Coordenação

PAULO ALEXANDRE SILVA

Presidente do Conselho de Administração

 

MIRIEME FERREIRA

Coordenadora Técnica

VER MAIS
Ler + Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis
Ler + Coordenação
Ler + Organograma

Organograma
Órgão deliberativo, constituído por todos os associados. Integram, atualmente, a mesa da assembleia os municípios de Viana do Castelo, Odivelas e Miranda do Corvo.
Composto por um técnico de cada município associado.
Órgão executivo composto por cinco municípios eleitos pela assembleia intermunicipal. Atualmente composto pelo Seixal, Lisboa, Montijo, Setúbal e Torres Vedras.
Estatutos

A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis rege-se pelos estatutos publicados no Diário da República – III Série (N.º 5/98 de 7 de janeiro de 1998). Estes estatutos sofreram alterações em escritura a dezembro de 2015, incluindo a alteração da designação da Associação.

DOWNLOAD DOS ESTATUTOS

Parcerias

Porque trabalhar em rede significa, entre outras coisas, potenciar as parcerias existentes, a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis consolida-se no alargado leque de parceiros locais e (...)
VER MAIS
Alguns membros RPCS


VER MAIS



"UMA CIDADE SAUDÁVEL É AQUELA QUE ESTÁ CONTINUAMENTE A CRIAR E A DESENVOLVER OS SEUS AMBIENTES FÍSICO E SOCIAL, E A EXPANDIR OS RECURSOS COMUNITÁRIOS QUE PERMITEM ÀS PESSOAS APOIAREM-SE MUTUAMENTE NAS VÁRIAS DIMENSÕES DA SUA VIDA E NO DESENVOLVIMENTO DO SEU POTENCIAL MÁXIMO."


GOLDSTEIN E KICKBUSCH (1996)

ÚLTIMOS PROJETOS

Grândola
Não Deixar Ninguém para Trás

O QUE É?

Projeto de inclusão social que pretende criar oportunidades a todos/as através da oferta de atividades/workshops em 7 áreas: Música; Teatro; Artes Plásticas; Surf Adaptado; Ioga e Meditação; Ginástica; Pedalar sem barreiras.

 

O QUE FAZ?

Até dezembro de 2023, os workshops das 7 áreas acima descritas, estarão disponíveis gratuitamente no concelho de Grândola. 

 

A QUEM SE DESTINA?

Para todas as pessoas, independentemente da sua funcionalidade física ou intelectual, religião, origem étnica, nacionalidade, profissão,...

 

QUE RESULTADOS FORAM ATINGIDOS?

O projeto encontra-se em marcha desde setembro de 2022, onde se completaram as parcerias e a fase de divulgação. Os workshops começaram em dezembro e já conta com 47 inscrições.

 

QUAIS AS PARCERIAS?

Câmara Municipal de Grândola; Junta de Freguesia de Grândola e Santa Margarida da Serra; Junta de Freguesia de Melides; Casa do Povo de Melides; Lufada D'ideias, Associação Cultural; CERCI Grândola; Universidade Sénior; Passo a Passo, Associação de Desenvolvimento do Torrão; Associação de Desenvolvimento e Apoio Integrado de Cadoços; Associação de Amigos e Moradores da Silha do Pascoal; Associação Cultural e Desportiva Aldeia do Futuro; Associação de Moradores e Amigos da
Aldeia do Pico; Junta de Freguesia do Carvalhal; Juventude Desportiva do Carvalhal; Junta de Freguesia de Azinheira dos Barros e S. Mamede de Sádão; Casa do Povo de Azinheira dos Barros; Centro Comunitário do Lousal

 

QUAIS OS CONTACTOS DE REFERÊNCIA?

Centro de Artes para a Inclusão

Núcleo Pais em Rede de Grândola


E: naodeixarninguemparatras.per@gmail.com

T: 935 304 287

Grândola
Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola

O QUE É?

O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola é um local constituído por um conjunto vasto de instalações (gabinete de apoio técnico, percursos definidos para a marcha e corrida, pista de atletismo, materiais e acessórios da modalidade de atletismo, balneários, bebedouros e zonas de repouso), onde os munícipes inscritos poderão realizar em segurança, as atividades físicas que se desenvolvem, com acompanhamento permanente dos técnicos especializados.

