola e Santa Margarida da Serra; Junta de Freguesia de Melides; Casa do Povo de Melides; Lufada D'ideias, Associação Cultural; CERCI Grândola; Universidade Sénior; Passo a Passo, Associação de Desenvolvimento do Torrão; Associação de Desenvolvimento e Apoio Integrado de Cadoços; Associação de Amigos e Moradores da Silha do Pascoal; Associação Cultural e Desportiva Aldeia do Futuro; Associação de Moradores e Amigos da
Aldeia do Pico; Junta de Freguesia do Carvalhal; Juventude Desportiva do Carvalhal; Junta de Freguesia de Azinheira dos Barros e S. Mamede de Sádão; Casa do Povo de Azinheira dos Barros; Centro Comunitário do Lousal

 

QUAIS OS CONTACTOS DE REFERÊNCIA?

Centro de Artes para a Inclusão

Núcleo Pais em Rede de Grândola


E: naodeixarninguemparatras.per@gmail.com

T: 935 304 287

Grândola
Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola

O QUE É?

O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola é um local constituído por um conjunto vasto de instalações (gabinete de apoio técnico, percursos definidos para a marcha e corrida, pista de atletismo, materiais e acessórios da modalidade de atletismo, balneários, bebedouros e zonas de repouso), onde os munícipes inscritos poderão realizar em segurança, as atividades físicas que se desenvolvem, com acompanhamento permanente dos técnicos especializados.

O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola integra o conjunto de 107 Centros Municipais de Marcha e Corrida existentes em Portugal e Ilhas, e foi inaugurado em maio de 2017, tendo sido o primeiro Centro Municipal a abrir portas no distrito de Setúbal.

O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola resulta da ativação e implementação do Programa Nacional de Marcha e Corrida.
O Programa Nacional de Marcha e Corrida é um projeto desportivo impulsionado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e pela Federação Portuguesa de Atletismo.

 

O QUE FAZ?

O Centro Municipal de Grândola e Corrida de Grândola desenvolve a realização orientada e acompanhada de treinos de marcha e corrida, o aperfeiçoamento da técnica da corrida e da melhoria da condição física dos seus praticantes, 3 vezes por semana com a duração de 90 minutos cada, à 2ª, 4ª e 5ª feira, entre as 19h00 e as 20h30, no Parque Desportivo Municipal de Grândola.
Promove a mobilização da população em geral para a prática desportiva e com isso melhorar os índices de saúde e aptidão física.
Promove e combate a obesidade e o sedentarismo.
Desenvolve e reforça junto da população, um ambiente encorajador de um estilo de vida ativo.
Contribui para o aumento de praticantes de marcha e corrida nos concelhos aderentes ao projeto.
Promove a integração e a socialização dos praticantes.

 

A QUEM SE DESTINA?

Destina-se a todos os indivíduos com idade igual ou superior a 16 anos, que detenham condições de saúde para realizarem as atividades propostas e desenvolvidas pelo Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola.
Para a frequência regular aos treinos deste Centro Municipal, será necessário efetuar a inscrição no Programa Nacional de Marcha e Corrida, que consequentemente originará e ativará o seguro de acidentes pessoais dos praticantes amadores e dos agentes desportivos. Este seguro é válido desde o momento da inscrição até ao dia 31 de julho de cada ano.

 

QUE RESULTADOS FORAM ATINGIDOS?

Atraiu o interesse e o gosto para a prática regular de marcha e corrida, tornando os praticantes mais ativos e menos sedentários.
Aos que se iniciaram na Corrida, foi incutido o espírito de competição por via da participação dos praticantes em competições de atletismo.
Melhor entendimento dos benefícios que a prática regular de exercício físico proporciona à saúde de cada individuo.
Desde a sua inauguração e até ao momento já se inscreveram cerca de 250 munícipes.

 

QUAIS AS PARCERIAS?

Clube Amiciclo de Grândola e Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano.

 

QUAIS OS CONTACTOS DE REFERÊNCIA?

