Coordenação

PAULO ALEXANDRE SILVA

Presidente do Conselho de Administração

 

MIRIEME FERREIRA

Coordenadora Técnica

VER MAIS
Ler + Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis
Ler + Coordenação
Ler + Organograma

Organograma
Órgão deliberativo, constituído por todos os associados. Integram, atualmente, a mesa da assembleia os municípios de Viana do Castelo, Odivelas e Miranda do Corvo.
Composto por um técnico de cada município associado.
Órgão executivo composto por cinco municípios eleitos pela assembleia intermunicipal. Atualmente composto pelo Seixal, Lisboa, Montijo, Setúbal e Torres Vedras.
Estatutos

A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis rege-se pelos estatutos publicados no Diário da República – III Série (N.º 5/98 de 7 de janeiro de 1998). Estes estatutos sofreram alterações em escritura a dezembro de 2015, incluindo a alteração da designação da Associação.

DOWNLOAD DOS ESTATUTOS

Parcerias

Porque trabalhar em rede significa, entre outras coisas, potenciar as parcerias existentes, a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis consolida-se no alargado leque de parceiros locais e (...)
VER MAIS
Alguns membros RPCS


VER MAIS



"UMA CIDADE SAUDÁVEL É AQUELA QUE ESTÁ CONTINUAMENTE A CRIAR E A DESENVOLVER OS SEUS AMBIENTES FÍSICO E SOCIAL, E A EXPANDIR OS RECURSOS COMUNITÁRIOS QUE PERMITEM ÀS PESSOAS APOIAREM-SE MUTUAMENTE NAS VÁRIAS DIMENSÕES DA SUA VIDA E NO DESENVOLVIMENTO DO SEU POTENCIAL MÁXIMO."


GOLDSTEIN E KICKBUSCH (1996)

ÚLTIMOS PROJETOS

Grândola
Não Deixar Ninguém para Trás

O QUE É?

Projeto de inclusão social que pretende criar oportunidades a todos/as através da oferta de atividades/workshops em 7 áreas: Música; Teatro; Artes Plásticas; Surf Adaptado; Ioga e Meditação; Ginástica; Pedalar sem barreiras.

 

O QUE FAZ?

Até dezembro de 2023, os workshops das 7 áreas acima descritas, estarão disponíveis gratuitamente no concelho de Grândola. 

 

A QUEM SE DESTINA?

Para todas as pessoas, independentemente da sua funcionalidade física ou intelectual, religião, origem étnica, nacionalidade, profissão,...

 

QUE RESULTADOS FORAM ATINGIDOS?

O projeto encontra-se em marcha desde setembro de 2022, onde se completaram as parcerias e a fase de divulgação. Os workshops começaram em dezembro e já conta com 47 inscrições.

 

QUAIS AS PARCERIAS?

Câmara Municipal de Grândola; Junta de Freguesia de Grândola e Santa Margarida da Serra; Junta de Freguesia de Melides; Casa do Povo de Melides; Lufada D'ideias, Associação Cultural; CERCI Grândola; Universidade Sénior; Passo a Passo, Associação de Desenvolvimento do Torrão; Associação de Desenvolvimento e Apoio Integrado de Cadoços; Associação de Amigos e Moradores da Silha do Pascoal; Associação Cultural e Desportiva Aldeia do Futuro; Associação de Moradores e Amigos da
Aldeia do Pico; Junta de Freguesia do Carvalhal; Juventude Desportiva do Carvalhal; Junta de Freguesia de Azinheira dos Barros e S. Mamede de Sádão; Casa do Povo de Azinheira dos Barros; Centro Comunitário do Lousal

 

QUAIS OS CONTACTOS DE REFERÊNCIA?

Centro de Artes para a Inclusão

Núcleo Pais em Rede de Grândola


E: naodeixarninguemparatras.per@gmail.com

T: 935 304 287

Grândola
Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola

O QUE É?