O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola integra o conjunto de 107 Centros Municipais de Marcha e Corrida existentes em Portugal e Ilhas, e foi inaugurado em maio de 2017, tendo sido o primeiro Centro Municipal a abrir portas no distrito de Setúbal.

O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola resulta da ativação e implementação do Programa Nacional de Marcha e Corrida.
O Programa Nacional de Marcha e Corrida é um projeto desportivo impulsionado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e pela Federação Portuguesa de Atletismo.

 

O QUE FAZ?

O Centro Municipal de Grândola e Corrida de Grândola desenvolve a realização orientada e acompanhada de treinos de marcha e corrida, o aperfeiçoamento da técnica da corrida e da melhoria da condição física dos seus praticantes, 3 vezes por semana com a duração de 90 minutos cada, à 2ª, 4ª e 5ª feira, entre as 19h00 e as 20h30, no Parque Desportivo Municipal de Grândola.
Promove a mobilização da população em geral para a prática desportiva e com isso melhorar os índices de saúde e aptidão física.
Promove e combate a obesidade e o sedentarismo.
Desenvolve e reforça junto da população, um ambiente encorajador de um estilo de vida ativo.
Contribui para o aumento de praticantes de marcha e corrida nos concelhos aderentes ao projeto.
Promove a integração e a socialização dos praticantes.

 

A QUEM SE DESTINA?

Destina-se a todos os indivíduos com idade igual ou superior a 16 anos, que detenham condições de saúde para realizarem as atividades propostas e desenvolvidas pelo Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola.
Para a frequência regular aos treinos deste Centro Municipal, será necessário efetuar a inscrição no Programa Nacional de Marcha e Corrida, que consequentemente originará e ativará o seguro de acidentes pessoais dos praticantes amadores e dos agentes desportivos. Este seguro é válido desde o momento da inscrição até ao dia 31 de julho de cada ano.

 

QUE RESULTADOS FORAM ATINGIDOS?

Atraiu o interesse e o gosto para a prática regular de marcha e corrida, tornando os praticantes mais ativos e menos sedentários.
Aos que se iniciaram na Corrida, foi incutido o espírito de competição por via da participação dos praticantes em competições de atletismo.
Melhor entendimento dos benefícios que a prática regular de exercício físico proporciona à saúde de cada individuo.
Desde a sua inauguração e até ao momento já se inscreveram cerca de 250 munícipes.

 

QUAIS AS PARCERIAS?

Clube Amiciclo de Grândola e Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano.

 

QUAIS OS CONTACTOS DE REFERÊNCIA?

Câmara Municipal de Grândola
T: 269 450 085

E: desporto.juventude@cm-grandola.pt

 

VER MAIS
65
MUNICÍPIOS
SAUDÁVEIS
.
Alenquer
.
Alfândega da Fé
.
Almada
.
Almodôvar
.
Alvito
.
Amadora
.
Amares
.
Avis
.
Azambuja
.
Barrancos
.
Barreiro
.
Braga
.
Bragança
.
Calheta (Açores)
.
Castro Marim
.
Chamusca
.
Coimbra
.
Cuba
.
Figueira da Foz
.
Golegã
.
Gondomar
.
Grândola
.
Guarda
.
Lagoa (Açores)
.
Lagoa (Algarve)
.
Lisboa
.
Loulé
.
Loures
.
Lourinhã
.
Lousã
.
Maia
.
Matosinhos
.
Miranda do Corvo
.
Monchique
.
Monção
.
Montijo
.
Odemira
.
Odivelas
.
Oeiras
.
Palmela
.
Penafiel
.
Pombal
.
Ponta Delgada
.
Portimão
.
Porto
.
Porto Santo
.
Póvoa de Lanhoso
.
Ribeira Grande
.
Santo Tirso
.
São Roque do Pico
.
Seixal
.
Serpa
.
Sesimbra
.
Setúbal
.
Soure
.
Tavira
.
Tábua
.
Torres Vedras
.
Valongo
.
Viana do Alentejo
.
Viana do Castelo
.
Vidigueira
.
Vila Franca de Xira
.
Vila Nova de Famalicão
.
Vila Real
 Um município saudável é 
 inclusivo, sensível e para 
 todos os cidadãos 
A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis é uma associação que tem como missão apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projeto Cidades Saudáveis nos municípios que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos.