Câmara Municipal de Grândola
T: 269 450 085

E: desporto.juventude@cm-grandola.pt

 

VER MAIS
65
MUNICÍPIOS
SAUDÁVEIS
.
Alenquer
.
Alfândega da Fé
.
Almada
.
Almodôvar
.
Alvito
.
Amadora
.
Amares
.
Avis
.
Azambuja
.
Barrancos
.
Barreiro
.
Braga
.
Bragança
.
Calheta (Açores)
.
Castro Marim
.
Chamusca
.
Coimbra
.
Cuba
.
Figueira da Foz
.
Golegã
.
Gondomar
.
Grândola
.
Guarda
.
Lagoa (Açores)
.
Lagoa (Algarve)
.
Lisboa
.
Loulé
.
Loures
.
Lourinhã
.
Lousã
.
Maia
.
Matosinhos
.
Miranda do Corvo
.
Monchique
.
Monção
.
Montijo
.
Odemira
.
Odivelas
.
Oeiras
.
Palmela
.
Penafiel
.
Pombal
.
Ponta Delgada
.
Portimão
.
Porto
.
Porto Santo
.
Póvoa de Lanhoso
.
Ribeira Grande
.
Santo Tirso
.
São Roque do Pico
.
Seixal
.
Serpa
.
Sesimbra
.
Setúbal
.
Soure
.
Tavira
.
Tábua
.
Torres Vedras
.
Valongo
.
Viana do Alentejo
.
Viana do Castelo
.
Vidigueira
.
Vila Franca de Xira
.
Vila Nova de Famalicão
.
Vila Real
 Um município saudável é 
 inclusivo, sensível e para 
 todos os cidadãos 
A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis é uma associação que tem como missão apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projeto Cidades Saudáveis nos municípios que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos.

Notícias

Agenda Online de Atividades: Novembro 2019 - Parte 2

 

 

 

ODEMIRA


NOME DA ATIVIDADE

DATA/HORA/

LOCAL

PÚBLICO-ALVO

INFORMAÇÃO

LINKS

Cross dos Cavaleiros e Percurso Pedestre dos Cavaleiros

24 de novembro

09h00

Vale Santiago - Odemira

Toda a população

Prova desportiva composta por uma caminhada com 3 níveis de dificuldade diferentes e ainda uma prova de atletismo em terra batida que vai desde o escalão de Benjamins até ao escalão de veteranos. A participação tem um custo de 5,00€ com direito a almoço ou de 2,00€ sem almoço.

Mais informações

 

 

ODIVELAS

 

NOME DA ATIVIDADE

DATA/HORA/

LOCAL

PÚBLICO-ALVO

INFORMAÇÃO

LINKS

Sorrisos Saudáveis para Tod@s... - Consulta de Higiene Oral

4 de novembro

10h00 – 12h00

Em Unidade de Saúde

Utentes da

ACSMO (Associação Comunitária de Saúde Mental de Odivelas)

Este projeto que por norma é anual, tem como objetivos proporcionar meios para uma melhor saúde oral a pessoas com necessidades específicas de saúde, conduzindo à melhoria do estado de saúde geral e ao aumento da qualidade de vida, visando a redução dos níveis de cárie na dentição permanente, bem como, a prevalência e incidência de doenças periodontais (gengivais). Implica sessões de esclarecimento, rastreio e consulta de higiene oral, com respetivo encaminhamento em caso de necessidade.

Contactos:

T.: 219 320 970

E: gsi@cm-odivelas.pt


 

Comemoração do Dia do Cuidador:

1-Mostra de Entidades e Serviços de Apoio ao Cuidador;

2-Encontro do Cuidador Informal

 

5 de novembro

1-10h00 – 17h00


Centro de Exposições de Odivelas

 

14h00 – 16h00


Salão Nobre da Junta de Freguesia da Pontinha e Famões


Cuidadores (informais e formais), doentes, profissionais de saúde, técnicos da área social e população em geral

A Comemoração do Dia do Cuidador, vai acontecer no dia 5 de novembro em dois locais diferentes, e dinamizada/o:

1 – Unidade de Cuidados na Comunidade de Odivelas “Saúde a seu Lado”

2 – Unidade de Cuidados na Comunidade Nostra Pontinha.

