Coordenação

PAULO ALEXANDRE SILVA

Presidente do Conselho de Administração

 

MIRIEME FERREIRA

Coordenadora Técnica

VER MAIS
Ler + Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis
Ler + Coordenação
Ler + Organograma

Organograma
Órgão deliberativo, constituído por todos os associados. Integram, atualmente, a mesa da assembleia os municípios de Viana do Castelo, Odivelas e Miranda do Corvo.
Composto por um técnico de cada município associado.
Órgão executivo composto por cinco municípios eleitos pela assembleia intermunicipal. Atualmente composto pelo Seixal, Lisboa, Montijo, Setúbal e Torres Vedras.
Estatutos

A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis rege-se pelos estatutos publicados no Diário da República – III Série (N.º 5/98 de 7 de janeiro de 1998). Estes estatutos sofreram alterações em escritura a dezembro de 2015, incluindo a alteração da designação da Associação.

DOWNLOAD DOS ESTATUTOS

Parcerias

Porque trabalhar em rede significa, entre outras coisas, potenciar as parcerias existentes, a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis consolida-se no alargado leque de parceiros locais e (...)
VER MAIS
Alguns membros RPCS


VER MAIS



"UMA CIDADE SAUDÁVEL É AQUELA QUE ESTÁ CONTINUAMENTE A CRIAR E A DESENVOLVER OS SEUS AMBIENTES FÍSICO E SOCIAL, E A EXPANDIR OS RECURSOS COMUNITÁRIOS QUE PERMITEM ÀS PESSOAS APOIAREM-SE MUTUAMENTE NAS VÁRIAS DIMENSÕES DA SUA VIDA E NO DESENVOLVIMENTO DO SEU POTENCIAL MÁXIMO."


GOLDSTEIN E KICKBUSCH (1996)

ÚLTIMOS PROJETOS

Grândola
Não Deixar Ninguém para Trás

O QUE É?

Projeto de inclusão social que pretende criar oportunidades a todos/as através da oferta de atividades/workshops em 7 áreas: Música; Teatro; Artes Plásticas; Surf Adaptado; Ioga e Meditação; Ginástica; Pedalar sem barreiras.

 

O QUE FAZ?

Até dezembro de 2023, os workshops das 7 áreas acima descritas, estarão disponíveis gratuitamente no concelho de Grândola. 

 

A QUEM SE DESTINA?

Para todas as pessoas, independentemente da sua funcionalidade física ou intelectual, religião, origem étnica, nacionalidade, profissão,...

 

QUE RESULTADOS FORAM ATINGIDOS?

O projeto encontra-se em marcha desde setembro de 2022, onde se completaram as parcerias e a fase de divulgação. Os workshops começaram em dezembro e já conta com 47 inscrições.

 

QUAIS AS PARCERIAS?

Câmara Municipal de Grândola; Junta de Freguesia de Grândola e Santa Margarida da Serra; Junta de Freguesia de Melides; Casa do Povo de Melides; Lufada D'ideias, Associação Cultural; CERCI Grândola; Universidade Sénior; Passo a Passo, Associação de Desenvolvimento do Torrão; Associação de Desenvolvimento e Apoio Integrado de Cadoços; Associação de Amigos e Moradores da Silha do Pascoal; Associação Cultural e Desportiva Aldeia do Futuro; Associação de Moradores e Amigos da
Aldeia do Pico; Junta de Freguesia do Carvalhal; Juventude Desportiva do Carvalhal; Junta de Freguesia de Azinheira dos Barros e S. Mamede de Sádão; Casa do Povo de Azinheira dos Barros; Centro Comunitário do Lousal

 

QUAIS OS CONTACTOS DE REFERÊNCIA?

Centro de Artes para a Inclusão

Núcleo Pais em Rede de Grândola


E: naodeixarninguemparatras.per@gmail.com

T: 935 304 287

Grândola
Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola

O QUE É?

O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola é um local constituído por um conjunto vasto de instalações (gabinete de apoio técnico, percursos definidos para a marcha e corrida, pista de atletismo, materiais e acessórios da modalidade de atletismo, balneários, bebedouros e zonas de repouso), onde os munícipes inscritos poderão realizar em segurança, as atividades físicas que se desenvolvem, com acompanhamento permanente dos técnicos especializados.

O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola integra o conjunto de 107 Centros Municipais de Marcha e Corrida existentes em Portugal e Ilhas, e foi inaugurado em maio de 2017, tendo sido o primeiro Centro Municipal a abrir portas no distrito de Setúbal.

O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola resulta da ativação e implementação do Programa Nacional de Marcha e Corrida.
O Programa Nacional de Marcha e Corrida é um projeto desportivo impulsionado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e pela Federação Portuguesa de Atletismo.

 

O QUE FAZ?