Notícias

Agenda Online de Atividades: dezembro de 2022 - Parte 1

 

 AGENDA DE ATIVIDADES DOS MUNICÍPIOS

DA REDE PORTUGUESA DE MUNICÍPIOS SAUDÁVEIS

 

 

AMADORA

(www.cm-amadora.pt)

 

NOME DA ATIVIDADE

DATA/HORA/

LOCAL

PÚBLICO-ALVO

INFORMAÇÃO

LINKS

Comemoração do Dia Mundial de Luta Contra a Sida

1 de dezembro

10h00 – 19h00

 

Centro Comercial UBBO

Comunidade em geral

No âmbito da iniciativa Fast Track Cities, a cidade das Amadora irá assinalar o Dia Mundial de luta contra a Sida, que se celebra no próximo dia 1 de dezembro, iluminando de cor vermelha edifícios com relevo para o município (período noturno) e realizando rastreios de forma gratuita e confidencial ao VIH, VHB, VHC, Sífilis na comunidade – CC UBBO.

 

https://www.cm-amadora.pt/

Comemoração do Dia Internacional do Voluntariado

5 de dezembro

16h30 – 18h30

 

Recreios da Amadora

Voluntários/as inscritos/as no Banco Local de Voluntariado da Amadora e

Organizações Promotoras de Voluntariado

No âmbito do Programa Municipal para o Voluntariado da Amadora, A CM Amadora irá assinalar o Dia Internacional do Voluntariado com o intuito de promover e incentivar a prática do voluntariado, de estimular a participação e solidariedade entre as pessoas e a comunidade, de reconhecer o trabalho desenvolvido pelos voluntários e pelas Organizações Promotoras de Voluntariado da cidade. Será dinamizada uma Cerimónia de Entrega de Diplomas de Mérito a Voluntários e Organizações Promotoras de Voluntariado.

 

Mais informações

Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

15 de dezembro

15h00 – 17h00

 

Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos – Sala Assembleia Municipal da Amadora

Instituições prestadoras de respostas sociais na área da deficiência

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi criado pela ONU com o objetivo de sensibilizar para os direitos das pessoas com deficiência e para o desenvolvimento de comunidades inclusivas. A Câmara Municipal da Amadora vai assinalar esta efeméride a 15 de dezembro, pelas 15h00, na Sal da Assembleia Municipal da Aamdora (Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos), através de uma reunião com as instituições prestadoras de respostas sociais na área da deficiência, tendo como principal objetivo a apresentação de metodologia de elaboração do Diagnóstico Social na área da Deficiência a realizar em 2023.

 

Mais informações

Festa de Natal para Pessoas em Situação de Sem Abrigo

16 de dezembro

10h00 – 21h30

 

Espaço Aberto ao Diálogo

Pessoas em situação de sem abrigo

No âmbito do plano de ação do NPISA da Amadora, será dinamizada uma festa de natal para pessoas em situação de sem abrigo, no Espaço Aberto ao Diálogo (Comunidade Vida e Paz). Ao longo do dia da efeméride serão disponibilizados serviços de satisfação de necessidades básicas dos utentes e promotores de saúde e bem estar (rastreios, serviços de cabeleireiro).

 

Mais informações

Festa de Natal Sénior

17 de dezembro

16h00

 

Cine Teatro D. João V

População sénior

Enquadrada no plano de iniciativas promovidas para a promoção do envelhecimento ativo e saudável, a CM Amadora irá assinalar a época natalícia com a realização de uma Festa de Natal para os seniores, apresentando o bailado ‘O Quebra Nozes’.

https://www.cm-amadora.pt/

 


 

BARREIRO

(www.cm-barreiro.pt)

 

NOME DA ATIVIDADE

DATA/HORA/

LOCAL

PÚBLICO-ALVO

INFORMAÇÃO

LINKS

Workshop: Pobreza Vs Coesão Social e Cidadania

7 de dezembro

9h00 – 12h00

 

Auditório da Biblioteca Municipal

Técnicos e Dirigentes

Este Workshop tem como objetivo:

- Refletir sobre os principais problemas (fatores críticos) que identificamos no concelho, nas diferentes áreas temáticas abordadas;

- Identificar as forças e as potencialidades (fatores positivos) do concelho nas diferentes áreas temáticas abordadas;

- Identificar propostas/desafios que podem contribuir para um reforço do desenvolvimento social do concelho.


 

Entrega dos Cartões Oferta “Cabaz de Natal 2022”

13 e 20 de dezembro

Pessoas em acompanhamento pelas IPSS por carência económica.

