Coordenação

PAULO ALEXANDRE SILVA

Presidente do Conselho de Administração

 

MIRIEME FERREIRA

Coordenadora Técnica

VER MAIS
Ler + Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis
Ler + Coordenação
Ler + Organograma

Organograma
Órgão deliberativo, constituído por todos os associados. Integram, atualmente, a mesa da assembleia os municípios de Viana do Castelo, Odivelas e Miranda do Corvo.
Composto por um técnico de cada município associado.
Órgão executivo composto por cinco municípios eleitos pela assembleia intermunicipal. Atualmente composto pelo Seixal, Lisboa, Montijo, Setúbal e Torres Vedras.
Estatutos

A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis rege-se pelos estatutos publicados no Diário da República – III Série (N.º 5/98 de 7 de janeiro de 1998). Estes estatutos sofreram alterações em escritura a dezembro de 2015, incluindo a alteração da designação da Associação.

DOWNLOAD DOS ESTATUTOS

Parcerias

Porque trabalhar em rede significa, entre outras coisas, potenciar as parcerias existentes, a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis consolida-se no alargado leque de parceiros locais e (...)
VER MAIS
Alguns membros RPCS


VER MAIS



"UMA CIDADE SAUDÁVEL É AQUELA QUE ESTÁ CONTINUAMENTE A CRIAR E A DESENVOLVER OS SEUS AMBIENTES FÍSICO E SOCIAL, E A EXPANDIR OS RECURSOS COMUNITÁRIOS QUE PERMITEM ÀS PESSOAS APOIAREM-SE MUTUAMENTE NAS VÁRIAS DIMENSÕES DA SUA VIDA E NO DESENVOLVIMENTO DO SEU POTENCIAL MÁXIMO."


GOLDSTEIN E KICKBUSCH (1996)

ÚLTIMOS PROJETOS

Grândola
Não Deixar Ninguém para Trás

O QUE É?

Projeto de inclusão social que pretende criar oportunidades a todos/as através da oferta de atividades/workshops em 7 áreas: Música; Teatro; Artes Plásticas; Surf Adaptado; Ioga e Meditação; Ginástica; Pedalar sem barreiras.

 

O QUE FAZ?

Até dezembro de 2023, os workshops das 7 áreas acima descritas, estarão disponíveis gratuitamente no concelho de Grândola. 

 

A QUEM SE DESTINA?

Para todas as pessoas, independentemente da sua funcionalidade física ou intelectual, religião, origem étnica, nacionalidade, profissão,...

 

QUE RESULTADOS FORAM ATINGIDOS?

O projeto encontra-se em marcha desde setembro de 2022, onde se completaram as parcerias e a fase de divulgação. Os workshops começaram em dezembro e já conta com 47 inscrições.

 

QUAIS AS PARCERIAS?

Câmara Municipal de Grândola; Junta de Freguesia de Grândola e Santa Margarida da Serra; Junta de Freguesia de Melides; Casa do Povo de Melides; Lufada D'ideias, Associação Cultural; CERCI Grândola; Universidade Sénior; Passo a Passo, Associação de Desenvolvimento do Torrão; Associação de Desenvolvimento e Apoio Integrado de Cadoços; Associação de Amigos e Moradores da Silha do Pascoal; Associação Cultural e Desportiva Aldeia do Futuro; Associação de Moradores e Amigos da
Aldeia do Pico; Junta de Freguesia do Carvalhal; Juventude Desportiva do Carvalhal; Junta de Freguesia de Azinheira dos Barros e S. Mamede de Sádão; Casa do Povo de Azinheira dos Barros; Centro Comunitário do Lousal

 

QUAIS OS CONTACTOS DE REFERÊNCIA?

Centro de Artes para a Inclusão

Núcleo Pais em Rede de Grândola


E: naodeixarninguemparatras.per@gmail.com

T: 935 304 287

Grândola
Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola

O QUE É?

O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola é um local constituído por um conjunto vasto de instalações (gabinete de apoio técnico, percursos definidos para a marcha e corrida, pista de atletismo, materiais e acessórios da modalidade de atletismo, balneários, bebedouros e zonas de repouso), onde os munícipes inscritos poderão realizar em segurança, as atividades físicas que se desenvolvem, com acompanhamento permanente dos técnicos especializados.