O Centro Municipal de Grândola e Corrida de Grândola desenvolve a realização orientada e acompanhada de treinos de marcha e corrida, o aperfeiçoamento da técnica da corrida e da melhoria da condição física dos seus praticantes, 3 vezes por semana com a duração de 90 minutos cada, à 2ª, 4ª e 5ª feira, entre as 19h00 e as 20h30, no Parque Desportivo Municipal de Grândola.
Promove a mobilização da população em geral para a prática desportiva e com isso melhorar os índices de saúde e aptidão física.
Promove e combate a obesidade e o sedentarismo.
Desenvolve e reforça junto da população, um ambiente encorajador de um estilo de vida ativo.
Contribui para o aumento de praticantes de marcha e corrida nos concelhos aderentes ao projeto.
Promove a integração e a socialização dos praticantes.

 

A QUEM SE DESTINA?

Destina-se a todos os indivíduos com idade igual ou superior a 16 anos, que detenham condições de saúde para realizarem as atividades propostas e desenvolvidas pelo Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola.
Para a frequência regular aos treinos deste Centro Municipal, será necessário efetuar a inscrição no Programa Nacional de Marcha e Corrida, que consequentemente originará e ativará o seguro de acidentes pessoais dos praticantes amadores e dos agentes desportivos. Este seguro é válido desde o momento da inscrição até ao dia 31 de julho de cada ano.

 

QUE RESULTADOS FORAM ATINGIDOS?

Atraiu o interesse e o gosto para a prática regular de marcha e corrida, tornando os praticantes mais ativos e menos sedentários.
Aos que se iniciaram na Corrida, foi incutido o espírito de competição por via da participação dos praticantes em competições de atletismo.
Melhor entendimento dos benefícios que a prática regular de exercício físico proporciona à saúde de cada individuo.
Desde a sua inauguração e até ao momento já se inscreveram cerca de 250 munícipes.

 

QUAIS AS PARCERIAS?

Clube Amiciclo de Grândola e Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano.

 

QUAIS OS CONTACTOS DE REFERÊNCIA?

Câmara Municipal de Grândola
T: 269 450 085

E: desporto.juventude@cm-grandola.pt

 

VER MAIS
65
MUNICÍPIOS
SAUDÁVEIS
.
Alenquer
.
Alfândega da Fé
.
Almada
.
Almodôvar
.
Alvito
.
Amadora
.
Amares
.
Avis
.
Azambuja
.
Barrancos
.
Barreiro
.
Braga
.
Bragança
.
Calheta (Açores)
.
Castro Marim
.
Chamusca
.
Coimbra
.
Cuba
.
Figueira da Foz
.
Golegã
.
Gondomar
.
Grândola
.
Guarda
.
Lagoa (Açores)
.
Lagoa (Algarve)
.
Lisboa
.
Loulé
.
Loures
.
Lourinhã
.
Lousã
.
Maia
.
Matosinhos
.
Miranda do Corvo
.
Monchique
.
Monção
.
Montijo
.
Odemira
.
Odivelas
.
Oeiras
.
Palmela
.
Penafiel
.
Pombal
.
Ponta Delgada
.
Portimão
.
Porto
.
Porto Santo
.
Póvoa de Lanhoso
.
Ribeira Grande
.
Santo Tirso
.
São Roque do Pico
.
Seixal
.
Serpa
.
Sesimbra
.
Setúbal
.
Soure
.
Tavira
.
Tábua
.
Torres Vedras
.
Valongo
.
Viana do Alentejo
.
Viana do Castelo
.
Vidigueira
.
Vila Franca de Xira
.
Vila Nova de Famalicão
.
Vila Real
 Um município saudável é 
 inclusivo, sensível e para 
 todos os cidadãos 
A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis é uma associação que tem como missão apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projeto Cidades Saudáveis nos municípios que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos.

Notícias

Agenda Online de Atividades: janeiro de 2023 - Parte 1

 

 AGENDA DE ATIVIDADES DOS MUNICÍPIOS

DA REDE PORTUGUESA DE MUNICÍPIOS SAUDÁVEIS

 

 

MAIA

(www.cm-maia.pt)

 

NOME DA ATIVIDADE

DATA/HORA/

LOCAL

PÚBLICO-ALVO

INFORMAÇÃO

LINKS

Ação de Formação: Direito à Igualdade e à Não Discriminação

 

Início a 18 de janeiro (manhã)

TECMAIA

Ativos empregados

Vai decorrer uma ação de formação no enquadramento do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação, PMIND – EQUAL +, promovida pelo IAFE - Instituto da Empresa em parceria com o Município da Maia, visando contribuir para a sensibilização e formação da população nestas temáticas, contando ainda com o apoio do TECMAIA.

 

Mais informações

Exposição - Prémio Municipal de Arquitetura João Álvaro Rocha

 

10 a 31 de janeiro

10h00 – 22h00

Fórum da Maia

 

População em geral

(entrada livre)

No seguimento da 1ª Edição do Prémio Municipal de Arquitetura João Álvaro Rocha, a CM Maia promove a exposição de projetos resultantes das candidaturas admitidas. Paralelamente será apresentado um projeto de serviço educativo desenvolvido com intuito de promover uma aproximação entre a comunidade e a Arquitetura, enquanto forma de expressão.