O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola é um local constituído por um conjunto vasto de instalações (gabinete de apoio técnico, percursos definidos para a marcha e corrida, pista de atletismo, materiais e acessórios da modalidade de atletismo, balneários, bebedouros e zonas de repouso), onde os munícipes inscritos poderão realizar em segurança, as atividades físicas que se desenvolvem, com acompanhamento permanente dos técnicos especializados.

O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola integra o conjunto de 107 Centros Municipais de Marcha e Corrida existentes em Portugal e Ilhas, e foi inaugurado em maio de 2017, tendo sido o primeiro Centro Municipal a abrir portas no distrito de Setúbal.

O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola resulta da ativação e implementação do Programa Nacional de Marcha e Corrida.
O Programa Nacional de Marcha e Corrida é um projeto desportivo impulsionado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e pela Federação Portuguesa de Atletismo.

 

O QUE FAZ?

O Centro Municipal de Grândola e Corrida de Grândola desenvolve a realização orientada e acompanhada de treinos de marcha e corrida, o aperfeiçoamento da técnica da corrida e da melhoria da condição física dos seus praticantes, 3 vezes por semana com a duração de 90 minutos cada, à 2ª, 4ª e 5ª feira, entre as 19h00 e as 20h30, no Parque Desportivo Municipal de Grândola.
Promove a mobilização da população em geral para a prática desportiva e com isso melhorar os índices de saúde e aptidão física.
Promove e combate a obesidade e o sedentarismo.
Desenvolve e reforça junto da população, um ambiente encorajador de um estilo de vida ativo.
Contribui para o aumento de praticantes de marcha e corrida nos concelhos aderentes ao projeto.
Promove a integração e a socialização dos praticantes.

 

A QUEM SE DESTINA?

Destina-se a todos os indivíduos com idade igual ou superior a 16 anos, que detenham condições de saúde para realizarem as atividades propostas e desenvolvidas pelo Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola.
Para a frequência regular aos treinos deste Centro Municipal, será necessário efetuar a inscrição no Programa Nacional de Marcha e Corrida, que consequentemente originará e ativará o seguro de acidentes pessoais dos praticantes amadores e dos agentes desportivos. Este seguro é válido desde o momento da inscrição até ao dia 31 de julho de cada ano.

 

QUE RESULTADOS FORAM ATINGIDOS?

Atraiu o interesse e o gosto para a prática regular de marcha e corrida, tornando os praticantes mais ativos e menos sedentários.
Aos que se iniciaram na Corrida, foi incutido o espírito de competição por via da participação dos praticantes em competições de atletismo.
Melhor entendimento dos benefícios que a prática regular de exercício físico proporciona à saúde de cada individuo.
Desde a sua inauguração e até ao momento já se inscreveram cerca de 250 munícipes.

 

QUAIS AS PARCERIAS?

Clube Amiciclo de Grândola e Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano.

 

QUAIS OS CONTACTOS DE REFERÊNCIA?

Câmara Municipal de Grândola
T: 269 450 085

E: desporto.juventude@cm-grandola.pt

 

VER MAIS
65
MUNICÍPIOS
SAUDÁVEIS
.
Alenquer
.
Alfândega da Fé
.
Almada
.
Almodôvar
.
Alvito
.
Amadora
.
Amares
.
Avis
.
Azambuja
.
Barrancos
.
Barreiro
.
Braga
.
Bragança
.
Calheta (Açores)
.
Castro Marim
.
Chamusca
.
Coimbra
.
Cuba
.
Figueira da Foz
.
Golegã
.
Gondomar
.
Grândola
.
Guarda
.
Lagoa (Açores)
.
Lagoa (Algarve)
.
Lisboa
.
Loulé
.
Loures
.
Lourinhã
.
Lousã
.
Maia
.
Matosinhos
.
Miranda do Corvo
.
Monchique
.
Monção
.
Montijo
.
Odemira
.
Odivelas
.
Oeiras
.
Palmela
.
Penafiel
.
Pombal
.
Ponta Delgada
.
Portimão
.
Porto
.
Porto Santo
.
Póvoa de Lanhoso
.
Ribeira Grande
.
Santo Tirso
.
São Roque do Pico
.
Seixal
.
Serpa
.
Sesimbra
.
Setúbal
.
Soure
.
Tavira
.
Tábua
.
Torres Vedras
.
Valongo
.
Viana do Alentejo
.
Viana do Castelo
.
Vidigueira
.
Vila Franca de Xira
.
Vila Nova de Famalicão
.
Vila Real
 Um município saudável é 
 inclusivo, sensível e para 
 todos os cidadãos 
A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis é uma associação que tem como missão apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projeto Cidades Saudáveis nos municípios que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos.