O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola integra o conjunto de 107 Centros Municipais de Marcha e Corrida existentes em Portugal e Ilhas, e foi inaugurado em maio de 2017, tendo sido o primeiro Centro Municipal a abrir portas no distrito de Setúbal.

O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola resulta da ativação e implementação do Programa Nacional de Marcha e Corrida.
O Programa Nacional de Marcha e Corrida é um projeto desportivo impulsionado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude e pela Federação Portuguesa de Atletismo.

 

O QUE FAZ?

O Centro Municipal de Grândola e Corrida de Grândola desenvolve a realização orientada e acompanhada de treinos de marcha e corrida, o aperfeiçoamento da técnica da corrida e da melhoria da condição física dos seus praticantes, 3 vezes por semana com a duração de 90 minutos cada, à 2ª, 4ª e 5ª feira, entre as 19h00 e as 20h30, no Parque Desportivo Municipal de Grândola.
Promove a mobilização da população em geral para a prática desportiva e com isso melhorar os índices de saúde e aptidão física.
Promove e combate a obesidade e o sedentarismo.
Desenvolve e reforça junto da população, um ambiente encorajador de um estilo de vida ativo.
Contribui para o aumento de praticantes de marcha e corrida nos concelhos aderentes ao projeto.
Promove a integração e a socialização dos praticantes.

 

A QUEM SE DESTINA?

Destina-se a todos os indivíduos com idade igual ou superior a 16 anos, que detenham condições de saúde para realizarem as atividades propostas e desenvolvidas pelo Centro Municipal de Marcha e Corrida de Grândola.
Para a frequência regular aos treinos deste Centro Municipal, será necessário efetuar a inscrição no Programa Nacional de Marcha e Corrida, que consequentemente originará e ativará o seguro de acidentes pessoais dos praticantes amadores e dos agentes desportivos. Este seguro é válido desde o momento da inscrição até ao dia 31 de julho de cada ano.

 

QUE RESULTADOS FORAM ATINGIDOS?

Atraiu o interesse e o gosto para a prática regular de marcha e corrida, tornando os praticantes mais ativos e menos sedentários.
Aos que se iniciaram na Corrida, foi incutido o espírito de competição por via da participação dos praticantes em competições de atletismo.
Melhor entendimento dos benefícios que a prática regular de exercício físico proporciona à saúde de cada individuo.
Desde a sua inauguração e até ao momento já se inscreveram cerca de 250 munícipes.

 

QUAIS AS PARCERIAS?

Clube Amiciclo de Grândola e Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano.

 

QUAIS OS CONTACTOS DE REFERÊNCIA?

Câmara Municipal de Grândola
T: 269 450 085

E: desporto.juventude@cm-grandola.pt

 

VER MAIS
65
MUNICÍPIOS
SAUDÁVEIS
.
Alenquer
.
Alfândega da Fé
.
Almada
.
Almodôvar
.
Alvito
.
Amadora
.
Amares
.
Avis
.
Azambuja
.
Barrancos
.
Barreiro
.
Braga
.
Bragança
.
Calheta (Açores)
.
Castro Marim
.
Chamusca
.
Coimbra
.
Cuba
.
Figueira da Foz
.
Golegã
.
Gondomar
.
Grândola
.
Guarda
.
Lagoa (Açores)
.
Lagoa (Algarve)
.
Lisboa
.
Loulé
.
Loures
.
Lourinhã
.
Lousã
.
Maia
.
Matosinhos
.
Miranda do Corvo
.
Monchique
.
Monção
.
Montijo
.
Odemira
.
Odivelas
.
Oeiras
.
Palmela
.
Penafiel
.
Pombal
.
Ponta Delgada
.
Portimão
.
Porto
.
Porto Santo
.
Póvoa de Lanhoso
.
Ribeira Grande
.
Santo Tirso
.
São Roque do Pico
.
Seixal
.
Serpa
.
Sesimbra
.
Setúbal
.
Soure
.
Tavira
.
Tábua
.
Torres Vedras
.
Valongo
.
Viana do Alentejo
.
Viana do Castelo
.
Vidigueira
.
Vila Franca de Xira
.
Vila Nova de Famalicão
.
Vila Real
 Um município saudável é 
 inclusivo, sensível e para 
 todos os cidadãos 
A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis é uma associação que tem como missão apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projeto Cidades Saudáveis nos municípios que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos.

