Coordenação

PAULO ALEXANDRE SILVA

Presidente do Conselho de Administração

 

MIRIEME FERREIRA

Coordenadora Técnica

VER MAIS
Ler + Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis
Ler + Coordenação
Ler + Organograma

Organograma
Órgão deliberativo, constituído por todos os associados. Integram, atualmente, a mesa da assembleia os municípios de Viana do Castelo, Odivelas e Miranda do Corvo.
Composto por um técnico de cada município associado.
Órgão executivo composto por cinco municípios eleitos pela assembleia intermunicipal. Atualmente composto pelo Seixal, Lisboa, Montijo, Setúbal e Torres Vedras.
Estatutos

A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis rege-se pelos estatutos publicados no Diário da República – III Série (N.º 5/98 de 7 de janeiro de 1998). Estes estatutos sofreram alterações em escritura a dezembro de 2015, incluindo a alteração da designação da Associação.

DOWNLOAD DOS ESTATUTOS

Parcerias

Porque trabalhar em rede significa, entre outras coisas, potenciar as parcerias existentes, a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis consolida-se no alargado leque de parceiros locais e (...)
VER MAIS
Alguns membros RPCS


VER MAIS



"UMA CIDADE SAUDÁVEL É AQUELA QUE ESTÁ CONTINUAMENTE A CRIAR E A DESENVOLVER OS SEUS AMBIENTES FÍSICO E SOCIAL, E A EXPANDIR OS RECURSOS COMUNITÁRIOS QUE PERMITEM ÀS PESSOAS APOIAREM-SE MUTUAMENTE NAS VÁRIAS DIMENSÕES DA SUA VIDA E NO DESENVOLVIMENTO DO SEU POTENCIAL MÁXIMO."


GOLDSTEIN E KICKBUSCH (1996)

ÚLTIMOS PROJETOS

Grândola
Não Deixar Ninguém para Trás

O QUE É?

Projeto de inclusão social que pretende criar oportunidades a todos/as através da oferta de atividades/workshops em 7 áreas: Música; Teatro; Artes Plásticas; Surf Adaptado; Ioga e Meditação; Ginástica; Pedalar sem barreiras.

 

O QUE FAZ?

Até dezembro de 2023, os workshops das 7 áreas acima descritas, estarão disponíveis gratuitamente no concelho de Grândola. 

 

A QUEM SE DESTINA?

Para todas as pessoas, independentemente da sua funcionalidade física ou intelectual, religião, origem étnica, nacionalidade, profissão,...

 

QUE RESULTADOS FORAM ATINGIDOS?

O projeto encontra-se em marcha desde setembro de 2022, onde se completaram as parcerias e a fase de divulgação. Os workshops começaram em dezembro e já conta com 47 inscrições.

 

QUAIS AS PARCERIAS?

Câmara Municipal de Grândola; Junta de Freguesia de Grândola e Santa Margarida da Serra; Junta de Freguesia de Melides; Casa do Povo de Melides; Lufada D'ideias, Associação Cultural; CERCI Grândola; Universidade Sénior; Passo a Passo, Associação de Desenvolvimento do Torrão; Associação de Desenvolvimento e Apoio Integrado de Cadoços; Associação de Amigos e Moradores da Silha do Pascoal; Associação Cultural e Desportiva Aldeia do Futuro; Associação de Moradores e Amigos da
Aldeia do Pico; Junta de Freguesia do Carvalhal; Juventude Desportiva do Carvalhal; Junta de Freguesia de Azinheira dos Barros e S. Mamede de Sádão; Casa do Povo de Azinheira dos Barros; Centro Comunitário do Lousal

 

QUAIS OS CONTACTOS DE REFERÊNCIA?

Centro de Artes para a Inclusão

Núcleo Pais em Rede de Grândola


E: naodeixarninguemparatras.per@gmail.com

T: 935 304 287

Grândola
Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola

O QUE É?

O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola é um local constituído por um conjunto vasto de instalações (gabinete de apoio técnico, percursos definidos para a marcha e corrida, pista de atletismo, materiais e acessórios da modalidade de atletismo, balneários, bebedouros e zonas de repouso), onde os munícipes inscritos poderão realizar em segurança, as atividades físicas que se desenvolvem, com acompanhamento permanente dos técnicos especializados.