Contactos:

T.: 219 320 970

E: gsi@cm-odivelas.pt

Cartaz


Programa Encontro

Workshop: “Cancro da Mama: Saúde e Ciência”

21 de novembro

Jovens alunos/as do 10.º ao 12.º ano de escolaridade, preferencialmente da área da saúde

Disponibilização, de forma gratuita, de ações de sensibilização e educação para a saúde, junto da comunidade educativa do Concelho de Odivelas (jovens adolescentes integradas/os no ensino secundário), ministradas pelo Fundo Imm-Laço: a caminha da cura, até ao máximo de uma sessão por escola. A sessão abordará os seguintes temas: o que é o cancro? o cancro da mama; comportamento saudável/estar atento; o que estamos a investigar?”

Contactos:

T.: 219 320 970

E: gsi@cm-odivelas.pt

 

 

Diabetes em Movimento

Mês de novembro

(2ª, 4ª e 6ª feira)

População com Diabetes

Programa de atividade física regular coordenado a nível nacional pela Direção-Geral da Saúde, destinado à população com Diabetes. Desenvolvido em Odivelas, no âmbito de uma parceria estabelecida com a USF Novo Mirante, consiste num conjunto de três sessões semanais de exercício físico, como um dos pilares da prevenção e controlo da Diabetes, tendo ainda um impacto significativo nas diversas complicações que esta doença origina.

Contactos:

T.: 219 320 970

E: gsi@cm-odivelas.pt

 

 

 

Comemorações do Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) “Já ouviu os seus pulmões hoje?”

21 de novembro

09h30 – 16h00


Centro de Exposições de Odivelas (CEO)

Doentes com DPOC e suas famílias, profissionais de saúde, trabalhadores/as municipais e população em geral

 

Enquadrada no Programa Municipal “Odivelas Sem Tabaco”, esta iniciativa pretende:

- Sensibilizar para a relevância e caráter silencioso da DPOC, bem como, para os sinais e sintomas;

- Capacitar o doente e família com conhecimentos e competências para gerir os sintomas respiratórios e a doença no seu quotidiano;

- Possibilitar a realização de espirometrias contribuindo para o diagnóstico precoce da DPOC.

 

Contactos:

T.: 219 320 970

E: gsi@cm-odivelas.pt

 

 

OEIRAS

 

NOME DA ATIVIDADE

DATA/HORA/

LOCAL

PÚBLICO-ALVO

INFORMAÇÃO

LINKS

Formação “ABRAÇAR A VIDA, ACEITANDO A MORTE”


16, 17, 23 e 24 de novembro

9h00 – 17h30

 

Centro da Juventude em Oeiras

População em geral, mas principalmente aos técnicos, profissionais e cuidadores informais que lidam frequentemente com o acompanhamento existencial da pessoa doente e sua família

Formação a realizar pela AMARA: Associação pela Dignidade na Vida e na Morte, com o tema: “ABRAÇAR A VIDA, ACEITANDO A MORTE”.

Esta formação irá decorrer durante dois fins de semana no mês de Novembro (4 dias) e é dirigida à população em geral, mas principalmente aos técnicos, profissionais e cuidadores informais que lidam frequentemente com o acompanhamento existencial da pessoa doente e sua família.

Programa

 

PALMELA

 

NOME DA ATIVIDADE

DATA/HORA/

LOCAL

PÚBLICO-ALVO

INFORMAÇÃO

LINKS

XI Fórum Social Palmela - IDADE +

 

21 de novembro

9h30 – 17h00


Biblioteca Municipal de Palmela – Palmela

Autarquias, Instituições Sociais, IPSS, Profissionais ligados à área do envelhecimento, estudantes, comunidade em geral.

 

 

Promover o debate a partir do conceito IDADE + como mote para uma reflexão centrada no envelhecimento e no importante papel dos municípios e de todos os seus agentes na promoção de um envelhecimento vivido com maior qualidade.