Notícias

Agenda Online de Atividades: fevereiro de 2021 - Parte 2

 

 


AGENDA DE ATIVIDADES DOS MUNICÍPIOS

DA REDE PORTUGUESA DE MUNICÍPIOS SAUDÁVEIS


 

MUNICÍPIO

NOME DA ATIVIDADE

DATA/HORA/LOCAL

PÚBLICO-ALVO

INFORMAÇÃO

LINKS

MAIA

A Escola XXI em 61 minutos”

25 fevereiro 21:00h

 

On-line

 

População em geral

A 28 de janeiro a Câmara Municipal de Maia e o SincLab – Social Inclusion Laboratory, lançaram a iniciativa “A Escola XXI em 61 minutos”, que integra um ciclo de 6 webinars, de janeiro a junho, e tem como principal objetivo acrescentar valor ao debate público, sobre os mais diversos temas de âmbito escolar, com olhos postos num futuro promissor para crianças e jovens.

 

Mais informações

 

Inscrições

 

 

 

MAIA

Vacinação contra a Covid-19 nos lares da Maia

 

Em curso

Funcionários e residentes das estruturas residenciais da Maia

Iniciou-se a 20 de janeiro a vacinação a residentes e funcionários das 38 instituições seniores do concelho da Maia. Ao todo, serão vacinadas 1.800 pessoas, entre utentes e funcionários das 38 instituições seniores do concelho, com 5 equipas do ACES Maia-Valongo no terreno.


Mais informações

MAIA

ADR – Área Dedicada aos Doentes Respiratórios

Em curso

Doentes Respiratórios suspeitos de infeção com a Covid-19

O Município da Maia disponibiliza mais uma resposta no âmbito das medidas no combate à pandemia, através da criação de uma Área Dedicada a Doentes Respiratórios, com o objetivo de realizar consultas aos suspeitos de infeção com a Covid-19, e evitar a deslocação de Utentes a outras unidades de saúde ou centro hospitalar.

 

Notícia

 

MAIA

Programa Social de Apoio "#FiqueEmCasa"

 

Em curso

-

A 18 de janeiro, foi reativado o Programa Social de Apoio #FiqueEmCasa. Este programa visa garantir a compra e entrega ao domicílio de bens essenciais, durante o período de confinamento e destina-se a Pessoas em isolamento: idosas (+65 anos), doentes oncológicos/ crónicos, agregados familiares com pessoas com deficiência e monoparentais com menores.

 

Mais informações

MAIA

Projeto “Vamos Salvar Portugal”

 

Em curso

Utentes do ACES Maia/ Valongo com teste positivo e seus contatos de risco.

 

O Município da Maia, apostando na estratégia “testar, identificar e isolar”, apoia as autoridades de saúde e serviços de saúde na realização de inquéritos epidemiológicos, nos rastreios de contactos e no seguimento de pessoas em vigilância ativa, cedendo recursos humanos, meios tecnológicos e comunicações.

 

Mais informações

 

MONTIJO

Campanha Digital

Violência no Namoro

Lançamento a 14 Fev.