O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola integra o conjunto de 107 Centros Municipais de Marcha e Corrida existentes em Portugal e Ilhas, e foi inaugurado em maio de 2017, tendo sido o primeiro Centro Municipal a abrir portas no distrito de Setúbal.

O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola resulta da ativação e implementação do Programa Nacional de Marcha e Corrida.
O Programa Nacional de Marcha e Corrida é um projeto desportivo impulsionado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e pela Federação Portuguesa de Atletismo.

 

O QUE FAZ?

O Centro Municipal de Grândola e Corrida de Grândola desenvolve a realização orientada e acompanhada de treinos de marcha e corrida, o aperfeiçoamento da técnica da corrida e da melhoria da condição física dos seus praticantes, 3 vezes por semana com a duração de 90 minutos cada, à 2ª, 4ª e 5ª feira, entre as 19h00 e as 20h30, no Parque Desportivo Municipal de Grândola.
Promove a mobilização da população em geral para a prática desportiva e com isso melhorar os índices de saúde e aptidão física.
Promove e combate a obesidade e o sedentarismo.
Desenvolve e reforça junto da população, um ambiente encorajador de um estilo de vida ativo.
Contribui para o aumento de praticantes de marcha e corrida nos concelhos aderentes ao projeto.
Promove a integração e a socialização dos praticantes.

 

A QUEM SE DESTINA?

Destina-se a todos os indivíduos com idade igual ou superior a 16 anos, que detenham condições de saúde para realizarem as atividades propostas e desenvolvidas pelo Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola.
Para a frequência regular aos treinos deste Centro Municipal, será necessário efetuar a inscrição no Programa Nacional de Marcha e Corrida, que consequentemente originará e ativará o seguro de acidentes pessoais dos praticantes amadores e dos agentes desportivos. Este seguro é válido desde o momento da inscrição até ao dia 31 de julho de cada ano.

 

QUE RESULTADOS FORAM ATINGIDOS?

Atraiu o interesse e o gosto para a prática regular de marcha e corrida, tornando os praticantes mais ativos e menos sedentários.
Aos que se iniciaram na Corrida, foi incutido o espírito de competição por via da participação dos praticantes em competições de atletismo.
Melhor entendimento dos benefícios que a prática regular de exercício físico proporciona à saúde de cada individuo.
Desde a sua inauguração e até ao momento já se inscreveram cerca de 250 munícipes.

 

QUAIS AS PARCERIAS?

Clube Amiciclo de Grândola e Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano.

 

QUAIS OS CONTACTOS DE REFERÊNCIA?

Câmara Municipal de Grândola
T: 269 450 085

E: desporto.juventude@cm-grandola.pt

 

VER MAIS
65
MUNICÍPIOS
SAUDÁVEIS
.
Alenquer
.
Alfândega da Fé
.
Almada
.
Almodôvar
.
Alvito
.
Amadora
.
Amares
.
Avis
.
Azambuja
.
Barrancos
.
Barreiro
.
Braga
.
Bragança
.
Calheta (Açores)
.
Castro Marim
.
Chamusca
.
Coimbra
.
Cuba
.
Figueira da Foz
.
Golegã
.
Gondomar
.
Grândola
.
Guarda
.
Lagoa (Açores)
.
Lagoa (Algarve)
.
Lisboa
.
Loulé
.
Loures
.
Lourinhã
.
Lousã
.
Maia
.
Matosinhos
.
Miranda do Corvo
.
Monchique
.
Monção
.
Montijo
.
Odemira
.
Odivelas
.
Oeiras
.
Palmela
.
Penafiel
.
Pombal
.
Ponta Delgada
.
Portimão
.
Porto
.
Porto Santo
.
Póvoa de Lanhoso
.
Ribeira Grande
.
Santo Tirso
.
São Roque do Pico
.
Seixal
.
Serpa
.
Sesimbra
.
Setúbal
.
Soure
.
Tavira
.
Tábua
.
Torres Vedras
.
Valongo
.
Viana do Alentejo
.
Viana do Castelo
.
Vidigueira
.
Vila Franca de Xira
.
Vila Nova de Famalicão
.
Vila Real
 Um município saudável é 
 inclusivo, sensível e para 
 todos os cidadãos 
A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis é uma associação que tem como missão apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projeto Cidades Saudáveis nos municípios que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos.

