Atlas da Saúde da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis
A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis (RPMS) aliou-se à Equipa de Investigação em Geografia da Saúde da Universidade de Coimbra, coordenado pela Professora Doutora Paula Santana (GIGS/CEGOT-UC), para o desenvolvimento do projeto Atlas de Saúde, com o objetivo de caracterizar o estado de saúde e dos seus determinantes nos municípios da RPMS. Pretende-se com este a criação de uma plataforma de conhecimento, com dados georreferenciados e atualizáveis ao longo dos anos, que se constitua como ferramenta de suporte à elaboração do Perfil de Saúde Municipal e da Carta de Saúde Municipal e à definição de estratégias políticas municipais.A elaboração do Atlas de Saúde compreende uma fase de implementação e uma primeira fase de monitorização, no decorrer de um período de 42 meses no total. No mesmo período, irão realizar-se ações de disseminação dos resultados do projeto, nomeadamente a publicação do Atlas (formato digital e/ou em papel), bem como de outros conteúdos informativos relevantes (eg. fact sheets, policy briefs).
A primeira fase do projeto irá englobar a Identificação, seleção, recolha de dados, análise e tratamento estatístico de indicadores. Irá ser feita a recolha de indicadores na literatura e em documentos chave para a definição e avaliação de Município Saudável, enquadrando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas e a visão para o futuro do Movimento Cidades Saudáveis da OMS assente nos pilares Pessoas, Lugar, Participação, Prosperidade, Paz e Planeta.
Irá realizar-se também um processo participativo para selecionar as dimensões e os respetivos indicadores, de resultados em saúde e determinantes da saúde, que são relevantes para avaliar o desempenho dos municípios da RPMS e para monitorizar políticas públicas com impacto na saúde. Após a recolha de indicadores irá realizar-se uma análise e tratamento estatístico dos indicadores selecionados, sendo o levantamento dos dados estatísticos feito junto de fontes oficiais (eg. INE, APA, IPMA, DGAI, MTSS, ANSR, DGS, IP-ACSS, INSA) e das Câmaras Municipais dos municípios da RPMS.
A segunda fase do projeto engloba a construção e aplicação de um índice multidimensional de saúde com capacidade para avaliar a saúde da população dos municípios da RPMS em múltiplas dimensões, tendo por base a agregação dos indicadores recolhidos.
O objetivo final do projeto é a criação de uma plataforma tecnológica assente em sistemas de informação geográfica, de acesso público, para disponibilização online do Atlas de Saúde da RPMS, que será monitorizada e atualizada periodicamente.