Notícias

Agenda Online de Atividades: dezembro de 2020 - Parte 2

 

 

AGENDA DE ATIVIDADES DOS MUNICÍPIOS

DA REDE PORTUGUESA DE MUNICÍPIOS SAUDÁVEIS

 

MAIA

(www.cm-maia.pt)

NOME DA ATIVIDADE

DATA/HORA/LOCAL

PÚBLICO-ALVO

INFORMAÇÃO

LINKS

Disponibilização de 3 Centros de testes rápidos para o SARS-CoV-2

Parque de Estacionamento de metro de Pedras Rubras e outros locais a definir.

População em geral e Empresas do Município da Maia ou com sede no mesmo.

Estes Centros de testes rápidos de antigénios para o SARS-CoV-2, permitem em 15 minutos determinar se uma pessoa se encontra ou não infetada com o novo coronavírus. Dos três Centros disponibilizados, um destina-se à população em geral e resulta de um protocolo com a Cruz Vermelha Portuguesa, e os restantes dois ficam à disposição das empresas.

 

E: gabinete.saude@cm-maia.pt

 

Link notícia no site município

 

Criação de um Banco de horas de auxiliares de ação direta para acorrer às necessidades das IPSS

Não aplicável

IPSS do Concelho da Maia

Este Banco de horas de auxiliares de ação direta, procura acorrer às necessidades das IPSS em tempos de Pandemia, que necessitem de mais técnicos para atender às suas necessidades.

 

E: gabinete.saude@cm-maia.pt

 

 

Link notícia no site município

 

Reativação de uma estrutura de retaguarda

Unidade hoteleira a definir.

45 Utentes

Esta estrutura tem como objetivo dar resposta à eventual necessidade de alojamento de pessoas em isolamento profilático ou em situação de infeção confirmada da doença Covid-19 que, face à avaliação clínica, não determine a necessidade de internamento hospitalar, contando para tal com a reserva de uma unidade hoteleira com 45 camas, em regime de refeições.

 

E: gabinete.saude@cm-maia.pt

 

 

Link notícia no site município

 

Abertura uma Área Dedicada aos Doentes Respiratórios (ADDR)

Antiga Escola do Príncipe da Beira.

Comunidade Maiata

As instalações da antiga Escola do Príncipe da Beira (edifício atualmente sob gestão da Junta de Freguesia da Cidade da Maia), em Gueifães, resultante de um acordo com a ARS Norte, passam a prestar apoio logístico com meios humanos e técnicos para o alargamento temporário da Unidade de Saúde Pública da Cidade da Maia.

 

E: gabinete.saude@cm-maia.pt

 

 

Link notícia no site município

 

Abertura de uma unidade desconcentrada de Saúde Pública

Antigo edifício da extinta Junta de Freguesia da Maia.

Doentes COVID

Esta unidade tem como objetivo aumentar a capacidade de resposta aos Inquéritos Epidemiologicos e Rastreios de contactos próximos de doentes com COVID, sendo providenciado pelo Município, Recursos Humanos e apoio logístico.

 

E: gabinete.saude@cm-maia.pt

 

Link notícia no site município

 

 

MATOSINHOS

(www.cm-matosinhos.pt)

NOME DA ATIVIDADE

DATA/HORA/LOCAL

PÚBLICO-ALVO

INFORMAÇÃO

LINKS

Matosinhos Apoia

Dezembro

Comunidade em geral

É uma linha telefónica que tem como objetivo a identificação de necessidades básicas de pessoas em situação vulnerável nomeadamente, pessoas idosas ou dependentes, pessoas com infeção COVID 19 ou em isolamento de, sem qualquer retaguarda de rede de suporte e a orientação para respostas de apoio social ou psicológico.

 

 

Fundo de Emergência Municipal (FEM)

Dezembro

Comunidade em geral

FEM famílias para apoiar famílias com quebra nos rendimentos através da comparticipação de despesas essenciais.

FEM EMPRESAS: apoios financeiros para incentivar a manutenção de postos de trabalho e a reabertura de estabelecimentos em condições específicas.

FEM ASSOCIAÇÕES CULTURAIS: apoios financeiros para minimizar os prejuízos sofridos.