Notícias

Agenda Online de Atividades: fevereiro de 2022 - Parte 2

 


AGENDA DE ATIVIDADES DOS MUNICÍPIOS

DA REDE PORTUGUESA DE MUNICÍPIOS SAUDÁVEIS

 

 

  

OEIRAS

(www.cm-oeiras.pt)

 

NOME DA ATIVIDADE

DATA/HORA/

LOCAL

PÚBLICO-ALVO

INFORMAÇÃO

LINKS

3ª Edição da

SEMANA DOS AFETOS 2020

11 de fevereiro 2022

Tarde: No Templo da Poesia, inauguração da Mostra Coletiva “Arte Sénior nos Afetos” e exposição “Maças dos Afetos”.

Momento musical, com a atuação das universidades seniores do concelho.

 

14 de fevereiro 2022

Durante o dia: Oferta de gerberas á população com um cartão de afeto.

População em Geral

Município de Oeiras volta a assinalar a Semana dos Afetos, com a  3ª Edição de um conjunto de iniciativas a decorrer entre os dias 11 e 14 de fevereiro.

Desde 2019, data em que aderiu ao Movimento Cidade dos Afetos, a Câmara Municipal de Oeiras assumiu o compromisso de desenvolver anualmente ações que ajudem a promover os afetos na comunidade.

Neste sentido, será inaugurada no dia 11 de fevereiro uma exposição intitulada “Arte Sénior nos Afetos”, com os trabalhos das 5 universidades seniores do concelho, bem como será apresentado um Catálogo com todas essas obras expostas. O evento decorrerá no Templo da Poesia, Parque dos Poetas, em Oeiras.

No dia 14 de fevereiro irá decorrer a distribuição de flores em 10 locais do concelho, com o mote “Uma flor é para si, a outra dê a quem gosta”.


3ª Edição da Semana dos Afetos (oeiras.pt)

Plano Local para as Demências 2021-2023

Não se aplica

População em Geral

Município de Oeiras aprovou Plano Local para as Demências 2021-2023

Este documento foi elaborado na sequência de um convite endereçado pela Associação Alzheimer Portugal e

decorre da respetiva Estratégia Nacional (Despacho n.º 5988/2018) e da assunção do compromisso, a nível local, de implementar um conjunto articulado de medidas em estreita colaboração com parceiros estratégicos, nesta área cada vez mais relevante do ponto de vista social e de saúde pública, considerando ainda a futura articulação com os Planos Regionais, nos termos da referida Estratégia e do Plano de Recuperação e Resiliência.

 

Município de Oeiras aprovou Plano Local para as Demências 2021-2023

Testagem

COVID 19 à população

2 Unidades fixas:

Algés;

Paço de arcos.

1 Unidade móvel: percorre todo o concelho.

População em Geral

Município de Oeiras tem vindo, desde o início da pandemia, a cumprir as orientações da Direção Geral de Saúde. 

As normas para realização de testes antigénio à COVID-19 disponíveis gratuitamente à população em postos fixos instalados pelo Município não são exceção. 

As unidades de testagem de Algés e Paço de Arcos (unidades fixas), bem como a unidade móvel, continuam a realizar todos os dias testes antigénio à população, mediante as normas da DGS que indicam:
- até 4 testes por mês por pessoa;
- aplicado a maiores de 12 anos;


Esclarecimento - Testagem (oeiras.pt)

 

Campanha "Ligados à Comunidade Geramos Sustentabilidade",

 

População em Geral

Município de Oeiras lança campanha para promover sustentabilidade

O objetivo é estimular um movimento a favor da sustentabilidade local e promover o efeito multiplicador que a partilha de boas práticas empresariais tem nos indivíduos e nas organizações.