Tal como vem sendo habitual, o município faz a entrega de cabazes de Natal às pessoas mais carenciadas do concelho, sob a forma de cartões de oferta, que poderão ser descontados no Pingo Doce do Lavradio.

Está prevista a entrega de 75 cabazes de Natal.

 

 


 

GONDOMAR

(www.cm-gondomar.pt)

 

NOME DA ATIVIDADE

DATA/HORA/

LOCAL

PÚBLICO-ALVO

INFORMAÇÃO

LINKS

Programa de esterilização renovado para intervir em mais 100 colónias de gatos

2022

Munícipes

Em vigor desde o início de 2022, o Programa CED (Capturar, Esterilizar, Devolver), iniciativa da autarquia para controlar e reduzir o número de gatos errantes, será reforçado para aumentar o número de animais abrangidos. O objetivo é chegar a cerca de oitocentos animais intervencionados.

 

Mais informações

Município de Gondomar com novo atendimento para a comunidade surda

Desde novembro

Munícipes

O Município de Gondomar aderiu ao Serviin, uma plataforma de vídeo-interpretação, disponível no Portal do Cidadão Surdo, que permite que os munícipes surdos do concelho possam entrar em contacto com os serviços municipais para esclarecer as suas questões através de um interprete à distância.


Mais informações

 

Município de Gondomar organiza as primeiras Olimpíadas de Cidadania

Novembro

Todos os alunos do 5º ano das escola do município

A primeira edição das Olimpíadas teve como objetivo proporcionar oficinas e atividades em diversas temáticas nas áreas da Igualdade, Voluntariado, Tolerância, Literacia Financeira, Saúde e Economia Circular. Foi, assim, uma oportunidade para os estudantes de diversos estabelecimentos de ensino, tendo envolvido cerca de 700 crianças que passaram um dia escolar num contexto pedagógico diferente.

Mais informações

 


 

LOURES

(www.cm-loures.pt)

 

NOME DA ATIVIDADE

DATA/HORA/

LOCAL

PÚBLICO-ALVO

INFORMAÇÃO

LINKS

Arte Sem Limites

Inscrições até 12 dezembro

Exposição de trabalhos entre Abril e Maio de 2023

Estudantes do 3º ciclo no Concelho de Loures

O Arte Sem Limites é um projeto promovido pelo Município de Loures, com o intuito de estimular a criatividade e dar oportunidade aos alunos do 3.º ciclo e do secundário, das escolas do concelho, para divulgarem os seus trabalhos artísticos.

Inscrições até ao dia 12 de dezembro de 2022.

Contactos:

E: dj@cm-loures.pt

T: 211 151 503

 

Mais informações

 

 

Por Trilhos do Tejo e Valflores

Caminhada

 

17 de dezembro

9h00 – 14h00

 

Parque Urbano de Santa Iria

Dificuldade média alta- caminhantes corajosos

Com uma distância aproximada de 14 quilómetros, a caminhada tem partida marcada para as 9 horas, no Parque Urbano de Santa Iria de Azóia, estando a chegada prevista para as 14 horas.

Inscrições até ao dia 15 de dezembro, através do endereço de correio eletrónico

dd@cm-loures.ptou do telefone

211 151 157.

A participação é gratuita, mas com inscrições limitadas.

 

Mais informações

Brincar com o Teatro

10 dezembro

15h00

 

Biblioteca Municipal Ary dos Santos

Famílias e crianças

A Biblioteca Municipal Ary dos Santos, em Sacavém, recebe, no dia 10 de dezembro, pelas 15 horas, uma nova sessão do Brincar com o Teatro Vamos brincar ao teatro –, inserida no âmbito da iniciativa Tardes Mágicas. A participação é gratuita, mas limitada e sujeita a inscrição prévia obrigatória.

Contactos:

E: bmasprogramacao@cm-loures.pt

T: 211 150 665

 

Mais informações

 

Loures Inclusivo

25 de novembro a 18 de dezembro

Tod@s

Seminários, espetáculos, workshops, exposições, entre outras atividades, serão algumas das propostas em que pode participar.

Assinalar a inclusão como forma de combater a exclusão dos benefícios da vida em sociedade, provocada por diferenças económicas, educativas, políticas, de género, por deficiência, preconceitos sociais ou raciais, é o objetivo desta iniciativa. 

Mais informações

 


 


LISTA DE NOTÍCIAS