 

 

Apoio às IPSS

Dezembro

IPSS’s concelhias

Acompanhamento às instituições da 3ª idade, deficiência e infância pela autarquia em parceria com Autoridade de Saúde e Segurança Social, assegurando: equipas para realização de vistorias técnicas, apoio na implementação dos planos de contingência e regras de higiene e segurança, distribuição de EPI’s e apoio para a realização de testes COVID-19.

 

 

Centro de Apoio à Comunidade

Dezembro

Comunidade em geral

Perante a evolução epidemiológica da pandemia, fomos confrontados com a existência da incapacidade de mobilização de utentes positivos, em situação de alta clínica, que se encontram institucionalizados ou com condições de habitação e/ou familiares precárias. Face à dificuldade de regresso ao domicílio, foi reativado o Centro de Apoio à Comunidade.

 

 


ODIVELAS

(www.cm-odivelas.pt)

NOME DA ATIVIDADE

DATA/HORA/LOCAL

PÚBLICO-ALVO

INFORMAÇÃO

LINKS

HPV e Quê? Ação Digital

15 de dezembro

9h00 às17h00

Escola Secundária da Ramada

Alunos/as do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário, num total de 7 turmas

Ação digital de educação para a saúde, que visa informar e sensibilizar os estudantes para os riscos associados à infeção pelo HPV, as formas de transmissão e as formas de prevenção do mesmo.

Integra atividades lúdicas, com recursos à realização de um quizz através do Kahoot!, Tatuagens temporárias com mensagens em realidade aumentada e streaming de um profissional de saúde, através de uma zoom call que irá esclarecer as turmas sobre o vírus. A todos os participantes será distribuída uma t-shirt, um folheto, e uma tattoo e ao vencedor do quizz Kahoot! uma coluna portátil.

Entidade Promotora LPCC e MSD com o apoio da CMO.

Contactos:

Gabinete de Saúde: 219 320 970

saude@cm-odivelas.pt

Mais informações

 

 

Programa “Vacinação SNS Local”

Até 31 de março de 2021

 

 

Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos

 

Assinatura do Protocolo de Cooperação entre o Município de Odivelas e a Associação Dignitude (Instituição Particular de Solidariedade Social), no âmbito do Programa “Vacinação SNS Local”, cujo objetivo é proteger os mais vulneráveis, nomeadamente as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos através da promoção da sua vacinação contra a gripe sazonal pelas farmácias comunitárias.

Contactos: Gabinete de Saúde: 219 320 970

saude@cm-odivelas.pt

Autarquia associa-se a programa de vacinação gratuita de idosos contra a gripe nas farmácias | CM Odivelas (cm-odivelas.pt)


PONTA DELGADA

(www.cm-pontadelgada.pt)

NOME DA ATIVIDADE

DATA/HORA/LOCAL

PÚBLICO-ALVO

INFORMAÇÃO

LINKS

Projeto de Inclusão Social “Casa Manaias”

8 dezembro de 2020 a 6 de Janeiro 2021

População em Geral

Presépio construido pelos utentes e colaboradores do Projeto “Casa Manaias” da responsabilidade Divisão de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Ponta Delgada, que estará em Exposição no Jardim da Igreja de São Pedro na Cidade de Ponta Delgada

 

Site

 

Conferência Webinar “Os Direitos Humanos e a Saúde Mental em Tempos de Pandemia”

10 de dezembro

10h00 às 12h30

População em geral

Conferencia online com 3 conferencistas cujo objetivo visa debater os direitos humanos e a saúde mental em tempos de pandemia, considerando o impacto das medidas impostas pela autoridade de saúde e governo.

 

Site

Retoma das classes de atividade física dos seniores -Aulas à distância (via skype)

Desde setembro 2020

Idosos dos Centros de Convívio de Ponta Delgada

 

A retoma das aulas é algo há muito esperado pelos idosos, pela importância não só no bem estar físico, mas sobretudo social e psicológico. Após mais de 7 meses de paragem, significou uma esperança e alegria para as pessoas que nele participaram, mesmo para os que a princípio se mostraram mais reticentes. São 6 grupos a terem aulas à distância num total de cerca de 70 alunos.

Site




LISTA DE NOTÍCIAS