A campanha "Ligados à Comunidade Geramos Sustentabilidade", assume o compromisso do Município com a prossecução dos ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Município de Oeiras lança campanha para promover sustentabilidade

 

 

 


 

PALMELA

(www.cm-palmela.pt)

 

NOME DA ATIVIDADE

DATA/HORA/

LOCAL

PÚBLICO-ALVO

INFORMAÇÃO

LINKS

Colheita de Sangue, pela Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Pinhal Novo

12 de fevereiro

9h00 – 13h00

Associação de Moradores do Bairro da Cascalheira, Pinhal Novo

 

26 de fevereiro

9h00 – 13h00

Associação Humanitária dos Bombeiros de Pinhal Novo

 

População adulta até aos 65 anos, saudável, com peso igual ou superior a 50 kg. Para uma primeira dádiva, o limite de idade é de 60 anos

 

Colheita de sangue; promoção e sensibilização para a recolha benévola de sangue

T: 961 604 141

E: adbspn@hotmail.com

www.cm-palmela.pt

https://issuu.com/cataventopalmela

Atendimento itinerante a famílias migrantes, na Unidade Móvel de Saúde

15 de fevereiro

16h00 – 18h00


Poceirão

Famílias migrantes residentes na União das Freguesias de Poceirão e Marateca

Espaço de acolhimento, informação e apoio descentralizado no processo de integração dos Migrantes residentes em Portugal

Informações e Acompanhamento em:

- Prorrogação e regularização da permanência em Portugal

- Reagrupamento Familiar

- Aquisição de nacionalidade portuguesa

- Acesso à Educação, Saúde e Apoios Sociais

- Retorno Voluntário ao país de origem

T: 212 800 865 | 967 135 249

E: claii.fonte.prata@fsantarafaelamaria.org

 

www.cm-palmela.pt

https://issuu.com/cataventopalmela

É SEXTA-FEIRA!

«VAMOS FALAR porque há conversas que devemos ter»

 

18 e 25 de fevereiro

(on-line)

População em geral

Em fevereiro, Vamos Falar de Anorexia. Porque é essencial estar informado, nas duas últimas 6.ª feiras de cada mês, falamos sobre diversas temáticas com vista à promoção da literacia e redução do estigma da saúde mental.

Campanha nacional, «VAMOS FALAR»

Org.: CMP e APDC

www.cm-palmela.pt

www.vamosfalar.org

 


 

PENAFIEL

(www.cm-penafiel.pt)

 

NOME DA ATIVIDADE

DATA/HORA/

LOCAL

PÚBLICO-ALVO

INFORMAÇÃO

LINKS

Projeto Exercício Físico “Meno(s)Pausa+Movimento”

Fevereiro

Mulheres pós-monopáusicas com idade igual ou superior a 45 anos

Informações e inscrições na Unidade de Gestão do Desporto

T: 255 710 700

E:desporto@cm-penafiel.pt

 

 

Curso de formação de nadadores salvadores

4 fevereiro

Piscina Municipal de Paço de Sousa

Maiores de 18 anos

Informações na Unidade de Gestão do Desporto

T: 255 710 700

E:desporto@cm-penafiel.pt

 

Mais informações

Desporto sénior & Adaptado

Fevereiro

População sénior e população com deficiência

Informações e inscrições na Unidade de Gestão do Desporto 

T: 255 710 700

E:desporto@cm-penafiel.pt

 

Link para acesso às inscrições

http://tiny.cc/zt9nuz

 

A Hora do Conto online

Semanalmente (sábado)

Nas redes sociais da autarquia


Público infantil

 

www.cm-penafiel.pt

 

Apresentação efectuada pelo jornalista Germano Silva do Livro “O Círculo Eleitoral de Penafiel (1911-1925)” do Escritor António José Queiroz

18 Fevereiro na Biblioteca

Público em geral

 

www.cm-penafiel.pt

 


 

POMBAL

(www.cm-pombal.pt)

 

NOME DA ATIVIDADE

DATA/HORA/

LOCAL

PÚBLICO-ALVO

INFORMAÇÃO

LINKS

Programa Anos Incríveis para Educadores/ Professores (3 aos 8 anos): Teacher Classroom Management Group Leader Training (TCM).