Alunas/os do ensino secundário e profissional do Concelho do Montijo e Comunidade educativa


Campanha digital através de sites e redes sociais, visando contribuir para a consciencialização das/dos jovens e para a sua educação no respeito dos direitos humanos e das relações não violentas.

https://www.mun-montijo.pt/

 

MONTIJO

Iniciativas Digitais de Proximidade

 

 

 

 

 

2.ª a 6.ª feira

Comunidade Sénior

Envelhecimento Ativo

Conversas ao telefone e videochamada com psicóloga e outros técnicos de referência. Aulas on-line de informática, saúde e bem estar e Conversas em direto com convidados especialistas nas áreas da saúde, segurança e bem estar.

 

 

https://www.mun-montijo.pt/

 

MONTIJO

Acompanhamento Social e Saúde

2.ª a 6.ª feira

Famílias em situação de maior vulnerabilidade

Linha de Apoio Social e Rede de Apoio Alimentar em funcionamento.

Entrega de refeições às famílias sinalizadas pela saúde publica, mediante protocolo com a Santa Casa da Misericórdia.


https://www.mun-montijo.pt/

MONTIJO

Linha de Apoio Psicológico

2.ª a 6.ª feira

 

Comunidade

Disponibilização de linha de apoio psicológico à comunidade.

 

https://www.mun-montijo.pt/

 

SERPA

Gente em Movimento

Segundas, quartas e sextas

 

10:00h

 

População Sénior

Sessão online de Atividade Física. As sessões são realizadas em direto a partir de diferentes locais do concelho (Instalações desportivas, jardins, praças, locais de interesse histórico, cultural ou paisagístico)

 

Contactos:

E:movimentoassociativo@cm-serpa.pt e desporto@cm-serpa.pt

T: 284 540 129

 

Mais informações

 

SETÚBAL

Webinar “Estado de Saúde e Promoção de Estilos de Vida Saudáveis no Concelho de Setúbal”

2 de fevereiro

 

16:00h

 

Profissionais da saúde, agentes económicos e sociais, população em geral

Tema em análise do primeiro debate a realizar em formato digital, no âmbito da primeira edição do Fórum de Saúde “Setúbal a Pensar em Si”,antecedido por um conjunto de seis debates a decorrer até março.

 

Inscrições e info: forumsaude@mun-setubal.pt


Debate online reflete sobre saúde em Setúbal | Município de Setúbal (mun-setubal.pt)

 

Município de Setúbal | Facebook

SETÚBAL

Webinar “Comunicação em Saúde”

8 de fevereiro

 

16:00h

Profissionais da saúde, agentes económicos e sociais, população em geral

Segundo debate, no âmbito do Fórum de Saúde “Setúbal a Pensar em Si”, com quatro tópicos em discussão em torno da temática “Comunicação em Saúde”.

 

Inscrições:

https://tinyurl.com/inscricoesdebatesforumsaude


Município de Setúbal | Facebook

SETÚBAL

Escolas garantem refeições e acolhimento

Escolas sede de agrupamento e estabelecimentos de ensino secundário

Filhos ou dependentes a cargo de trabalhadores de serviços essenciais e beneficiários dos escalões A e B da ação social escolar

 

A Câmara Municipal, perante a suspensão da atividade letiva determinada pelo Governo, volta a garantir o fornecimento de refeições e o acolhimento de crianças de trabalhadores de serviços essenciais.

Mais informações

SETÚBAL

Saúde pública reforça capacidade de rastreio

 

A decorrer

-

A capacidade de rastreio da saúde pública no concelho de Setúbal é reforçada com uma nova equipa dedicada à realização de inquéritos epidemiológicos, os quais decorrem no âmbito das medidas de contenção da pandemia de Covid-19.


Mais informações

SETÚBAL

Desafios contra o cancro em campanha

 

Em fevereiro

-

Uma campanha da Liga Portuguesa Contra o Cancro, a decorrer em fevereiro, convida instituições nacionais, incluindo de Setúbal, a consciencializarem as populações a mudar de comportamentos para combater as doenças oncológicas.


Mais informações



LISTA DE NOTÍCIAS