Org: CMPalmela e Rede Social Palmela

Contactos:

E:clasp@cm-palmela.pt

 

Mais informações

Semana(s) da Dança

4 a 30 de novembro

Público Infanto-Juvenil, Adulto, Sénior, Famílias e Comunidade Educativa Local

 

Celebra a dança com o objetivo de a tornar uma linguagem abrangente na sua prática e fruição. Com organização conjunta entre a Dançarte e a CMP, o programa é composto por espetáculos, aulas abertas, ateliês, residências, bailes e o concurso À volta da Dança.

Organização: DançArte e Câmara Municipal de Palmela

Contactos:

Cine -Teatro S. João, Palmela

T: 21 2336630

E: semana.passosecompassos.pt

 

Mais informações

Caminhada desportiva - “dia da floresta autóctone”

 

 

 

 

 

 

17 de novembro

9h00

 

População em geral a partir dos 6 anos;

 

Caminhada desportiva para celebrar o “Dia da Floresta Autóctone”

Grau de dificuldade (1 a 5): 2;

Distância: 11,7 kms;

Duração prevista: 3h30m;

Inscrição prévia gratuita - até ao dia 15/11/2019 (12horas)

 

PONTA DELGADA


NOME DA ATIVIDADE

DATA/HORA/

LOCAL

PÚBLICO-ALVO

INFORMAÇÃO

LINKS

Torneio de Futsal

Terças feiras

18h00 – 20h00

Colaboradores do Município

( entre 6 a 8 equipas)

A Divisão de Desenvolvimento Social, no âmbito do Projeto PDL Saúde- Ponta Delgada Cidade Saudável, vai dinamizar o 3.º Torneio de Futsal 2019/20 com inicio em novembro, entre os serviços / departamentos da Câmara Municipal, com equipas masculinas e femininas

Este torneio tem como principal objetivo ocupar os tempos livres de todos(as) funcionários(as) da Câmara Municipal de Ponta Delgada, de forma saudável promovendo assim o convívio generalizado.

 

 

 

Festa de São Martinho 2019

11 de novembro

14h00 – 17h00

Seniores do Concelho de Ponta Delgada

(cerca de 650)

Convívio com os seniores do Concelho de Ponta Delgada. Estes convívios visam, sobretudo, promover a interação com ambientes estimulantes, promovendo as capacidades, a quebra da rotina e a manutenção do gosto pela vida bem como promover os contactos sociais e a integração social proporcionando um ambiente inclusivo que fomente relações interpessoais; e as relações com e na comunidade.

 

 


PORTO SANTO


NOME DA ATIVIDADE

DATA/HORA/

LOCAL

PÚBLICO-ALVO

INFORMAÇÃO

LINKS

CONHECER O PORTO SANTO III – Ação de Dinamização local no âmbito da candidatura da ilha do Porto Santo a Reserva da Biosfera da UNESCO

9 de novembro

9:00h

 

Marina do Porto do Porto Santo

 

Comunidade em geral (maiores de 12 anos)

Visita interpretativa ao Ilhéu de Cima com o objetivo de proporcionar o contacto com a natureza, promover a atividade física, a saúde e o bem-estar, bem como, valorizar e conservar o património natural e cultural da ilha do Porto Santo, através da promoção do seu conhecimento. Inscrições até dia 07 de novembro no Gabinete Cultural.

 

 

 

AMIGOS DO MAR - Ação de Dinamização local no âmbito da candidatura da ilha do Porto Santo a Reserva da Biosfera da UNESCO

13 de novembro

9:30h (receção dos participantes)

 

Praia (Junto ao Restaurante Pé n´Água)

 

Comunidade em geral

Numa colaboração com a Liga para a Proteção da Natureza e no âmbito do programa “Amigos do Mar”, desenvolver-se-á uma ação de limpeza da praia com análise quantitativa e qualitativa dos resíduos recolhidos. Esta será uma oportunidade para sensibilizar para o problema do lixo marinho e para as formas de agir para a redução do nosso contributo para este problema ambiental.

 

 


 


LISTA DE NOTÍCIAS