5 e 19 de fevereiro

12 março

2 e 30 abril

21 maio

11 junho

 

Espaço municipal

Educadores/professores de 1º CEB

(docentes de crianças dos 3 aos 8 anos)

A formação no programa AI-TCM é centrada na aquisição e aplicação, pelo educador de infância/professor, de estratégias para uma melhor gestão da sua sala, levando as crianças a aumentar as competências sociais, emocionais e académicas, de resolução de problemas e de regulação de emoções negativas, de amizade e de interação positiva com os pares, ao mesmo tempo que são reduzidas as reputações negativas e os comportamentos agressivos e opositivos.

Para além destes objetivos, a formação visa promover formas eficazes e ativas de envolvimento dos pais no jardim-de infância/escola, promovendo uma coerência e consistência na aplicação das estratégias educativas nos dois contextos: escolar e familiar.

 

E: pmpse@cm-pombal.pt

T: 236 210 500



 


 

PONTA DELGADA

(www.cm-pontadelgada.pt)

 

NOME DA ATIVIDADE

DATA/HORA/

LOCAL

PÚBLICO-ALVO

INFORMAÇÃO

LINKS

Projeto “+Saúde Sénior”

fevereiro dezembro

Idosos de Centros de Dia e de Centros de Convívio das 24 freguesias do Concelho de Ponta Delgada

O projeto “+ Saúde Sénior” tem como principal objetivo promover a saúde da população Idosa que frequenta os Centros Dia e de Convívio do Concelho.

No âmbito do projeto serão desenvolvidas atividades:

- Sessões de Educação Alimentar;

- Rastreios de Saúde que englobem uma avaliação antropométrica.

 

www.cm-pontadelgada.pt

Investigação " Impacto da COVID-19 nos Hábitos Alimentares e Estilos de Vida da população do Concelho de Ponta Delgada ".

fevereiro junho

População residente no Concelho de Ponta Delgada com idade igual ou superior a 18 anos.

No âmbito da investigação será aplicado um inquérito que tem como objetivo perceber se a pandemia teve impacto nos hábitos alimentares e estilos de vida da população do Concelho de Ponta Delgada.

www.cm-pontadelgada.pt

 


 

PORTO SANTO

(www.cm-portosanto.pt)

 

NOME DA ATIVIDADE

DATA/HORA/

LOCAL

PÚBLICO-ALVO

INFORMAÇÃO

LINKS

Modus vivendi porto-santense

8, 10 e 11 de fevereiro

14h00 – 15h00

 

Escolas básicas do 1º Ciclo do Porto Santo

 

 

Alunos do 3º e 4º ano de escolaridade

No âmbito do PEAS - Programa de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, decorrerá uma ação de informação sobre a vida do agricultor do passado, da qual dependia o sustento das suas grandes famílias, apesar de todas as contrariedades das quais se destacam a falta de água de rega. Serão salientados aspetos do quotidiano do antigamente e reforçada a importância da recuperação de solos e controlo da erosão.

 

Erubinabrito@cm-portosanto.pt


https://www.facebook.com/cmportosanto

Concurso “Uma Canção de Amor!”

Por definir

Comunidade em geral

No âmbito da Comemoração do Dia de São Valentim, mais conhecido como o “Dia dos Namorados”, que se celebra a 14 de fevereiro, realiza-se o concurso "Uma canção de Amor!" com o objetivo da criação de uma letra original, pela comunidade, que será posteriormente musicada por um(a) compositor(a) convidado(a) pelo Município. Pretende-se, deste modo, envolver a comunidade, em projetos artísticos, incentivando a criatividade e a escrita.

 

E: rubinabrito@cm-portosanto.pt


https://www.facebook.com/cmportosanto

Campanha de limpeza: Amigos do Mar

19 de fevereiro

 

Zonas costeiras/ ribeiras

 

Comunidade em geral;

Escolas;

GNR;

PSP;

Capitania;

Força Aérea;

Aderentes ao selo “Porto Santo Sem Lixo Marinho”

Campanha de limpeza que pretende sensibilizar para o problema da poluição dos oceanos, envolvendo a comunidade local, incluindo instituições públicas e privadas, na resolução de problemas ambientais. Sensibilizar para a importância do abandono do uso do plástico descartável.

 

E: rubinabrito@cm-portosanto.pt

 

https://www.facebook.com/cmportosanto

 


 


LISTA DE NOTÍCIAS