 

Mais informações

'Momentos Altos” – Exposição de Fotografia

 

Até 31 de janeiro Complexo Municipal da Casa do Alto

População em geral

(entrada livre)

A exposição retrata o programa de atividades comemorativas que reúnem uma Creche e Infantário, um Centro de Juventude e um Centro de Dia, coexistindo harmoniosamente três gerações e sendo, também, um modelo marcante da política de promoção de igualdade de oportunidades que o Município há muito defende.

 

Mais informações

Assinatura Protocolar do Programa de Saúde Escolar (PSE) 2022/2023

31 de janeiro

15h00 

Edifício dos Paços do Concelho da Maia

Entidades e Instituições Parceiras , Padrinhos e Embaixador

Cerimónia pública de assinatura dos protocolos de cooperação institucional do PSE, que regressa após uma pausa forçada pela pandemia por COVID-19. Destacam-se, para este ano, as áreas da Educação Alimentar, Postural, Emergência Médica, Prevenção Rodoviária, Saúde e Cidadania, Saúde Mental, Saúde Visual e Prevenção Solar.

A acompanhar em: Mais informações

 


 

MONTIJO

(www.mun-montijo.pt)

 

NOME DA ATIVIDADE

DATA/HORA/

LOCAL

PÚBLICO-ALVO

INFORMAÇÃO

LINKS

Oficina de Desenvolvimento Pessoal e Social

Diabetes”

13 de janeiro

10h00

Instalações do Polo da Biblioteca do Esteval


População Acompanhada em Ação Social e pelo Projeto (C)ASAS

Sessão de informação dinamizada pela USF Afonsoeiro e o ACES Arco Ribeirinho, sobre o tema dos Diabetes. Organização a cargo da Equipa (C)ASAS, no âmbito das ações promotoras do desenvolvimento pessoal e social da população.

 

 

Ação de Esclarecimento

Inteligência Emocional

24 de janeiro

15h00

Academia Sénior de Sarilhos Grandes

 

População Sénior

Sessão de informação sobre a temática da Inteligência Emocional dirigida à população sénior e aberta à comunidade em geral, organizada pela Academia Sénior de Sarilhos Grandes.

 

Conferência sobre Cardiologia

27 de janeiro

15h00

Sala Multiusos da Universidade Sénior

 

População em Geral

Sessão de informação com uma médica do Hospital de S. Bernardo, dirigida à população sénior e aberta à comunidade em geral, organizada no âmbito da Universidade Sénior.

 

Walk Run Montijo

 

2.ª feiras

20h00

Caminhada

 

2.ª/4.ª/6.ª feiras

20h00

Corrida

 

População em geral

 

 

Caminhada ou corrida de 1 hora, direcionada para a população sénior e população em geral, acompanhada por 1 técnico de desporto. No final, realização de alguns exercícios de mobilização articular e alongamentos. Partida junto às piscinas municipais.

Facebook

Educação para a Saúde

26 de janeiro

(5ª feira)

15h00 – 16h00

 

Sede do projeto

Bairro da Caneira

Crianças e jovens do Projeto Kont´@rte-E8G

Workshop sobre a temática da aprendizagem socio-emocional na promoção da saúde mental, com dinâmicas de grupo e reflexão, no âmbito da Educação para Saúde.

 

 


 

ODIVELAS

(www.cm-odivelas.pt)

 

NOME DA ATIVIDADE

DATA/HORA/

LOCAL

PÚBLICO-ALVO

INFORMAÇÃO

LINKS

A Postura "Num Minuto e Meio..." - O Filme

De janeiro a março de 2023 

EB Moinhos da Arroja

Comunidade Escolar Moinhos da Arroja

No âmbito da temática - Educação Postural, o Gabinete de Saúde da Câmara Municipal de Odivelas, lançou o desafio aos/às estudantes do 7.º ano da Escola Básica Moinhos da Arroja, para arealização de uma curta metragem designada – A Postura “Num Minuto e Meio…” – O Filme.

Para este efeito vão iniciar já a 10 de janeiro de 2023, sessões de esclarecimento ministradas por enfermeira(s) e fisioterapeuta(s) da Unidade de Cuidados na Comunidade de Odivelas – Saúde a seu Lado.

O objetivo desta “curta” é alertar toda a comunidade escolar para a importância da adoção de posturas corporais corretas no dia-a-dia.

 

 


 

PALMELA

(www.cm-palmela.pt)

 

NOME DA ATIVIDADE

DATA/HORA/

LOCAL

PÚBLICO-ALVO

INFORMAÇÃO

LINKS

Colheitas de sangue

7 de janeiro

9h00 – 13h00

Bombeiros Voluntários de Pinhal Novo

 

9 de janeiro

9h00 – 13h00

Biblioteca Municipal de Palmela

Pessoas saudáveis com + 18 anos, com peso mínimo de 50 kg

Iniciativa promovida pela Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Pinhal Novo, e pelo Núcleo de Dadores de Sangue dos Bombeiros Voluntários de Palmela, que procuram sensibilizar para a dádiva de sangue, contribuindo para o aumento das reservas disponíveis.

www.cm-palmela.pt

 

Agenda

 


 


LISTA DE NOTÍCIAS